TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Acidentes de Trabalho no Brasil

Por:   •  2/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI DENDEZEIROS

SEGURANÇA DO TRABALHO

ELINALDO CASAIS DE JESUS

PROJETO DE PESQUISA:

Principais acidentes de trabalho no Brasil

SALVADOR- BA

2021

ELINALDO CASAIS DE JESUS

PRINCINPAIS ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso Segurança do Trabalho do SENAI – Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial, para obtenção de notas de conclusão.

Prof. Dulce Souza

SALVADOR – BA

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...................................................4
  2. OBJETIVOS .......................................................5

2.1Objetivo Específico ...............................5

  1. JUSTIFICATIVA .................................................6
  2. METODOLOGIA.................................................7
  3. REFERÊNCIA ....................................................8

1. INTRODUÇAO

Atualmente, na grande maioria dos casos, a utilização da energia eólica ocorre com a finalidade de gerar energia elétrica para, possivelmente, bombear água, aquecer ambientes, ligar máquinas diversas, moer grãos, usos domésticos ou de pequenas empresas, entre outros.

O Brasil, ainda massivamente representado no cenário mundial da matriz energética pela fonte hidráulica, possui uma capacidade total de geração de energia eólica acumulada que chega a aproximadamente 12,8 GW, como se pode constatar pela figura 1. Este valor representa apenas 2,4% da capacidade total mundial acumulada de energia eólica instalada (540 GW) (GWEC, 2018).

Figura 1 – Lista dos 10 países com mais virtudes de energia eólica.[pic 1]

Fonte: EXAME, 2020.

A energia eólica sendo uma das mais limpas e ecologicamente justa fontes de energia. Sua presença não só colabora na diversificação do portfólio energético de um país, como diminuição da dependência de combustíveis importados e dos preços variáveis a longo tempo. Além disso, conforme certificou a American Wind Energy Association (AWEA, 2017), a força do vento traz consigo diversos empregos e proporciona benefícios econômicos para as comunidades locais em que os parques são construídos.

No entanto, há alguns impactos sobre a vida humana que, ainda que menores, não devem ser excluídos. Muitos impactos não estão estabelecidos e permanecem sob discussão, tais como: o barulho causado pelas turbinas, o impacto visual gerado por elas, a interferência eletromagnética e alguns efeitos na fauna das regiões (CARNEIRO, B. ROCHA, C. ROCHA, 2012).

2. OBJETIVO GERAL

      Este relatório tem objetivo de apresentar os dados estatísticos dos cincos principais acidentes de trabalho no Brasil, que podem ocorrer no setor de produção de aerogeradores. Logo, observando as condições de segurança em parques eólicos, comparando as normas e os padrões nacionais e internacionais e propor soluções e melhorias nas condições de segurança.

2.1 Objetivo específico

  • Levantar dados a respeito de acidentes relacionados de segurança em parques eólicos.
  • Elaborar plano de sugestões e melhorias na segurança de acordo com as normas NRs.
  • Propor soluções e melhorias nas condições de segurança.
  •  Buscar programas de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme a NR 9 PPRA.
  •  Identificar e analisar os ruídos no gerador eólico.

3. JUSTIFICATIVA

       De acordo com os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho divulgado pelo Ministério da Previdência Social, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de Acidentes de Trabalho, totalizando 578.935 (quinhentos e setenta e oito mil, novecentos e trinta e cinco) acidentes em 2016.

Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991: Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho (BRASIL, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (302.6 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com