TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acidentes Tecnológicos

Por:   •  16/11/2019  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios

  1. Defina acidentes ambientais.

Acidente ambiental pode ser definido como evento não previsível, capaz de, direta ou indiretamente, causar danos ao meio ambiente ou a saúde humana, como vazamento ou lançamento inadequado de substâncias (gases, líquidos ou sólidos) para a atmosfera, solo ou corpos d'água, incêndios florestais ou em instalações industriais.

  1. Defina emergências ambientais.

Emergências ambientais são acidentes que demandam uma resposta imediata.

  1. Defina “acidentes maiores”.

Acidentes maiores são ocorrências como uma grande emissão, incêndio ou explosão resultante de desenvolvimentos não controlados durante a operação estabelecimentos que leve a graves riscos para a saúde humana e / ou o meio ambiente, imediatos ou retardados, dentro ou fora do estabelecimento e envolvendo uma ou mais substâncias perigosas.

  1. Discuta o conceito de vulnerabilidade no contexto da gestão de acidentes tecnológicos.  O que é? Como pode afetar os riscos de acidentes? Como reduzir?

Vulnerabilidade pode ser definida como um estado decorrente dos danos gerados ao homem, às estruturas e ao meio ambiente devido aos acidentes tecnológicos. Os riscos podem ser afetados dependendo da substância que é liberada, a quantidade e as características do meio. Os riscos podem ser diminuídos através da identificação dos perigos e a partir disso, realizar procedimentos que minimizem as falhas e seus efeitos.

  • Levantar informações sobre os acidentes do México em 1984; acidente da Refinaria de Duque de Caxias em 1972 e do acidente de Toulouse, França, em 2001. Descrever os acidentes, as suas causas e consequências. Acidente no México em 1984:

Ocorreu a explosão de uma nuvem de vapor e uma série de BLEVEs (Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion) na base de armazenamento e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da empresa PEMEX, localizada no bairro de San Juanico, Cidade do México. A catástrofe iniciou-se com o vazamento de gás devido à ruptura de uma tubulação de 8 polegadas de diâmetro que transportava o gás de uma das esferas para os reservatórios cilíndricos. A explosão da nuvem atingiu cerca de 10 residências e iniciou o incêndio nas instalações da base. 

  • Acidente da Refinaria de Duque de Caxias em 1972:

Em 1972, na Refinaria Duque de Caxias (RJ), ocorreram três explosões em três tanques esferas de gás liquefeito de petróleo (GLP). As causas foram devido à erro humano e falha de projeto. O operador drenava o fundo da esfera com mangueira flexível e não estava no local quando acabou a água para fechar a válvula; vazou muito GLP que vaporizou e acabou congelando a válvula que não pode ser fechada; os dispositivos de segurança insuficientes e/ou inexistentes; a válvula de segurança foi aberta, porém ela é dimensionada para condições normais de operação e não de incêndio, entretanto, foi o suficiente para evitar uma explosão horizontal de proporção catastrófica.

  • Acidente de Toulouse, França, em 2001

Em 2001, em Tolouse na França, uma fábrica de fertilizantes explodiu devido a um acidente no manuseio dos produtos. Pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 350 ficaram feridas. A população teve que permanecer dentro de caso devido a uma fumaça vermelha que se alastrava nas proximidades da fábrica depois da ocorrência da explosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com