TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Ambientais na Construção Civil

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 15

+[pic 1]

Curso Semipresencial Administração

DESAFIO PROFISSIONAL

        

Porto Seguro, 03 de Novembro de 2014.

[pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 3]

Porto Seguro, 03 de Novembro de 2014

SUMÁRIO

  1. Introdução....................................................................................04
  2. Impactos Ambientais na Construção Civil....................................05
  3. Sustentabilidade Econômica........................................................06
  4. Sustentabilidade Ambiental..........................................................10
  5. Sustentabilidade Social................................................................14
  6. Considerações Finais...................................................................16
  7. Bibliografia....................................................................................18

1.0 INTRODUÇÃO

As questões da sustentabilidade vêm requerendo a atenção mundial e, na esfera dos negócios, coloca-se a necessidade da atuação empresarial estar voltada a contribuir para a sustentabilidade global. Assim, a empresa deve assegurar uma vantagem competitiva pelo equilíbrio entre as dimensões social,econômica e ambiental. As atividades da construção civil tem forte impacto na sustentabilidade global, quer seja pelo uso do solo, consumo de materiais não renováveis, impactos na flora e fauna nativa, emissões de resíduos, ou pelo acúmulo de resíduos nos depósitos municipais. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação da sustentabilidade da empresa L&Construção, empresa localizada no município de Sergipe, que tem como proprietário o Sr. Manoel que trabalha no ramo da construção civil desde 1983, a empresa conta com um quadro de 230 funcionários, está que atua na indústria da construção de imóveis habitacionais que tem tido grande crescimento no município.

Os programas habitacionais tem gerado grande facilidade no crédito e financiamentos imobiliários estão acelerando os sonhos da população na realização do “sonho da casa própria”, o que permite o aquecimento da geração de empregos e venda de insumos para a construção civil. Em geral as taxas de financiamento de imóveis são mais baratas do mercado em relação a outras modalidades de crédito.

“De acordo com o economista Rubens Borges, comprar o imóvel na planta e financiar em até 300 meses é a forma mais econômica, mas alerta que as parcelas não devem superar 30% da renda familiar. “Juntar uma boa reserva inicial é a melhor maneira de garantir taxas de juros e prazos menores em um financiamento imobiliário para dar de entrada e financiar sem comprometer o orçamento. Adquirir o imóvel em longo prazo é a forma mais rentável”, explica.”

Após o SR. Manoel visitar uma feira de sustentabilidade observou a necessidade de estar implantando na L&Construções projetos de redução dos impactos ambientais, já que sua empresa vem adotando métodos poluentes e um produto final que consome muitos recursos naturais.

2.0 IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTUÇÃO CIVIL

        Sabemos que o setor da construção civil tem um papel fundamental para o desenvolvimento do país, as atividades da construção civil é uma das atividades humana que mais consomem recursos naturais, como vimos no texto esse consumo poder chegar a 75% de toda matéria prima que é extraída do Brasil. Toda novo complexo de casas residenciais produzem impacto, ambientais, sociais e econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade, causando impactos em virtude desses novos empreendimentos.

        A cadeia produtiva da construção civil tem um grande peso de emissão de carbono na atmosfera. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético. Pois para a produção de matérias de construção ele fica responsável pela poluição através da emissão desses gases aumentando os causadores do efeito estufa.

        Tudo que o homem intervém causa impactos ambientais em todos os meios da sociedade, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em qual estará inserida a L&Construção, podendo variar de pequena a grande significância de impacto dependendo do tamanho deste empreendimento, por fatores de aterros, terraplanagens dentre outros. Os impactos causados pela construção civil também são de cunho social, econômico e visual.

        Vivemos numa época de grande escassez de água causadas pelas grandes estiagens vem impactando o cenário ambiental de diversas regiões. O consumo deste bem natural na construção civil é de grande impacto, Segundo Pessarello (2008) para a confecção de um metro cúbico de concreto, se gasta em media 160 a 200 litros de água, e ainda na compactação de um metro cúbico de aterro podem ser consumidos até 300 litros de água. A partir destes dados podemos observar que o consumo de água é de fundamental importância e grande impacto na construção civil.

“O sucesso do mercado futuro dependerá da capacidade e uma empresa satisfazer não somente a dimensão da rentabilidade, mas também, duas outras dimensões emergentes: uma centrada na qualidade ambiental e a outra na justiça social. O autor afirma que a sustentabilidade é o princípio que assegura que as ações hoje, não limitem o alcance das opções econômica, social e ambiental para as futuras gerações”. Elkington (1998),

Na visão unidimensional do mercado, considerando apenas os seus aspectos econômicos, está a explicação de por que, somente agora, a ciência econômica tem se interessado pelas questões ambiental e social. No que se refere à questão ambiental, Donaire (1995) explica que o meio ambiente sempre foi considerado recurso abundante e, portanto, não havia a necessidade de trabalho para a sua obtenção. Segundo o autor, muitos economistas contribuíram negativamente para a questão, como Adam Smith, Keynes e Marx, que consideravam de forma geral, que o progresso inevitável não poderia ser obtido sem o sacrifício ambiental; no entanto, isso ocorreria em um futuro muito distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com