TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DO SENAR NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS

Por:   •  15/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

_________________________________________

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

CAMPUS RIO POMBA

Dados do projeto

Título do projeto

A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO  DO SENAR NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS

UM ESTUDO FEITO  NO MUNICÍPIO DE GUARANI -MG

Nome do aluno (a)

Patrick Macedo

E-mail do aluno (a)

Patrickguarani@hotmail.com

Orientador (a)

Nilva do Carmo Celestino

Data

25/11/2016

RIO POMBA

NOVEMBRO 2016

1.  Caracterização do problema/justificativa

 Sabemos que nos dias de hoje, entrar para o mercado de trabalho esta cada vez mais difícil, ainda mais diante da atual crise econômica que o país esta enfrentando. Muitas pessoas, mesmo  já estando empregadas,  querem se capacitar em um curso, ou e muitas delas não teve a oportunidade de fazer uma faculdade.

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural

Com o projeto, pretende-se descrever e mostrar pontos positivos e negativos no decorrer do curso oferecido pelo SENAR, com o intuito de mostrar os diversos motivos do aluno ao escolher e se capacitar em determinado curso, e como é sua relação com o trabalho, rotina, e saber o que muda na rotina deles após o término do curso, se eles conseguiram aumentar sua renda, se conseguiram ampliar seu campo de trabalho, ou se infelizmente não rendaram mais do que o esperado.

        O mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo, com isso, tornou-se necessário ir á procura de uma qualificação para conseguir acompanhar o mercado. Qualificar tem como objetivo tornar o profissional habilitado para exercer determinada atividade, já que esta não se caracteriza como uma formação completa, mas, tem por finalidade adquirir conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados a produção de bens e/ou serviços por meio de processos educativos.

        A capacitação é um processo no qual fica claro “para que”, “para quem”, “como”, e “quando” fazer algo. A mesma tem o objetivo de preparar o participante para enfrentar as situações referentes á sua atividade por meio da aplicação de conhecimentos.


2. Objetivos

Objetivo geral: Conhecer o perfil dos participantes dos cursos de capacitação (SENAR) e saber de fato o que mudou na rotina de trabalho do o aluno, após  ter seu curso concluído,  entendendo assim sua percepção  em relação ao mercado de trabalho e ao curso que esta fazendo.

  • Objetivo específico:
  • Conhecer o perfil dos participantes;
  • Verificar a percepção do participante em relação ao mercado de trabalho relacionado ao curso;
  • Elencar os motivos de escolha do curso realizado;
  • Quantificar os cursos de maior demanda;

3. Metodologia e estratégias de ação

A presente pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo (multi-métodos), segundo Cooper (2011) a pesquisa qualitativa inclui um  “conjunto de técnicas interpretativas que procuram descrever, decodificar, traduzir e, forma aprender o significado e não a frequência de certos fenômenos ocorrendo de forma mais ou menos natural no mundo social”, ou seja, a pesquisa qualitativa se refere a interpretação abordada livremente de um determinado assunto.

Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades como resultado, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo. Segundo Otani, In Fialho (2011,p.37), “a pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir a inúmeros opiniões, informações para classifica-las e analisa-las”, ou seja, obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão. 

        A seguinte pesquisa é caracterizada como descritiva, pois o processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (Perovano, 2014).

         

A presente pesquisa utilizará da técnica caracterizada como questionário estruturado, ou seja, com questões fechadas, escolhido como a primeira técnica para coleta de dados junto aos participantes dos cursos de capacitação do SENAR, é uma forma de analise objetiva, onde os participantes responderão  um conjunto de perguntas pré-formuladas pelo pesquisador

.Segundo Gil(2008), o questionário estruturado é formulado de acordo com objetivos da pesquisa em questões especificas, tendo como finalidade obter informações sobre os aspectos que se deseja investigar, por exemplo, o conhecimento do participante ou seus interesses, dentre outros.

O ambiente de estudo já  definido pelo pesquisador é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o então, SENAR que tem como objetivo  ofertar cursos para qualificar e capacitar os participantes para o mercado de trabalho.

4. Resultados e impactos esperados

O projeto espera descrever e mostrar pontos positivos e negativos no decorrer curso, com o intuito de mostrar os diversos motivos do aluno ao escolher e se capacitar em determinado curso, e como é sua relação com o trabalho, rotina, e saber o que muda na rotina deles após o termino do curso, se eles conseguiram aumentar sua renda, se conseguiram ampliar seu campo de trabalho, ou se infelizmente não rendaram mais do que o esperado.

        Este projeto contribuirá também para instituição  (SENAR) saber qual curso está tendo maior demanda para possíveis melhorias no futuro, atraindo assim o maior numero de participantes com possíveis expectativas e vontade de se qualificar em um determinado curso que ajudará assim sua formação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (364.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com