TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função administrativa: planejamento

Relatório de pesquisa: Função administrativa: planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.945 Palavras (28 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 28

Introdução

O proposito deste trabalho é desenvolver um projeto de extensão universitária, com possibilidade de execução futura:

O projeto é uma “Campanha de Doação de Sangue, que embora seja uma ação simples, e que não demanda muitos recursos, possui grande alcance social”.

O proposito do projeto é a coleta de sangue para os hemocentros, pois todos sabem das dificuldades em conseguir a quantidade necessária de bolsas de sangue que a região necessita, visamos com essa campanha despertar o exercício da cidadania na comunidade local.

A ação tem como objetivo mobilizar os funcionários e alunos, bem como os moradores da comunidade vizinha à Universidade a doar sangue. Podendo ainda estender-se a ação a outros públicos como, familiares de funcionários de empresas vizinhas à instituição.

A princípio, espera-se coletar cerca de 500 litros de sangue, desta forma, levanto-se em conta que cada pessoa doe meio litro de sangue, chega-se ao número aproximado de 1.000 doadores, dentre eles funcionários e alunos da Universidade, podendo se estender aos familiares, amigos e a comunidade vizinha a esta.

Não obstante o número acima informado, considerando a repercussão do evento, diversas empresas desta mesma região tomarão consciência da importância da responsabilidade social e do trabalho voluntário, o que tornará o sucesso desta campanha ainda maior, tendo em vista que o número de doadores pode aumentar consideravelmente.

Com o desenvolvimento do projeto descobrimos como se aplica a disciplina de Processos Administrativos, como planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais.

Percebemos a atuação do administrador e também como se aplica os conhecimentos universitários em beneficio da sociedade.

Usando as premissas do Processo Administrativo mais as habilidades técnicas de cada um dos integrantes do grupo conquistamos o desenvolvimento varias competências profissionais.

1. Função Administrativa: o planejamento.

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Alias, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com incerteza que traz consigo. Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor à situação-atitude denominada ”paralisia pela analise”.

No outro extremo, os administradores podem ser levados á preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização_ atitude denominada “extinção pelo instinto”. Os extremos precisam ser evitados. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando mudança.

Segundo Chiavenato (2011, p334), o controle “consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando resultados desejados”, e seu nível de complexidade será proporcional à complexidade de um determinado planejamento.

-Definição 1.

Planejamento segundo Robbins, Stepen Paul, 1943.

Planejamento compreende a definição das metas das funções da administração, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).

O planejamento pode ser ainda definido em termos de sua informalidade ou formalidade. Todos os gerentes se ocupam em planejar, mas o planejamento pode ser apenas do tipo informal.

Os fatores básicos que diferenciam o planejamento formal do informal são a extensão da documentação escrita e um cronograma multianual. Os planos formais normalmente são redigidos e preveem, pelo menos três anos futuros.

-Definição 2.

Planejamento segundo Caravantes, Geraldo R, Panno, Claúdia C, Kloeckner, Mônica C.

Para os autores, entender o planejamento é um processo essencial à realização bem-sucedida das demais funções da Administração e à sobrevivência em um mundo turbulento.

1. Ter certeza em relação aos seguintes conceitos básicos:

. Planejamento em suas três modalidades: estratégico, tático e operacional;

. Estratégia;

. Visão, missão, políticas, objetivos e metas organizacionais.

2. Articular esses conceitos em um modelo de carácter operacional, tendo, assim, condições de usa-lo com proveito em sua organização.

Iniciamos dizendo que o planejamento não é. Ele não diz respeito a decisões futuras, mas sim ao futuro impacto das decisões que são formadas hoje. O planejamento implica avaliar o futuro e prepara-se para ele, ou mesmo cria-lo. Pense bem; tudo aquilo que a organização deseja alcançar ou que o administrador julga importante realizar dependerá do estabelecimento de determinados objetivos e da formulação de planos que permitam alcança-los. Não importa se o gerente se encontra em nível estratégico, tático ou operacional.

2. Analise e Discussão a respeito de planejamento.

Segundo o professor Roberto Shinyashiki, observamos a importância da visão, como ela pode mudar a nossa vida em todos os sentidos, principalmente na evolução. A visão nos transforma em pessoas diferentes, especiais, pois deixamos de ser a maioria que só consegue ver a derrota e nunca uma oportunidade de mudar uma situação e torna-la ainda melhor.

O ser humano tem ótima percepção para ser diferente quando a oportunidade passa diante de sua vida e ele pensa em tudo que poderia ter feito para ter sucesso, se seu comodismo deixasse.

Hoje em dia é necessário olhar e pensar no resultado futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, pois um vencedor está sempre atento as oportunidades, sem comodismos e sempre na fé de vencer todo o obstáculo pois podemos sim, transformar tempos difíceis em sucesso e alegria, se esse olhar começar dentro de nós mesmos.

No texto do Professor Santos, podemos perceber que além de sermos visionários precisamos ser profissionais adequados ao profissional deste século,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com