TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AMBIENTAIS DO SETOR ELÉTRICO

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS

ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE

HIGGOR MAIA

CATARINA CASTRO

LÁZARO MIGUEL

AURELIANO ANDRÉ

DAVI BERNARDINO

IMPACTOS AMBIENTAIS DO SETOR ELÉTRICO

ACARAPE – CE

17 DE AGOSTO DE 2018

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Principais fontes de energia e seus impactos ambientais        4

2.1.        Energia fóssil        4

2.2.        Energia hidráulica        4

2.3.        Energia nuclear        5

2.4.        Biomassa        5

2.5.        Energias limpas e permanentes        5

3.        Impactos ambientais        5


  1. Introdução

O impacto ambiental gerado pela produção de energia elétrica, assim, como a eficiência energética dentro das redes de transmissão e utilização brasileiras têm sido debatidos em diferentes frentes.        

Durante o século XIX, a demanda energética brasileira era quase nula. Justificada pela concentração populacional e econômica no campo. A partir do século XX, com o crescimento das capitais e investimento estrangeiro em industrialização, o consumo de energia entrou em expansão gerando um investimento em geração de eletricidade.

Foi necessário investir fortemente no setor energético, construindo novas usinas com o objetivo de, apenas, produzir eletricidade sem pensar nos futuros danos que seriam causados à natureza. No Brasil, os maiores investimentos foram para as hidrelétricas que, hoje, representam uma grande quantidade da energia elétrica consumida no país.

No entanto, apesar de ser uma fonte de energia renovável, as hidrelétricas não podem ser consideradas como não poluentes, pois, como afirmam INATOME e UDAETA

Elas interferem drasticamente no meio ambiente devido à construção das represas, que provocam inundações em imensas áreas de matas, interferem no fluxo de rios, destroem espécies vegetais, prejudicam a fauna, e interferem na ocupação humana. As inundações das florestas fazem com que a vegetação encoberta entre em decomposição, alterando a biodiversidade e provocando a liberação de metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e pela rarefação da camada de ozônio (INATOMI, UDAETA, 2005).

Não apenas as fontes de energia provindas de recursos hídricos são poluentes, eletricidade produzida por matrizes renováveis e não renováveis poluem tanto quanto ou mais que a fonte supracitada. Cada matriz possui suas características particulares, algumas tendo impactos ambientes mais especificamente no solo, outras na água, dentre outros. De forma geral, entende-se que acarretam danos ao meio ambiente de forma direta ou indireta, e cada dano altera o ciclo biológico e o ecossistema do local onde a fonte está inserida.

Vale ressaltar que, da mesma forma em que o meio ambiente é vital para a permanência do ser humano na Terra, a energia elétrica é indispensável para o mundo em que vivemos. Não é mais possível imaginar como seria a vida humana sem a eletricidade, todo o desenvolvimento em tecnologias e em outras áreas só foi possível graças a utilização de fontes energéticas.

Todavia, se ambos são fundamentais para a vida humana, surge o dilema de “Como preservar o meio ambiente utilizando fontes de energia que são poluentes?”. Não há uma solução definitiva para tal questionamento, no entanto, existem medidas mitigadores que auxiliam na conciliação do uso de eletricidade com a “exploração” de recursos naturais.

Ações como, plantio de árvores após o desmatamento de grandes áreas; tratamento de água para reuso; gerenciamento de resíduos sólidos; troca de combustíveis fósseis por materiais naturais; dentre outras atitudes relacionadas com os impactos causados  pela geração de energia elétrica, são necessárias para que haja uma coexistência pacifica e saudável, permitindo, assim, que as necessidades humanas não se tornem mais prejudiciais.

  1. Principais fontes de energia e seus impactos ambientais

A história da humanidade foi marcada por grandes invenções que, se não tivessem sido criadas, não permitiriam que o mundo se encontrasse na situação em que está atualmente. A descoberta do fogo, a invenção da roda e da escrita são apenas alguns exemplos, assim como a energia elétrica — que hoje é fundamental em praticamente todas as esferas da vida humana. No entanto, como quase todas as intervenções do homem na natureza, a produção de energias causa impactos ambientais em maior ou menor grau, dependendo da fonte energética utilizada. Entenda a seguir quais são os principais impactos ambientais causados pelas fontes de energia existentes atualmente:

  1. Energia fóssil

Este tipo de energia é produzido a partir do petróleo, carvão e gás natural, sendo que os impactos ambientais causados pelas fontes de energia baseadas em fóssil estão dentre os mais preocupantes — uma vez que além de serem as principais responsáveis pelo efeito estufa e causam poluição atmosférica devido aos gases produzidos na combustão.

  1. Energia hidráulica

Como o nome indica, este tipo de energia é produzido por meio da força mecânica promovida pela movimentação de turbinas pela força da água. Trata-se da principal matriz energética do Brasil, uma vez que existem diversas usinas hidrelétricas instaladas nos rios que compõem a maior rede hídrica do mundo. Apesar de não causar impactos depois de instalada, na fase da construção os impactos ambientais causados pelas fontes de energia hidráulica são significativos, uma vez que exigem alagamento de grandes áreas para a construção dos reservatórios, levando a alterações na paisagem. Em alguns casos, também causam impactos sociais, levando à remoção de comunidades ribeirinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com