TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Componentes do Aço

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

UNIDADE LEME/SP

CURSO: Engenharia Civil

DISCIPLINA: Gestão Ambiental

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

André

Caio

 Fabiane

Gabriel

Leandro

Maria Naiara

Nelson

PROFª ESP. Thais

                                                                                           Gestão ambiental

LEME

MAIO / 2015

Desafio ATPS para composição de média

no 2º bimestre/2015 – disciplina: Gestão Ambiental, sob orientação da Professora Thais

LEME

2015

Anhanguera Educacional

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo descrever a história do aço, desde a descoberta do minério de ferro e posterior descoberta de misturas que resultam no aço e também derivados; as evoluções na extração do minério ao longo dos tempos e mostrar os impactos ambientais causados durante seu processo produtivo, bem como salientar seu uso na construção civil até os dias atuais.

Sumário

RESUMO        

Descoberta do ferro        

Evolução do ferro e o surgimento do aço        

Fatos Contemporâneos        

Surgimento do aço no Brasil        

A siderurgia no Brasil        

Componentes do Aço        

Carvão mineral        

Carvão Vegetal        

Coque        

Coque de petróleo        

Dolomita        

Ferro-gusa        

Ferro ligas        

Minério de ferro        

Minério manganês        

Dados de mercado        

Processo de fabricação        

O aço e sua obtenção        

Coqueiro e Sintetização        

Alto Forno        

Aciaria        

Lingotamento Contínuo        

Laminação a Quente        

Tensões Residuais        

O Carvão        

Tipos de aço        

Efeitos da mineração no meio ambiente        

Um rastro de destruição.        

Compromisso Fraco        

Efluentes líquidos        

Descoberta do ferro

O ferro foi descoberto e utilizado pelo homem há aproximadamente 4500 anos, na Ásia Menor e era encontrado em natura em meteoritos. Nessa época, por sua beleza, e maleabilidade e difícil obtenção era considerado como metal precioso e se destinava, principalmente, ao adorno.

Por se encontrado em seu estado nativo e como chegava pelo espaço, era considerado por muitos povos como uma dádiva dos deuses. A partir do momento que se descobriu como extraí-lo de seu minério é que seu uso passou a ser mais frequente.

Evolução do ferro e o surgimento do aço

O primeiro forno utilizado para a extração do ferro foi o forno de lupa, depois surgiu, na Espanha, o forno de forja Catalã, criado logo após a queda do império romano. Esse modelo foi usado durante toda a idade média, era uma lareira de pedra com foles manuais que inflavam a forja de ar, o que aumentava a temperatura e a quantidade de ferro produzido.

Mais tarde, surgiram os fornos mecânicos acionados por servos ou cavalos. Somente no século XVII, com a utilização das rodas d’gua é que foi possível a obtenção de ferro em estado líquido e não mais pastoso. Esse fato deu início a produção de armas de fogo e só mais tarde seu uso se estendeu a residências.

Em 1444, com a utilização dos altos fornos (processo utilizado até hoje) as temperaturas atingidas foram ainda maiores, o que possibilitava maior absorção de carbono e carvão vegetal.

O aço só surgiu em 1856, quando se descobriu como produzi-lo.

Fatos Contemporâneos

Devido ao avanço tecnológico dos fornos e a grande demanda por produtos derivados de ferro e aço a produção aumentava e com ela o surgimento de problemas ambientais com a grande emissão de gases poluentes durante o processo de extração do minério, devido a queima do carvão vegetal. A preocupação com o meio ambientes e segurança dos funcionários e da comunidade foi o grande incentivo para que se produzisse cada vez mais aço e com menor utilização de insumos nocivos ao meio ambiente. Fato marcante a ser citado, ocorreu na década de 90, com a convenção Quadro das Nações Unidas, que estabeleceu a redução de emissão de gases de efeito estufa e também que os países deveriam apresentar projetos na modalidade Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

No ano de 2004, na convenção de Stolcomo, os páises se comprometeram a elaborar um plano nacional de Controle de Poluentes Persistentes (POP’S)

Surgimento do aço no Brasil

Quando o Brasil foi descoberto, na chegada dos portugueses, havia por esses a esperança de se extrair ouro, prata e bronze. Porém, somente em 1554, op padre jesuíta José de Anchieta relatou ao rei de Portugal a existência de depósitos de prata e minério de ferro, onde hoje é o estado de São Paulo.

A siderurgia no Brasil

Com a descoberta do ouro, onde hoje é o atual estado de Minas Gerais, gerou-se um novo estímulo a siderurgia que passou a produzir implementos utilizados nas minas de ouro. Contudo, com a utilização desses equipamentos foi possível a descoberta de outros metais em nossas terras, o que reprimiu a construção de indústrias siderúrgicas na época, que pode ser retomada após a ascensão de Dom João VI ao trono de Portugal. Diversas industrias do segmento foram construídas nesse período, com a chegada da família real, em 1808, ao Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com