TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

ESTUDO DE CASO

 São Paulo     2020

Larissa Mantovani de Sousa Araujo RA: 7457237

Laryssa Ana F. Santos

RA 7380244

ESTUDO DE CASO

Estudo de caso apresentado no curso Tecnólogo em Processos Gerenciais do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidads- FMU

Disciplina: Gestão da Qualidade e de Processos

Orientador: Noberto Almeida

Integrantes: Larissa Mantovanni de Sousa Araujo RA: 7457237

Laryssa Ana F. Dos Santos

RA: 7380244

São Paulo 2020

1) Após a leitura do estudo de caso identifique quem é o responsável ou quem são os responsáveis pela realização do sistema de gestão da qualidade? Justifique sua resposta.

Todos os setores e funcionários da empresa. É preciso que todos os departamentos e áreas funcionais excedam seu desempenho para que a organização seja capaz de entregar produtos e serviços de qualidade aos clientes, não ficando apenas restrito à área de operação

2) No estudo de caso por quais critérios planejados se orienta a avaliação da gestão? Justifique sua resposta.

Uma filosofia de negócio sistematizada, orientada para resultados, cuja obtenção baseia-se na busca permanente da satisfação do cliente, com desempenho superior ao da concorrência, no foco nos processos decorrente do constante alinhamento destes às necessidades mutáveis e evolutivas dos clientes e com o envolvimento de todos os colaboradores do empreendimento, tanto internos como externos, sendo que a promoção, evolução e melhoria desta filosofia é responsabilidade indelegável do dirigente. (apud FERNANDES E COSTA NETO, 1996, p.176-177).

E seguindo essa linha de raciocínio, de acordo com Neto e Fernandes (1996), procura-se desdobrar o significado dos principais elementos desta filosofia de gestão em:  Satisfação Total do Cliente, Orientação para Resultado, Foco nos Processos, Comprometimento de Todos e Responsabilidade do Dirigente Máximo da Organização

3) A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos profissionais, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho em que atua. Isso porque ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às suas práticas. Baseado em sua leitura, em que processo é requerida a formação continuada dos trabalhadores? Justifique sua resposta.

No processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários a determinada área da empresa que deseja chegar ou permanecer na área evitando desligamentos por falta de formação acadêmica.

4) Por mais que haja conhecimento e conscientização da qualidade e de processos. Consegue-se atender um consumidor TOTALMENTE? Consegue-se obter a TOTAL adesão dos recursos humanos da empresa em uma ação qualquer, por mais simples que seja? Justifique sua resposta.

Sim, é possível se aplicar corretamente ações e planejamentos apara aplicar e controlar. “Controlar a qualidade é o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias”

5) Da mesma forma que a adequação efetiva de um produto ao uso é um processo gradativo, o envolvimento de todos no esforço pela qualidade é um processo evolutivo por excelência. Como juntar envolvimento total e atendimento total? Justifique sua resposta

O comprometimento do alto executivo no esforço de melhoria contínua, sem essa liderança na organização, a introdução, implementação e a evolução da filosofia TQM estão fadadas ao fracasso. Este envolvimento e comprometimento estão voltados a atitudes e ações claras, interligados com a visão e missão da organização, a melhoria na comunicação das partes e funcionários, o fornecimento de meios necessários para que os colaboradores desempenhem suas tarefas, o trabalho em equipe, contato periódico com o “chão-de-fábrica”, aplaudir publicamente os resultados bem sucedidos de melhoria da qualidade, verificar pessoalmente a implementação, a manutenção e a evolução do TQM, segundo Neto e Fernandes (1996), são exemplos de ações a serem adotadas pelo Dirigente Máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com