TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso e Aplicação Correta de Agrotóxicos por Trabalhadores Rurais

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado de Minas Gerais

Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

PROJETO DE EXTENSÃO

NR-31: Uso e Aplicação Correta de Agrotóxicos por Trabalhadores Rurais

COORDENADOR:

RENNER AUGUSTO ALVES LIMA

ITUIUTABA

2015

  1. JUSTIFICATIVA E SUA RELEVANCIA SOCIAL

Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos (Lei Federal no 7.802 de 11-7-89) (FANCELLI, 2003).

O principal problema dos agrotóxicos, todo mundo sabe, é a intoxicação, tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. Sendo que em alguns casos, a seriedade é muito maior do que se poderia imaginar.

Ao longo dos anos, “acidentes” com agrotóxicos causaram graves problemas ambientais e de saúde por todo o mundo. Os casos vão desde a intoxicação de trabalhadores durante o processo de produção, até a intoxicação de cidades inteiras.

Diante dessa problemática, devemos aplicar da melhor maneira com base nas normas, o armazenamento, transporte, manuseio, aplicação, descarte de embalagens e uso correto dos equipamentos de segurança no manuseio de agrotóxicos.

  1. EXEMPLO DE ACIDENTES

Como exemplo de acidente ocorrido no exterior, temos um dos casos mais famosos acontecido na cidade de Anniston, no estado norte-americano do Alabama, onde devido às atividades de uma grande empresa de tecnologia agropecuária causaram a intoxicação de toda população.

Entre os anos de 1929 e 1971, a produção de agrotóxicos que possuem bifenilpoliclorado (PCB) em sua composição, levou à intoxicação de toda cidade. Muitos de seus moradores desenvolveram câncer, hepatite, diabetes e, eventualmente, tiveram morte dias após o ocorrido.

No Brasil temos um dos casos mais graves de acidentes envolvendo agrotóxicos da história, porém é um dos menos mencionados. Em 2006, os moradores e animais da cidade de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, foram vitimas de intoxicação causada pela pulverização aérea do agrotóxico paraquat, proibido em diversos países e na União Europeia.

O produto, que era aplicado na produção agrícola da região, foi levado pelos ventos até a cidade, causando diversos problemas. Mas após estudos realizados pelo Dr. Wanderlei Pignati, da Universidade Federal do Mato Grosso, foi descoberto que os problemas eram ainda maiores que o esperado.

Os moradores de Lucas do Rio Verde apresentaram problemas os mais diversos. Amostras de leite materno mostraram que 100% do material analisado tinha algum tipo de composto químico tóxico, incluindo o DDT, proibido desde 2009 no Brasil e, desde 1972, nos EUA, e o endosulfan, hoje também proibido no Brasil. Outros sintomas apresentados foram à má formação fetal, indução ao aborto, desregulamento do sistema endócrino, e o desenvolvimento de câncer.

Os dados também apontam para diversos problemas que poderão ser enfrentados por bebês, como dificuldades no desenvolvimento cognitivo e má formação física. Foram registrados também casos de vômito, diarreia e alergia de pele em crianças e idosos.

  1.  NORMA REGULAMENTADORA 31 – Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

A NORMA REGULAMENTADORA - 31 é composta por 23 itens (31.1 a 31.23) sendo que os mesmos possuem subitens, e quatro anexos.

Abaixo temos o item 31.1 - Objetivo da NR-31:

31.1 Objetivo

31.1.1 Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho (Norma Regulamentadora 31 - MTE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com