TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de forjamento

Relatório de pesquisa: O processo de forjamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Forjamento é o processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais. O forjamento é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus desde 1500 antes de cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo assim um menor custo de fabricação. Parte-se de uma geometria relativamente simples, que após prévio aquecimento ou não, e uma ou mais operações, podemos gerar uma ou mais peças com a mais complexa geometria.

CARACTERISTICAS

O processo de forjamento pode ser classificado quanto à temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura e quanto ao método de aplicação da carga.

Quanto à temperatura.

Conformação após aquecimento (a quente):

• Permite grandes deformações

• Menores valores de esforços

• Boa precisão dimensional

Conformação sem aquecimento (a frio):

• Deformações limitadas

• Necessita maiores esforços mecânicos

• Ótima precisão

Quanto ao método de aplicação da carga.

O forjamento pode ser dividido em dois principais métodos: por impacto e por pressão

• Forjamento por impacto – método preferido para forjamento individual, isto é, o “shapeamento” do metal ou outro material é feito através da aplicação de uma pressão instantânea em uma área relativamente pequena. O martelo pode ser acionado por ar comprimido ou hidraulicamente. Este tipo de forjamento pode produzir uma grande variedade de “shapes” e tamanhos e, se reduzidas pode criar um alto grau de refinamento dos grãos não mesmo tempo. A desvantagem do processo é a necessidade de usinagem após o processo.

• Forjamento por pressão – Nesse tipo de processo uma pressão continua e devagar é aplicada na área a ser forjada. Esta operação pode ser realizada a quente ou a frio. A operação a frio é utilizada em materiais recozidos, e o processo a quente é feito em peças para maquinaria pesada. O forjamento por pressão é mais econômico do que o forjamento por impacto, e grandes tolerâncias dimensionais são obtidas. Estes tipos de operação podem ser divididos em: forjamento em matriz aberta e forjamento em matriz fechada. O primeiro caso pode ser utilizado em grandes forjamentos, onde podem ser necessárias sucessivas aplicações de força em diferentes partes da peça. O forjamento em matriz fechada proporciona as melhores condições de obtenção de peças totalmente isentas de qualquer alteração interna ou externa, devido a não destruição da estrutura do material e dado a pouca alteração do estado físico da matéria prima original durante a conformação. Pode se produzir pecas mais complexas pelo forjamento em matriz fechada do que pelo outro método.

CONSIDERAÇÕES

Devido à complexidade do processo, devemos levar em consideração alguns cuidados relativos à mecânica dos sólidos, bem como cuidados de natureza metalúrgica.

Tensão de deformação do aço, à alta temperatura, em solicitações simples

A tensão sob a qual o aço se deixa deformar depende não somente de sua composição, de sua temperatura, da velocidade de deformação e da deformação existente no instante considerado. É unicamente por uma aproximação muito grosseira que se pode ter uma idéia, para um dado tipo de aço, da tensão de deformação correspondente para cada temperatura e velocidade de deformação. Entretanto tais valores da tensão de deformação podem ser utilizados na prática, pois o que se procura na realidade é a ordem de grandeza das forças necessárias para a deformação plástica do aço quente.

Essas curvas representam os resultados obtidos durante ensaios de compressão, executados em condições tais que a deformação permaneça homogênea.

Influencia do atrito

No forjamento, como em mecânica, o atrito intervém e muito. Tudo o que acabamos de dizer refere-se à tensão de deformação e deformação homogênea. Na prática essas condições ideais nunca se realizam porque o atrito intervém, representando um papel muito importante em forjamento como em todos os processos de trabalho mecânico. Esforços tangenciais, devido ao atrito, aparecem ao contato da ferramenta, agindo sobre a peça em processo de forjamento. Resulta simultaneamente uma perturbação do campo das tensões e das deformações e uma elevação aparente da resistência à deformação.

Função do forjamento - influencia do esquema de forjamento sobre a qualidade das peças forjadas

A função primaria do forjamento é a de tornar a massa mais compacta, soldando as pequenas trincas internas, o que será muito fácil se estes defeitos forem submetidos a razoáveis esforços de compressão, desde que as faces opostas das trincas sejam apropriadas. O forjamento, porem, não poderá fazer desaparecer as heterogeneidades químicas nem as inclusões não metálicas. O forjamento pode somente orientá-las no sentido do alongamento que sofre o lingote, e, se este alongamento é grande, se obterá o que se chama de fibragem. Este alinhamento ao longo de zonas, alternadamente puras e impuras, se traduz no que se refere às características mecânicas do produto, no sentido transversal, as características de alongamento, de estricção e de resiliencia serão nitidamente piores do que no sentido longitudinal. O forjador sempre deve ter em mente colocar as fibras resultantes da segregação do lingote, de modo mais favorável para que elas estejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com