TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de funções administrativas: planejamento; uma organização

Tese: Conceitos de funções administrativas: planejamento; uma organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTEXTO EMPRESARIAL 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Uma organização no mercado é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas mostram que deve ser bem exercida dentro das organizações. Aqui temos algumas idéias ou conceito sobre a contabilidade que contribuirá como a evolução da ciência contábil, desde os primeiros registros e sinais encontrados em sítios arqueológicos no mundo antigo. E passando pelas escolas contábeis e chegando a contabilidade atual no Brasil. A economia nos faz entender sobre o meio em que vive o homem e mostra a importância que ela tem na vida das pessoas. Podemos dizer que a economia trata de ações econômicas do homem no momento de obter bens e serviços para viver.

.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

Os conceitos de funções administrativas são: Planejamento; Organização; Direção e Controle. O planejamento esta entre a decisão e uma ação; o sucesso de uma ação irá depender de um planejamento. Dentro do processo administrativo a função é considerada a principal.

“O planejamento é definido como a atividade que os administradores analisam para determinar um futuro desejado“(KAWASNCKA.1995.p.169).

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico são tomadas de decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão a longo prazo. O tático transforma as estratégias mais especificas e que deverão ser executadas pelas varias áreas de organização. No planejamento operacional os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores e com prazos mais curtos.

A organização e coordenar os recursos necessários e agrupar, estruturar para atingir um objetivo na empresa. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa e dividir o trabalho a ser feito; agrupar os órgãos e atividades em uma estrutura lógica; designar pessoas para execução e coordenar os diferentes esforços.

Direção é dirigir os esforços para um propósito comum uma vez estabelecido o planejamento e organizado dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa. Comunicar e negociar com as pessoas para obter consenso; liderar as pessoas; motivar as pessoas.

Controle esta diretamente relacionado com o planejamento. A partir do desempenho irá ser feito sua observação, comparando o planejado com o que esta sendo realizado. Controle e uma função administrativa que o processo de monitoramento das atividades para ter a certeza que estão sendo executadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.

2-Administração de Taylor organização racional do trabalho; supervisão funcional; administração funcional. Na antiguidade encontramos na filosofia contribuições que influenciaram a administração. Sócrates, Platão e Aristóteles analisaram principalmente as formas de governo, como aristocracia, monarquia e a democracia e seus reflexos na administração publica. Por uma visão mais racional e o preconceito com relação ao trabalho a idéia de aplicação pratica da ciência como adepto Leonardo da Vinci.

Bacon contribuiu com seus fundamentos para uma base cientifica da administração de que é preciso separar o que é essencial do que é acidental.

O trabalho passa a ser empregado e se ganha pelo seu trabalho. Os principais teóricos dessa abordagem foram Taylor, Ford e Fayol. Não há duvidas que todos foram inovadores de organizar os recursos e administrar as pessoas dentro das organizações.

A formação de vida desses teóricos influenciaram o trabalho desenvolvido por eles. As primeiras teorias receberam muitas criticas, hoje contribuem para a administração de negócios.Taylor foi o primeiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração. Henry Ford, aplicou os princípios da administração em sua fabrica criada para produzir um automóvel desenvolvido com o objetivo de se tornar o carro mais popular da época. A idéia era fazer uma produção com uma linha de montagem para ter qualidade e reduzir custos. Ele teve algumas idéias que ajudaram no decorrer da vida. Henry Ford era fácil de ser acompanhado e interpretado.

3- As principais mudanças ao longo do tempo: foi em uma antiga cidade da mesopotâmia, e teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com