TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE TACIMA-PB

Por:   •  8/4/2017  •  Artigo  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 12

IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE TACIMA-PB

José Silvestre Neto Segundo¹; Alice Justo²;José Augusto Abrantes ³; Kallyane Pereira4

Universidade Estadual da Paraíba; zesilvestre2@gmail.com¹

Universidade Estadual da Paraíba;alicejusto27@gmail.com²

Universidade Estadual da Paraíba;abrantes102@gmail.com³

Universidade Estadual da Paraíba;kallyannepereira@hotmail.com4

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a prática da construção sustentável, meio que busca realizar as atividades da construção civil, de forma a evitar o acumulo de materiais não utilizados, ou descartados de maneira incorreta, evitando assim as alterações no ambiente e no ecossistema local, realizando uma pesquisa visando a situação atual no país e na cidade de Tacima-Pb, apresentando pesquisas mais recentes na busca por uma construção sustentável. A agenda 21 para construção sustentável nos países em desenvolvimento define construção sustentável como: “Um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”, visando assim uma construção onde não ocorra grandes impactos ou alterações no ambiente local.

Palavras chaves: Impacto ambiental, construção sustentável, construção civil.

1.Introdução

A deterioração sofrida pelo meio ambiente, decorrente das atividades humanas, é uma preocupação que se faz presente no cotidiano das pessoas em todo o mundo. Assuntos como aquecimento global e reciclagem são apresentados quase diariamente em jornais, e fazem parte de discussões nos mais diversos meios, sejam eles acadêmicos, escolares, ou até mesmo entre familiares. Cada vez mais as pessoas se conscientizam da necessidade de construir uma sociedade mais sustentável, como é o caso das construções sustentáveis.

        No âmbito da construção civil, desde a antiguidade nota-se que ela sempre existiu para atender às necessidades básicas do ser humano, inicialmente sem preocupação com as técnicas adotadas e seus impactos ao meio ambiente, visando apenas proteção e atingir seus objetivos de forma imediata (CORRÊA, 2009). Atualmente este cenário não é mais o mesmo, pois devido diversas construções o meio ambiente foi ficando cada vez mais poluído, sendo necessário uma conscientização e sustentabilidade na construção civil.

        Ao se tratar da participação do setor no quesito meio ambiente, no Brasil, a dificuldade de preservá-lo pode ser ainda agravada pelos grandes desafios que a indústria da construção deve enfrentar em termos de déficit habitacional e infraestrutura para transporte, comunicação, abastecimento de água, energia, saneamento, atividades comerciais e industriais (DEGANI, 2003).

A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico. A obra, localizada em um espaço urbano, já um tanto alterado, a primeira vista não parece causar danos significativos. Mas com um olhar mais atento e crítico pode-se perceber, e prever, danos como a impermeabilização de boa parte do terreno, o impacto visual causado pela obra, poeira e barulho causados, geração de resíduos da construção, entre muitos outros que poderiam ser citados.

A partir daí, surge a ideia das construções sustentáveis, que devem ser concebidas e planejadas a partir de várias premissas, dentre elas a escolha de materiais ambientalmente corretos, de origem certificadas e com baixa emissão de CO2; a menor geração de resíduos durante a fase de obra e o cumprimento das normas de desempenho (CÂMARA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Guia de Sustentabilidade na Construção. Belo Horizonte: FIEMG, 2008. 60p.).

A visualização prévia de características e estimativa dos impactos ambientais associados a algum empreendimento permite que estudos sejam realizados para tomar decisões que reduzam tais impactos ou até mesmo os elimine, reduzindo futuros estragos ambientais e, consequentemente, os custos envolvidos na sua remediação ou correção, com tais medidas preventivas, como a análise do ambiente e solução enquanto o problema é pequeno, reduzirá os custos futuros e trará para a cidade um ambiente mais limpo e agradável, sendo assim o artigo tem como objetivo principal mostrar como os resíduos da construção civil são descartados incorretamente na cidade de Tacima/PB e uma possível solução para o mesmo.

2.Fundamentação teórica

2.1. Canteiros de obras e o impacto ambiental

O canteiro de obras é visto como o local de realização da construção e armazenamento dos materiais a serem utilizados, segundo a NBR-12284 o canteiro de obras entendesse como “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência” –NBR-12284, e impacto ambiental é tido como qualquer alteração no meio devido a uma atividade externa.

Analisando no aspecto da engenharia civil os canteiros de obras são responsáveis por grande alteração no ambiente externo, gerando impactos sonoros e visuais, poluição, e até mesmo alteração no perfil do solo, sendo o setor, o maior gerador de resíduos, que são originados durante o processo de construção da obra, causando impactos internos e externos significativos. Segundo a diretora do CBCS- (Conselho Brasileiro de construção sustentável), da matéria prima extraída da natureza apenas cerca de 20 a 50% são realmente utilizados pela engenharia civil, sendo o restante acumulado em forma de resíduo não utilizado e não descartado de forma correta.

As obras de grande porte causam alterações no ambiente local de diferentes tipos, atingindo desde o solo, causando a sua contaminação pela presença de resíduos ao longo da obra, atingindo a flora local, com o desmatamento para que seja realizada a instalação e podendo ocorrer também a alteração no habitat local e no fluxo de águas subterrâneas através da instalação de fibras com seus dutos, suportes e caixas de passagem.

Os canteiros de obras ainda são responsáveis pela geração de um grande nível de poeira, que age como agente poluente, e de gás carbônico, principal causador do efeito estufa, que é gerado durante o processo de produção do cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (574.5 Kb)   docx (399.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com