TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Carolina Brandão Pinto

Pedagogia - Licenciatura

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

           

São Patrício

2022

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

                    A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado à Unopar como requisito parcial à aprovação no 4º semestre do curso de Pedagogia.

Para a obtenção de média bimestral para as disciplinas de Avaliação na Educação, Letramento e Alfabetização, Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino, Estratégias e Procedimentos Para Alfabetização, Natureza e Sociedade, Currículo e Inovações, ED – Empreendedorismo e Estágio Curricular Obrigatório.

Tutor à Distância: Silmara Aparecida Villas Boas

Tutor Presencial: Andreia

Acadêmica: Carolina Brandão Pinto

                                                         São Patrício

2022

 SUMÁRIO[pic 5]

1        INTRODUÇÃO        7

2        DESENVOLVIMENTO        8

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4        REFERÊNCIA        12

5        PLANO DE AULA        13

  1. INTRODUÇÃO

           O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de novas metodologias de ensino na área da educação infantil com as ferramentas digitais ajudam os alunos a desenvolverem as habilidades digitais práticas que podem ser aplicadas nas tarefas do dia a dia, dentro e fora da sala de aula, e permitem explorar o mundo através da comunicação e informação.

          A escola, como parte importante da formação social, não pode ignorar o uso de tecnologias. Sendo assim, existe o desafio de educar para os tempos contemporâneos. Ao incrementar o repertório, professor insere novas ferramentas digitais para o uso em sala de aula. É possível trazer uma vertente mais interativa, dinâmica e estimulante para o processo de aprendizagem, fazendo com que se torne mais reflexiva e interativa com o auxílio do computador, internet, hipertextos, hiperlinks, sites entre outros.

          Assim sendo, conhecimento só acontece de forma eficaz, onde há interesse de ambas as partes, que se haja troca de aprendizagem acrescidas de tendências atuais e modernas.

  1. DESENVOLVIMENTO

           Com nove anos de duração, o Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica, com estudantes entre 6 e 14 anos. As próprias mudanças dessa fase da vida influenciam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com diferenças e formações identitárias e culturais próprias. As formas de ensino demandam práticas diferenciadas, capazes de atender as necessidades e diferentes modos de inserção sociais.

           A BNCC (BRASIL, 2017), Base Nacional Comum Curricular estabelece que os dois primeiros anos do Ensino Fundamental devem priorizar a alfabetização, tornando possível a apropriação do sistema de escrita alfabética de forma associada ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita e à inclusão dos alunos em ações de letramento.

           Com a evolução tecnológica crescente desde o último século, vem surgindo novas tendências de crescimento ligadas a dependência do contato, da permanência e uso dos meios tecnológicos e digitais. Contudo, com essa evolução, houve a concentração da utilização de novas ferramentas do dia-a-dia que foram incluídas no ambiente de trabalho, conquistando cada vez mais a sala de aula.

           O letramento começa antes da escolarização e segue por toda a vida. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desafio é conciliar dos processos de alfabetização e letramento para que os alunos, além da apropriação do sistema alfabético, adquiram também condições de usar a leitura e a escrita em seu dia a dia.

           Os processos de alfabetização e de letramento devem ser feitos por meio do contato da criança com vários textos, que com o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais, passaram a ser disponibilizados pela internet por hipertextos, uso de imagens e músicas, hiperlinks, sites; inúmeros aplicativos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, de maneira geral, como ABC forma palavras, Bini Super ABC para crianças, Masha e o Urso Jogos Educativos e vários outros que facilitam o aprendizado e também a leitura. A inserção da criança pode favorecer sua aprendizagem e possibilitar uma ampliação de significados a fazendo mais participativa e independente.

           O educador atualmente precisa contar com diferentes atualizações tecnológica para consegui inseri-las em sala de aula, principalmente pelo fato que a nova geração de educandos já é inserida nessa linguagem tecnológica.

           O desenvolvimento das tecnologias digitais tem influenciado as dinâmicas das interações sociais, possibilitando novas formas de comunicação. Neste contexto, têm sido ampliadas as necessidades referentes à leitura e à escrita. E, ao adquirir novos conhecimentos, a atuação do professor em sala de aula se torna mais eficiente, pois ele conta com alunos que sabem manusear toda essa tecnologia facilmente.

           Atividades humanas realizadas nas práticas sociais são mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais.

           Entender e usar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos faz parte das competências especificas de linguagens para o ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com