TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Arquitetura De Computadores

Casos: Organização E Arquitetura De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

1) Os componentes de um computador são interligados por meio de um barramento. Quais os tipos de barramentos e como eles trabalham?

Barramento: A CPU, a memória principal e os dispositivos de E/S são interligados através de linhas de comunicação denominadas barramentos, barras ou vias. Um barramento ( BUS ) é um conjunto de fios paralelos onde trafegam informações como dado, endereços ou sinais de controle. Os barramentos podem ser classificados como Unidirecional ( transmitem em um única direção ) ou Bidirecional ( transmitem em duas direções ).

Na ligação entre CPU e Memória Principal, são necessários a ligação de 3 barramentos :

- Barramento de Dados: onde trafegam as informações entre a CPU e a Memória Principal

- Barramento de Endereço: onde a CPU especifica o endereço da célula que irá ser acessada

- Barramento de Controle: onde a CPU envia pulsos de controle relativos a leitura e gravação

2) A unidade de controle é um circuito que faz parte do processador. Explicar a função desse circuito?

A unidade de controle é a unidade do processador que armazena a posição de memória que contém a instrução corrente que o computador está executando, informando à ULA qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a ULA precisa para executá-la e transferindo o resultado de volta para o local apropriado da memória. Feito isto, a unidade de controle vai para a próxima instrução tipicamente localizada na próxima posição da memória, a menos que a instrução seja uma instrução de desvio informando que a próxima instrução está em outra posição.

3) Uma informação qualquer passa pela unidade de controle e vai para unidade lógica e aritmética. O que a ULA faz com essa informação?

A unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Seus parâmetros incluem, além dos números operandos, um resultado, um comando da unidade de controle, e o estado do comando após a operação. O conjunto de operações aritméticas de uma ULA pode ser limitado a adição e subtração, mas também pode incluir multiplicação, divisão, funções trigonométricas e raízes quadradas. Algumas podem operar somente com números inteiros, enquanto outras suportam o uso de ponto flutuante para representar números reais (apesar de possuírem precisão limitada).

4) O processador tem uma memória pequena de alta velocidade. Qual é o nome dessa memória e qual é sua função?

Memória Cache : Trata-se de uma memória volátil de alta velocidade.Toda vez que o processador busca um dado na memória principal , ele "olha" primeiramente para a memória cache. Se este dado estiver armazenado nela, não existe a necessidade do acesso da memória principal.

5) Qual é o papel do registrador de instruções?

Registradores : Os registradores são dispositivos de alta velocidade, que estão localizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com