TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto da construção no meio ambiente

Projeto de pesquisa: O impacto da construção no meio ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Muitas pessoas não sabem que a construção civil é uma das que mais causam impacto no meio ambiente. Um exemplo é o Brasil, onde 35% aproximadamente de (madeira, areia, pedras, metais, etc) de todos os materiais da natureza extraídos são usados pela construção civil.

No Brasil 50% da energia produzida é usada para abastecer condomínios e casas, com uma certa facilidade parte dessa energia poderia ser reduzida, ou seja, economizada se as construções utilizassem melhor a luz solar ou então usassem chuveiros e lâmpadas econômicas.

Até mesmo um leigo em construção poderá constatar a insustentabilidade, pois é visível aos olhos de qualquer um que anda pelas ruas os problemas relacionados a isso. Um problema claro são o prédios envidraçados, não é coerente tê-los num país onde tem o clima tropical como o nosso. Infelizmente até os dias de hoje obras que são correta ecologicamente são deixadas ao segundo plano.

As industrias de construção, não é somente consumidora de recursos naturais mas também é geradora de resíduos, por isso se tornou motivo de discussões em busca da necessidade de desenvolvimento sustentável.

A grande discussão hoje em dia gira em torno do resíduos das construções , as construtoras deveriam ter mais consciência e saber que através da reciclagem podem adquirir materiais de qualidade para construir, sendo bom para todos, além disso terão vantagens econômicas, e contribuirão para preservação do meio ambiente. Só que ao invés disso, preferem jogas os resíduos em aterros clandestinos, a beiras de rios, em canteiros e beiras de ruas, etc..

Ressaltarei neste trabalho a necessidade de refletir sobre os conceitos de sustentabilidade e a possibilidade de modificar os parâmetros atuais para que tenha cada vez mais condições de construir prédio com base mais sustentáveis, onde não se coloca em risco a água, o verde, o ar e cuida para que seja reduzido os resíduos, pois essas características estão relacionadas diretamente ao meio ambiente/homem.

Pag. 01

1. Impactos da construção civil para o meio ambiente

Apesar da industria no ramo da construção civil destaca-se pela grande contingência da mão de obra direta empregada, também tem sido também uma grande causadora dos impactos ambientais, gerando resíduos, tanto nas construções formais ou informais. Existem os desperdícios de materiais e resíduos, o que chamamos de entulho, isso é o mesmo que destruir ou seja desperdiçar os recursos naturais. Além de tudo isso, existe a falta de locais para depositar os resíduos gerados. Isso ocasiona transtornos a meio ambiente e a população, o que aumenta a demanda de investimos. A situação vem se agravando porque resíduos muitas vezes são aterrados, ou seja, são depositados clandestinamente. Por causa disso os córregos são obstruídos contribuindo para o aumento dos mosquitos e muito outros problemas. Com isso a prefeitura tem gastado muito para tentar restaurar a limpeza. Muitos são os problemas, o uso descontrolado da energia e da água, causando um impacto super negativo ao nosso ambiente, aos seres humanos. É um efeito dominó. Apresento neste quadro duas propostas com ideias e possíveis soluções.

Proposta de ação 1: Sustentabilidade e Economia

Objetivo Ação Resultados Esperados

Evitar desperdício econômico através da reuso dos materiais A. Reuso de materiais de demolição Materiais 25% mais baratos e com qualidade

de demolição. B. Equipamentos reguladores. Sensores em torneiras, onde contribuem com redução de 70%, o bolso agradece.

Economia na energia e na água. C. A maior promessa, as lâmpadas Leds e sensores de presença. Economia de 80% na conta de luz, e durabilidade bem acima das que são usadas atualmente.

D. Construção inteligente e bem planejada. Ventilação natural e menos uso de ar condicionado e ventiladores. Uso de vidros verdes.

E. Pequenas estações de tratamento Água para lavar carros, molhar jardins, dar descargas, gerando economia importantíssima.

Pag.02

Proposta de ação 2: Qualidade e técnicas para uma construção correta e duradoura

Objetivo Ação Resultados Esperados

A. Bom fornecedor e mão de obra qualificada Mais conscientização e construção de qualidade.

Qualidade, segurança, investimento e técnicas para uma construção com sustentabilidade B. Mapear os fornecedores. Economia local estimulada e além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com