TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso das tecnologias da comunicação e informação como ferramenta acerca de aprimorar o processo de ensino aprendizagem.

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]




1-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar a utilização do uso das tecnologias da comunicação e informação como ferramenta acerca de aprimorar o processo de ensino aprendizagem.

A tecnologia vem modificando os conceitos de toda a sociedade ao longo de sua evolução pela historia. No campo educacional o resultado não seria diferente, ela torna-se mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Para chegar-se a alguns resultados importantes, foi realizada uma revisão bibliográfica na literatura especifica.

É necessário um analise no comportamento do profissional da educação em detectar  novas formas para manter-se atualizado para transmitir um conteúdo com auxilio das tecnologias e informática, para que o educado absorva de forma mais eficaz, abrangente, estimulador e obtenha conhecimento que o leve a refletir e interagir com o que foi apresentado e vivenciar na pratica todo conhecimento adquirido.

Com o presente trabalho salientamos os benefícios do uso das tecnologias na formação de futuros professores de integrar as tecnologias a educação, principalmente unindo os conhecimentos técnico-pedagógicos de forma interdisciplinar em sala de aula, na escola, em casa e nas ruas assim fazendo parte da rotina de muitos estudantes. As novas tecnologias da informática deve fazer parte do cotidiano escolar como é um livro, a lousa e o giz.

 2 DESENVOLVIMENTO

2.1Tecnologia ou Informática na Educação?

                            Como compreender o que é tecnologia e informática e como utilizar essas ferramentas nas escolas? É uma das grandes dificuldades observadas, como diferenciá-las em um século onde também é conhecida como “Era Digital”, como diz o escritor Erick Schimidt em seu livro Nova Era Digital:“ Em, breve , todos estaremos conectados”. Mostra a interligação entre tecnologia e informática, pois ambas desenvolvem juntas, mesmo sendo totalmente distintas.

         Para resolver esse paradigma, simplesmente é questionar o que é Tecnologia? Posteriormente teremos uma solução objetiva e direta sobre o assunto, pois tecnologia simplesmente é “Tudo”, tudo em nossa volta, tudo que auxilia o ser humano no seu cotidiano, como uma xícara de café que mostra durante as décadas a evolução da tecnologia, para facilitar e agilizar uma “passada” de café.

            Assim concluímos que durante os anos a tecnologia vai se transformando e se renovando para auxiliar as pessoas nos trabalhos domésticos e na área profissional, inserido de forma implícita a tecnologia no século XXI, a tecnologia é incluída nas pequenas tarefas do cotidiano, como uma simples folha, uma caneta, um telefone e como estamos na “Era Digital” entra a informática, chegamos ao segundo ponto, mas o que é informática?

Compreendemos que informática esta atribuída a “Era Digital”, assim concluímos que informática esta relacionada ao “Mundo Digital”, processamento de dados e de informação. Como diz Roszak: “Para acreditar que vivemos numa Era da Informação, que faz de todos os computadores ao nosso redor aquilo que as Relíquias da Cruz significavam na Idade da Fé, emblemas de Salvação.”.

        Notamos que na década XXI, encontramos a dependência de estar conectados ao “mundo digital”, a necessidade da presença ou de afeto foi substituído por uma simples “curtida”, ou um compartilhamento, visando a necessidade de comunicação e de informação imediato, surgem cada vez mais a tecnologia para aumentar e facilitar o acesso a internet, assim contribuindo com uma grande proporção de ferramentas e cada vez com mais qualidade ao acesso a internet.

         Analisando e identificando todo o desenvolver  da tecnologia e informática, concluímos que esse parentesco entre ambas é relativo a nova “Era Digital” , assim também devemos ver um “choque” entre as gerações , pois é necessário a inclusão de gerações que se depararam com a internet recentemente , pois a necessidade de estar conectado e identificar e realizar atividades cotidianas é cada vez mais exigida pelo mercado.

        Mesmo com essa evolução existe áreas de trabalho que ainda tem muitas defasagem na inclusão e também em  compreender e distinguir a tecnologia e informática no seu cotidiano , como acontece nas instituições de ensino, até as escolas arcaicas tem tecnologia em um simples material como giz, “quadro negro”, mas  ainda consiste em pensamentos deveras atrasado, como o professor é o centro do conhecimento, com tantas informações sendo distribuída esse pensamento é errôneo , pois estamos em uma  nova geração onde o profissional da educação  auxilia a construção do conhecimento, como questiona a  Lígia Silva Leite , Pós-doutorado em Tecnologia Educacional, professora adjunta do mestrado profissional em Avaliação, da Fundação Cesgranrio: “O que temos criado para captar e manter a atenção do nosso aluno, de modo que ele construa conhecimento significativo para si e para a sociedade em que vive, sem deixar de fazê-lo de maneira crítica e contextualizada?”.

        Com esse obstáculo os educadores tem que se renovarem continuamente para conseguir alcançar nessa nova etapa da sua carreira é necessário adaptar-se  para desenvolver o conhecimento e direcionar o aluno nesse vasto universo da informática e assim conseguir mostrar que a  informação nem sempre é conhecimento, pois uma informação ou varias informações de um fato sem organização ou sem verificar pode confundir ou direcionar o aluno em um caminho errado.

        O educador tem um grande caminho para fazer escolhas das tecnologias para encaminhar e até chamar a atenção do aluno para o conteúdo, a tecnologia como já relatado é um auxilio para o ser humano agilizar e atualizar as suas práticas diárias, assim o professor tem que fazer escolhas para atrair o interesse do aluno para a suas aulas e possibilizando um aprendizado mutuo entre educador e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (80.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com