TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESULTADOS E DISCUSSÕES

Por:   •  15/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Destilação por arraste à vapor são feitos com líquidos imiscíveis, não se misturam, onde ocorre uma somatória de pressões de vapores é a pressão na qual o líquido exerce na superfície dele, quanto mais volátil o líquido, maior a pressão de vapor, a água tem pontes de hidrogênio, o que dificulta a separação das moléculas por isso a pressão de vapor é menor já o éter etílico são forças apolares as moléculas se desprendem facilmente e vão para o estado de vapor facilmente.

Se aumenta a temperatura aumenta a pressão de vapor até se igualar com a pressão externa, ou seja, pressão atmosférica, neste caso tem-se dois líquidos imiscíveis, a água e o cinamaldeído,  a pressão total será a somatória da pressão de vapor dos líquidos individuais.

A temperatura de ebulição diminui porque tem a somatória da pressão de vapor da água e do cinamaldeído, recolheu-se e destilou-se o cinamaldeído á 98ºC na temperatura de ebulição da água, saiu-se uma mistura dos líquidos imiscíveis, onde a água arrastou-se o cinamaldeído.

Usou-se o solvente para fazer a extração da canela porém substitui-se o éter etílico por diclorometano porque o éter etílico tem um cheiro muito forte, menos denso que a água e é mais difícil de realizar a extração, já o diclorometano é mais prático, mais denso que a água.

A temperatura de fusão foi de 248ºC, quando o cinamaldeído começou a ser extraído.

 Cálculo da porcentagem de rendimento:

Massa inicial da canela = 20g

Massa do béquer vazio = 87,238g

Massa do béquer com o cinamaldeído = 87,313g

Massa do cinamaldeído = (Massa do béquer vazio – Massa do béquer com o cinamaldeído) = (87,238g – 87,313g) =  0,075g de cinamldeído

20g de canela ______________________________  100%

0,075g de cinamaldeído ______________________     X

X= 0,375%

Aplicou-se a regra de 3 com resultado do peso da extração e conclui-se que a porcentagem do rendimento do produto obtido é  0,375%.

Conclusão

Pode-se concluir que para a obtenção do cinamaldeído a destilação por arraste a vapor é ideal, pois pode ser aplicado à misturas de líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam, os quais a temperatura de ebulição diminui devido a somatória das pressões de vapores.

Nota-se que durante o aquecimento para a extração do cinamaldeído não pode faltar água no balão de três bocas, para que não queime a canela moída.

Nota-se que é necessário uma quantidade muito alta para ter um rendimento alto. Utilizou-se apenas 20g de canela por este motivo que a porcentagem do  rendimento foi baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com