TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento é a função administrativa

Tese: O planejamento é a função administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 2

Passo 1

O planejamento é a função administrativa que determina previamente os objetivos a serem alcançados e o que deve ser feito para alcança-los da melhor maneira possível, e o controle de produção é a função que consiste em medir e corrigir o desempenho para certificar que os planos sejam executados da melhor maneira.

Têm as funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo.

O PPCP tem a finalidade de aumentar a eficiência e a eficácia do processo de produção da empresa, planejando e controlando tudo, como as etapas e os fatores do processo inteiro de produção sem desperdiçar nada, o quanto de pessoas devem estar para ajudar e trabalhar, os equipamentos, níveis de estoques, tudo.

Passo 2

Com as análises feitas é possível confirmar que o planejamento determina antecipadamente o que se deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas.

O controle é a função administrativa que trabalha pela busca da qualidade de produtos e serviços, dos objetivos e dos resultados, para que estejam de acordo com o que foi planejado e organizado, e assim, possam ser evitadas falhas, erros, e suas repetições.

A produção é o que podemos designar como a função administrativa responsável pelo estudo e desenvolvimento da produção de bens e serviços. Sua função engloba os campos da estratégia de produção, ou seja, diferentes meios de organizar a produção de modo a atender a demanda e gerar competitividade, criando e aprimorando produtos e serviços, os sistemas de produção na sua forma física e fluxos produtivos, o planejamento da produção como um todo em relação à capacidade, planos de produção bem como o planejamento e controle de projetos.

O planejamento e o controle da produção é a ferramenta que planeja e controla as atividades produtivas da empresa, com o objetivo de garantir o aumento da eficiência e da eficácia de uma organização. No que se refere à eficiência, esta se manifesta quando os recursos empresariais são bem utilizados, ou seja, os métodos, as normas, os procedimentos e programas. Já a eficácia, refere-se ao alcance dos objetivos que foram previamente estabelecidos, ou seja, os fins, os resultados e o alcance dos objetivos.

Vimos que o planejamento e o controle são ferramentas organizacionais utilizadas em todos os momentos do processo de produção, e é através deles, que se pode evitar desperdícios, fazer correções de erros, pelo uso dos recursos de forma coerente, para a obtenção de resultados e dos objetivos.

Também, como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do planejamento estratégico da produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o planejamento mestre da produção, obtendo o plano mestre da produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequencialmente emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

No artigo planejamento e controle da produção e sua importância na administração, podemos identificar o PCP como um instrumento utilizado para melhor definir os recursos da produção, garantindo a realização dos objetivos previstos, de maneira eficaz na produção de bens e serviços. Verificamos que o planejamento dá ainda, suporte para todas as demais atividades gerenciais, quando estabelece uma linha de ação que deve ser seguida para a realização dos resultados, bem como o momento em que estas ações devem acontecer.

Por tudo isso, o planejamento e o controle são mecanismos que gerenciam as atividades da operação produtiva com meio de satisfazer a demanda dos consumidores.

Vimos que, apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle é diferente, pois um plano é a pretensão do que se espera que aconteça, no entanto, não é a garantia de que vá acontecer devido a inúmeras variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com