TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PAVIMENTOS PERMEÁVEIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA ESCOAMENTO E DRENAGEM DA ÁGUA DA CHUVA

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

pavimentos permeáveis e seus benefícios para escoamento e drenagem da água da chuva.

Thiago Amorim de Santana

Lucas Gonçalves da Silva

RESUMO

Este estudo objetivou analisar os benefícios do uso de pavimentos permeáveis como solução para o escoamento e drenagem da água da chuva, com base na pesquisa e comparação da eficiência de tais pavimentos, bem como identificar quais os materiais usados para elaboração destes pavimentos; identificar as vantagens da utilização dos pavimentos permeáveis em detrimento dos impermeáveis; levantar os problemas e sugerir soluções para o uso destes pavimentos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através dos estudos levantados no referencial teórico sobre uso dos pavimentos permeáveis e seus benefícios para o escoamento e drenagem da água da chuva. A partir da analise de dados foi possível perceber a importância em utilizar pavimentos permeáveis, e isto foi observado como a solução mais provável para o problema de enchente nos grandes centros. A sua infraestrutura física e sua manutenção se impõe como maior desafio para implementação em grandes cidades. Enfim, por meio de todo estudo realizado, apoiado em teorias e experimentos de outros autores, foi possível confirmar que o uso dos pavimentos permeáveis é a melhor solução para o escoamento e drenagem da água da chuva e também para um desenvolvimento mais sustentável dos grandes centros urbanos.

 

Palavras-chave: Pavimentos permeáveis; Sustentável; Escoamento de água.

ABSTRACT


This study aimed to analyze the benefits of using permeable pavements as a solution for drainage and rainwater flow, based on the research and comparison of the efficiency of such pavements, as well as to identifying which materials are used to perform pavements; identify the advantages of using permeable floors to the detriment of waterproof ones; raise problems and suggest solutions for the use of these floors. For this purpose, it was used as a method of data collection in the bibliographic research, through studies raised in the theoretical framework on the use of permeable pavements and its benefits for drainage and rainwater flow. From the data analysis, it was possible to realize the importance of the use of permeable pavements, and it was observed as the most likely solution to the problem of filling large centers. It is physical infrastructure and maintenance are a major challenge for implementation in large cities. Finally, through the whole study, supported by theories and experiences of other authors, it was possible to confirm the use of permeable pavements is the best solution for drainage and rainwater flow and also for a more sustainable development of large urban centers. .

Keywords Permeable floors; sustainable; rainwater flow and drainage.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil acontece impermeabilização do solo por causa da grande concentração de pessoas nos centros urbanos, que causaram mudanças no escoamento de água da chuva e alterações no traçado original dos cursos d’águas. Com a necessidade do uso de pavimentos impermeáveis principalmente em vias de veículos, houve um aumento no escoamento superficial ocasionando frequentes inundações. Segundo GUEDES, (2015) essa impermeabilização acarreta múltiplos impactos sobre a bacia hidrográfica, com o aumento da vazão, diminuição de tempo de pico, erosão das margens dos rios e carreamento dos sedimentos para os leitos dos corpos d’águas.

A maioria das cidades de grande e médio porte do país sofre com a falta de planejamento da drenagem urbana que após consolidada a urbanização, as medidas corretivas para evitar os transtornos, como as inundações, tornam-se extremamente caras. Em áreas urbanas, as inundações levam a consequências sociais, ambientais e econômicas, como por exemplo, perdas de vida, degradação do ambiente e da paisagem urbana, prejuízos patrimoniais, econômicos e financeiros (TUCCI, 1995).

Técnicas como pavimentos permeáveis possibilitam o aumento da infiltração do solo e buscam reverter o hidrograma resposta da bacia para uma condição mais próxima da pré-urbanização. Os pavimentos permeáveis são formados por estruturas drenastes assentadas sobre material granular (areia e brita). Eles permitem a redução do escoamento superficial na fonte, promovendo o armazenamento temporário da água e reduzindo também o “tempo de entrega” da água da chuva para o sistema convencional de drenagem (ALENCAR, 2013)

Um dos maiores prejuízos causado pela ausência de pavimentos permeáveis e a deficiência do escoamento e drenagem da água da chuva. O aumento da pavimentação impermeável causa grandes transtornos nos centros urbanos. Por isso a mudança de pavimentos é fundamental, alem disso, a implementação de pavimentos permeáveis será de grande valia no tocante a sustentabilidade, pois se espera que com o uso deste novo recurso aumente o escoamento e a drenagem de água da chuva e diminua assim as enchentes e a degradação do solo nos centros urbanos.

Neste sentido, pretende-se analisar os benefícios dos pavimentos permeáveis para o escoamento e drenagem da água da chuva, quais as dificuldades encontradas para implementação de tais pavimentos e alem disso, aponta para uma solução sustentável.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1 Desvantagens do uso de pavimentos impermeáveis

Existem muitas dificuldades em obter resistência e permeabilidade, principalmente em pavimentos utilizados em via de uso de veículos, este fenômeno é justificado pelos seguintes fatores: as vias para o transito veicular usualmente é construída com pavimentos projetados para cumprir função tanto de alta resistência ao esforço constante como a baixa deformidade, mas o material de construções usado na produção confere ao pavimento outra característica, sua baixa impermeabilidade que reduz a infiltração da água da chuva. Para que estas águas não danifiquem a obra devem ser canalizadas o que requer uma custosa obra de drenagem.

As áreas impermeáveis, tais como estradas, calçadas e telhados, durante os eventos de chuva, são os principais fatores responsáveis pelo agravamento dos problemas relacionados às inundações nas cidades, pois ocasionam o aumento da velocidade e da quantidade de escoamento superficial se comparado com áreas pouco urbanizadas e mais permeáveis.

Como essas águas das chuvas assim canalizadas já não se infiltram no subsolo deixam de contribuir com o equilíbrio das águas subterrâneas diminuindo a água disponível para abastecer a população de uma região, que para obter água suficiente para abastecer a todos precisam de uma nova obra de condução e captação de água aumentando os custos para administração da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (549.1 Kb)   docx (456.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com