TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acidentes Geológicos Urbanos no Brasil

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM

FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM – FAVIM

GRUPO UNIASSELVI / BRUSQUE

Acidentes Geológicos Urbanos no Brasil.

João Paulo Barbosa da Silva
Maicon Anderson de Souza

Curso – Engenharia Civil
Data 26/04/2020

___________________________________________________________________

RESUMO

Retratar de forma sintética e concisa os pontos relevantes da pesquisa.

Ficar atento para alguns itens:

O presente artigo fala sobre os acidentes geológicos que ocorrem no Brasil, devido à utilização incorreta do solo e um grande crescimento populacional desordenado. As devidas causas e precauções também estão presentes no documento. Muitos problemas são relatados ao decorrer dos tópicos, como o acidente em Angra dos Reis-RJ datado na virada de ano de 2010 para 2011, onde ocorreu um deslizamento de massa de terra ocasionando varias mortes, um dos principais problemas que ocorrem no Brasil.

Palavras-chave: Acidentes geológicos urbanos, Brasil, crescimento populacional.

1 INTRODUÇÃO  

O crescimento explosivo da população e o contexto socioeconômico nas últimas décadas geraram uma ocupação acelerada e desordenada do

solo nas cidades brasileiras. Essa ocupação caracterizou-se por não obedecer aos critérios de planejamento baseado no meio físico, sem levar em consideração os recursos naturais existentes e o bem-estar da população. Em contrapartida, foram priorizados os interesses financeiros e imediatistas, não dando importância à segurança e qualidade de vida da população.

 A ocupação de forma desordenada pode gerar o uso inadequado do solo, o que resulta em muitas vezes na deflagração de acidentes geológicos nas áreas urbanas, causando perdas financeiras, sobretudo perdas de vidas humanas.

É sabido que há décadas é exigido que as cidades apresentem um plano diretor, no entanto, foi  preciso a ocorrência de grandes desastres para que isso fosse colocado em prática, torna-se obrigatório apenas nos últimos anos.

 Os acidentes geológicos poderiam ser evitados se as ocupações obedecessem ao planejamento e houvesse uma administração pública voltada para a ocupação do solo das áreas urbanas nas cidades brasileiras. Para a existência desse planejamento é fundamental a utilização de informações básicas, geológicas e geotécnicas, permitindo assim, a caracterização do meio a ser ocupado.

2. ACIDENTES GEOLÓGICOS URBANOS NO BRASIL.

O uso inadequado e a falta de um estudo aprofundado do solo são umas das principais causas de acidentes geológicos no Brasil, como: inundações, afundamentos cársticos, movimentos de massa, erosão, expansão, contração e colapso de solo, poluição das águas e os acidentes costeiros. Nos subtópicos seguintes, verificaremos alguns dos maiores acidentes geológicos urbanos ocorridos no Brasil.

2.1 INUNDAÇÕES

As inundações são fenômenos da dinâmica fluvial. No mês de junho do ano de 2010 ocorreu nos estados de Alagoas e Pernambuco, uma das maiores inundações do Brasil, a qual atingiu mais de 80 municípios. O acidente ocorreu devido à ocupação inadequada do solo em conjunto com ações da natureza. As nascentes dos principais rios que inundaram encontram-se no Planalto de Borborema, em Pernambuco, e situam-se a uma altitude variando entre 600 m a 1000 m, as cidades atingidas estão em altitudes inferiores ou habitadas próximas aos rios. Chovia na região um equivalente a 400 mm de água em quatro dias, no dia 18 de junho de 2010, registrou 180 mm de água, fazendo com que a barragem de Bom Conselho ficasse saturada até transbordar e se romper. Cerca de 600 m3 de água escoaram de uma só vez. A região é conhecida por ter um número elevado de barragens particulares, estas por sua vez abriram suas comportas para não se romperem e aumentaram o volume de água. Os solos próximos aos rios eram de característica rochosa e depois de encharcados não apresentavam uma vazão suficiente para impedir o escoamento.

O acidente colocou muitas cidades em estado de emergência devido ao número elevado de desabrigados, a falta de alimentação e água. Provocou também um total de 4.678 km de estradas danificadas e 221 pontes foram afetadas, sem mencionar o número de mortos e desabrigados.

[pic 1]

Figura 1.1 – Ponte destruída em Palmares, Pernambuco.

2.2 AFUNDAMENTOS CÁRSTICOS

Os afundamentos de terrenos em áreas de rochas carbonáticas são denominados afundamento cársticos. No Brasil, há um caso bastante relevante, ocorrido em 2007, em Almirante Tamandaré, no estado do Paraná. Neste ano houve uma longa estiagem, e com a seca, o nível de água encontrada na cavidade da rocha calcária ficou relativamente baixo, formando assim um espaço vazio entre o solo. Este espaço vazio sofreu ação da força peso e entrouem colapso.

2.3 MOVIMENTOS DE MASSA

          Este tipo de acidente geológico costuma ser muito frequente no Brasil, principalmente no tempo em que o índice pluviométrico é maior. Uma das tragédias ocorridas no país foi na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Na passagem de ano de 2010 para 2011 houve um grande volume de chuva sobre o local, o que ocasionou simultaneamente dois grandes escorregamentos de terra que resultou na morte de 53 pessoas. A falta de planejamento urbano foi uma das causas do acidente, assim como a ausência de fiscalização adequada, para proibir a ocupação em áreas de risco, Ao todo foram atingidos 61 bairros, devido à queda de árvores, muros, postes, casas e o alagamento em muitos pontos do município.

2.3 MOVIMENTOS DE MASSA

Este tipo de acidente geológico costuma ser muito frequente no Brasil, principalmente no tempo em que o índice pluviométrico é maior. Uma das tragédias ocorridas no país foi na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Na passagem de ano de 2010 para 2011 houve um grande volume de chuva sobre o local, o que ocasionou simultaneamente dois grandes escorregamentos de terra que resultou na morte de 53 pessoas. A falta de planejamento urbano foi uma das causas do acidente, assim como a ausência de fiscalização adequada, para proibir a ocupação em áreas de risco. Ao todo foram atingidos 61 bairros, devido à queda de árvores, muros, postes, casas e o alagamento em muitos pontos do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com