TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Argamassas e Argamassadeiras

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

ARGAMASSA

• Conceito: Argamassas são materiais de construção, com propriedades de

aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água, podendo conter ainda aditivos e adições minerais.

• Utilização e características: Empregada no assentamento de alvenarias

e na execução de revestimentos, a argamassa deve ter basicamente as seguintes características: economia, plasticidade, aderência, homogeneidade, compacidade, resistência a infiltração, à tração e à compressão e durabilidade.

• Classificação:

• Aglomerantes: São materiais com propriedades ligantes que se

apresentam em estado de pó fino, e que misturados com a água formam uma pasta que endurece por reações químicas ou simples secagem. Unem os agregados da argamassa, formando um corpo sólido e coeso. Os mais comuns são o Cimento Portland e a Cal.

Cal: É o produto que se obtém com a calcinação de pedras calcárias, é um aglomerante aéreo, ou seja, tem seu endurecimento na argamassa a partir da reação com o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera. Sendo assim, a cal é empregada em argamassas de assentamento ou em revestimento de componentes ou elementos expostos ao ar, ou seja, não submersos ou enterrados. A cal é usada para dar mais plasticidade à argamassa, garantindo maior trabalhabilidade. A cal tem uma outra função, muito importante que é o seu poder de retenção de água, evitando destacamentos entre a argamassa de assentamento e os componentes da alvenaria e minimizando a retração na secagem, tanto das argamassas de assentamento quanto das de revestimento. No caso de assentamento de piso cerâmico, a quantidade de cal empregada é bem menor, porém contribui com as mesmas propriedades.

Cimento Portland: Nome adotado mundialmente para se se referir ao cimento. O cimento Portland possui propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, e endurece sob ação da água. Depois de endurecido o cimento Portland não se decompõe mais, mesmo em contato com a água.

Composição: No cimento Portland existem componentes que garantem que as funções sejam atendidas. Adições: Matérias primas que adicionadas ao clínquer na fase de moagem, permite a fabricação dos diversos tipos de cimento Portland. Essas matérias primas são o gesso, as escórias de alto forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos. Gesso: Tem como função básica controlar o tempo de pega (início do endurecimento do clínquer moído quando misturado com a água). Sem essa adição o cimento endureceria quase instantâneamente. Escórias: são obtidas durante a produção de ferro-gusa nas indústrias siderúrgicas e se assemelham a grãos de areia. Tem a propriedade de ligante hidráulico muito resistente, trazendo melhoria de algumas propriedades, como maior durabilidade e maior resistência final. Materiais pozolânicos: são rochas vulcânicas, algumas argilas preparadas em alta temperatura, matérias orgânicas fossilizadas, derivados da queima de carvão mineral em termelétricas, entre outros. A reação acontece em contato com a água o clínquer, que libera hidróxido de cálcio (cal) que reage com a pozolana. Materiais carbonáticos: são rochas moídas que apresentam carbonato de cálcio em sua constituição, tal como o próprio calcário. Essa adição serve para tornar os concretos e argamassas mais trabalháveis. Clínquer: composto de calcário e argila. A rocha calcária é britada, moída e misturada com argila moída. A mistura atravessa um forno giratório a 1450°C, e ao final deste processo se apresenta em pelotas. É bruscamente resfriado e depois moído.

Tipos de cimento Portland:

Tipo de Cimento Portdland Adições Sigla Resistência (Mpa)

Cimento Portland Comum com Adição Escória, pozolana ou fíler (até 5%) CP I-S 32

CP I-S 40 25 ou 40

Cimento Portland Composto Escória (6-34%) CP II-E 32

CP II-E 40 25, 32 ou 40

Pozolana (6-14%) CP II-Z 32

Fíler (6-10%) CP II-F 32

CP II-F 40

Cimento Portland de Alto-Forno Escória (35-70%) CP III 32

CP III 40 25, 32 ou 40

Cimento Portland Pozolânico Pozolana (15-50%) CP IV 32 25 ou 32

Cimento Portland de Alta Resistência Inicial - CP V-ARI Variada

Identificação:

Aplicação de cada tipo:

• Aplicação:

Argamassa de assentamento Argamassa de reboco

Argamassa de chapisco Argamassa de contra piso

Argamassa de rejuntamento Argamassa monocamada

• Processos no uso:

Traço: Proporção dos componentes em relação ao aglomerante principal. Ex: Argamassa produzida com traço 1:2:9, significa que a proporção da mistura é 1 medida de cimento + 2 medidas de cal + 9 medidas de areia. A água é dosada pela consistência da pasta.

Tempo de pega: é o tempo para início do endurecimento da argamassa quando esta é misturada com a água. Após misturada a argamassa deve ser deixada em repouso por aproximadamente 15 min e depois disso ser remisturada e aplicada.

Tempo de utilização: É o tempo durante o qual a argamassa pode ser utilizada após a mistura com a água, que é de cerca de 2h e 30min, dependendo do tipo de argamassa e das condições do ambiente. Após este período a argamassa não pode mais ser utilizada.

Tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com