TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESISTORES ELÉTRICOS

Por:   •  3/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

RESISTORES ELÉTRICOS

Francisco Igor Brandão Ribeiro

Gregory de Oliveira Miranda

Gustavo Neves Rebelo

Rafael Costa Farias

Victor Lima Melo

Francisco Igor Brandão Ribeiro

Gregory de Oliveira Miranda

Gustavo Neves Rebelo

Rafael Costa Farias

Victor Lima Melo

RESISTORES ELÉTRICOS

        

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de conceito na disciplina Laboratório Básico 2, no Curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Pará.


  1. INTRODUÇÃO

 

  Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos do dia a dia. Possuem a capacidade de se opor a passagem de corrente elétrica, ou seja, “resistem” a passagem de corrente, limitando sua intensidade. São representados pela letra R e no Sistema Internacional de Unidades, são medidos em Ohm (Ω), ou seja, Volts (V) / Ampere(A).

  Podendo ser construídos em diversos formatos, porém todos eles podem ser divididos em dois grupos: fixos e variáveis. Além disso, os resistores fixos são os mais comuns e encontrados no mercado. Geralmente são baratos, constituídos de carbono, metal ou óxido de metal, e não são muito precisos.

  Diante disso, a prática experimental desse relatório visa trazer à tona a comprovação por meio de medições de corrente elétrica, voltagem, resistência e análise de circuito com o auxílio de dispositivos eletrônicos, acerca do comportamento dos mais variados tipos de resistores submetidos a variação de tensão e corrente.

  1. DESENVOLVIMENTO

  No presente experimento foi analisado o comportamento de alguns componentes elétricos e seus efeitos em um circuito fechado, os componentes são: resistor ôhmico, varistor e termistor. Antes da apresentação dos resultados obtidos no experimento faz-se necessário uma abordagem a respeito da teoria que envolve esses componentes.

Resistor Ôhmico: a característica principal desde tipo de resistor é se manter constante no circuito, ou seja, seu valor de resistência não muda com o tempo ou com a aplicação de uma corrente ou tensão. O resistor ôhmico possui esse nome porque obedece a Lei de Ôhm que é descrita pela seguinte equação:

[pic 1]

[pic 2]

Figura 06 – Gráfico da tensão em função da corrente em um circuito ôhmico.

O valor de resistência do resistor pode ser obtido pela tangente do ângulo de inclinação da reta.

[pic 3]

Figura 07 – Resistor ôhmico utilizado no experimento.

Varistor ou VDR: são resistores de resistência variável, portanto não-ôhmico, sua principal função é proteger componentes de circuito mais sensíveis a picos de tensão. Quando um transitório ocorre, o valor nominal da resistência reduz-se drasticamente, absorvendo assim os eventuais picos de corrente que, caso contrário, seriam injetados no circuito. Os varistores devem estar conectados em paralelo com os componentes do circuito que devem ser protegidos e encontram aplicação em equipamentos como computadores, televisores, automóveis, brinquedos, etc. Um dos materiais comumente utilizados na construção dos varistores é o óxido de zinco (ZnO) combinado com outros compostos, sendo a função empírica característica desses varistores

[pic 4]

Onde

C:resistência não-ôhmica

β: coeficiente de não-linearidade

  Essas constantes são características do material que o componente é feito.

[pic 5]

Figura 08 – Símbolo de um varistor em um circuito.

[pic 6]

Figura 09 – Varistor utilizado no experimento.

Termistor: são resistores de resistência variável, portanto não-ôhmico, que aumentam ou diminuem a resistência de acordo com a sua temperatura podendo ser usado para proteção de componentes elétricos também, além de alterar e/ou controlar a temperatura em equipamentos eletroeletrônicos. Existem dois tipos de termistores, o NTC (Negative Temperature Coefficient) que diminuem a sua resistência com o aumento de temperatura e o PTC (Positive Temperature Coefficient) que aumentam sua resistência com o aumento de temperatura.

[pic 7]

Fig.10– Símbolo de um termistor em um circuito.

[pic 8]

Figura 11 – Termistor utilizado no experimento.

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Compreender acerca do comportamento dos mais variados tipos de resistores mediante a variação de tensão e corrente em circuito no qual estão incluídos.

Objetivos específicos

  • Determinar os valores das resistências dos resistores para cada valor de corrente e tensão usadas;
  • Determinar o valor de resistência medido no resistor ôhmico;
  • Contruir o gráfico de “Tensão x Corrente” para cada resistor;
  • Linearizar o gráfico para o Varistor e obter sua expressão;
  • Comparar os valores obtidos para as medições diretas, indiretas e a interpretação do gráfico para o resitor ôhmico.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  • Fonte de Tensão: equipamento que pode ajustar a tensão de acordo com a necessidade do experimento.

[pic 9]

Figura12 – Fonte de Tensão utilizada no experimento.

  • Cabos de Conexão: cabeamento usado para montar os circuitos no experimento.

[pic 10]

 Figura 13 – Cabos utilizados no experimento.

  • Componentes do Circuito: resistor ôhmico, termistor e varistor foram utilizados no experimento para avaliar seus comportamentos.

[pic 11]

Figura 14 – Componentes elétricos utilizados no experimento.

  • Multiteste: equipamento usado como voltímetro e amperímetro para fazer medições de tensão e corrente respectivamente nos componentes do circuito.

[pic 12]

Figura 15 – Multiteste utilizado no experimento.

  1. METODOLOGIA

  A metodologia de estudo adotada foi a pesquisa em livros e apostilas digitais concomitante com sites específicos no assunto abordado, buscando a ratificação do que foi observado durante os experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (644.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com