TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ENGENHARIA CIVIL E SUAS PREVENÇÕES

Por:   •  1/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.391 Palavras (18 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE NOVO MILÊNIO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

nomes

1

2

3

4

5

6

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ENGENHARIA CIVIL E SUAS PREVENÇÕES

VILA VELHA

2016

ADRIANO LINO SANTOS

ANTÔNIO MARCOS FREIRE GUIMARÃES

JULIA DE ALMEIDA PALMARIN

KASSIO DOS SANTOS SOUZA

NILO GABRIEL SILVINO ALMEIDA

PEDRO ASSUNÇÃO DA SILVA CHAVES

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ENGENHARIA CIVIL E SUAS PREVENÇÕES

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Novo Milênio, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Integrador II.

Orientador: Profª. Paula Dorigatt.

VILA VELHA

2016

1 INTRODUÇÃO

Fontes dizem que “[...] historicamente um modelos de construção menos abrasiva e impactante ao meio ambiente começou a ser discutido na década de 1970 e se estende até hoje, cada vez mais amplo e participativo” (REIS; FADIGAS; CARVALHO, 2012).

A engenharia civil é necessariamente importante para o crescimento Global das Sociedades, desde o inicio era necessárias experiências especificas para que fosse possível a construção de moradias bem planejadas e resistentes.

Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável. No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, a construção sustentável é definida como: "um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica [...] (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Acessado em 18/03/2016).

De acordo com o desenvolvimento moderno, tudo têm sido mais prático e consequentemente gera resíduos, problema enfrentado globalmente. Gerando preocupação e discussões a respeito de medidas a serem abordadas para solucionar o problema de geração de resíduos, primeiramente em relação à degradação ambiental que vai de encontro com o desenvolvimento sustentável tão almejado e cada vez mais popularmente difundido e logo em seguida, vem a preocupação com a saúde pública, pois as técnicas de despejo, tratamento de coletas e decomposições normalmente não atende as regras devidas, de maneira tal que conflita com a gestão de água e energia.

Quais os impactos causados pelas construções civis? Como fazer com que os impactos sejam minimizados? Quais são as normas vigentes para que as construções sejam mais sustentáveis?

2 JUSTIFICATIVA

A necessidade de aprendizagem e conscientização de novos e veteranos engenheiros atuantes ou não atuantes na respectiva área, foi o pilar para a escolha do tema pois a situação do nosso planeta quando se diz respeito á degradação do meio ambiente por falta de conhecimento das consequências que irão ser enfrentadas a longo prazo que com certeza já esta sendo vivenciada constantemente não só nas metrópoles mas também nos meios rurais.

Estará sendo abordado o tema, por se tratar de um grande passo para a humanidade, visando alcançar toda a população, desde trabalhadores a grandes empresários e empresas para que ajam com responsabilidade quando se tratando da construção civil.

3 OBJETIVOS

Esse trabalho foi criado com o intuído de compreender quão importante é a sustentabilidade de uma construção civil para a sociedade.  Conscientizando: donos de obras, construtoras, engenheiros, mestres de obras, pedreiros e os próprios ajudantes de que existem impactos, formas de minimiza-los e normas vigentes para que isso ocorra e também conscientizar de que quanto menor a poluição causada por eles, melhor e maior se torna a vida do planeta.

4 METODOLOGIA

Será realizada pesquisa e estudos com fontes na internet e nos livros: Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável, 2ª Ed. 2012 dos autores Eliane A. Amaral Fadigas, Lineu Belico Dos Reis e Cláudio Elias Carvalho, o livro COLETÂNIA HABITARE VOL. 7: Construção e Meio Ambiente, de Miguel Aloysio Sattler e Fernando Oscar Ruttkay Pereira, publicado no ano de 2006, o livro A Sustentabilidade dos Materiais de Construção, de F. Pacheco Torgal e Said Jalali, publicado em 2010 e Introdução à Engenharia Civil, de Suetônio Mota 3ª Ed. 2003, o estudo será realizado na Faculdade Novo Milênio, entre os dias 01/08/2016 a 14/11/2016, dentro da disciplina Projeto Integrador II. 

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Como abordado na introdução há variados tipos de tecnologias para que a construção civil construa com mais agilidade e segurança porem, como toda modernização há os prós e contras de curto, médio e longo prazo. O bom senso é primordial quando se trata desse tipo de assunto, já que para que dê certo o plano de construir sem que afete o meio ambiente, não depende somente de órgãos e empresas e sim de cada cidadão, pois estamos ligados direta ou indiretamente tanto ao meio ambiente quanto á construção civil que também sempre estão lado a lado.

“Estudos iniciado em 2007 no âmbito do G8 e de cinco economias emergentes (Brasil, China, Índia e México e África do Sul), o qual comprova que os investimentos na proteção de ecossistemas [...]” (Torgal; Jalali, 2010, p.18).

A construção civil menos impactante ao meio ambiente já vem sendo buscado há décadas, sustentada numa visão critica da sociedade junto á problemas de caráter ambiental e social, como desastres ecológicos, aquecimento global, a imensidão de povos pobres e de baixa renda sem condições de construir da forma correta (REIS; FADIGAS; CARVALHO, 2012).

   O primeiro grande passo para essa discussão foi a conferência (United nations conference on the human environnent) realizada em 1972, na qual se enfatizou a importância da questão ambiental e a necessidade de reaprender a conviver com o planeta terra, preservando-o para garantir a continuidade da vida e da história [...](REIS; FADIGAS; CARVALHO, 2012, p.02).

A modernização e o conhecimento também contribuem para construir causando menor impacto ambiental com planos e projetos com um estudo prévio através do qual sejam identificados e avaliados os danos que possam vir a causar nos meios físico, biótico e antrópico e principalmente que seja propostos medidas que diminuam os impactos negativos e maximizem os benefícios (MOTA, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com