TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ecossistemas - Jerivá

Por:   •  21/10/2018  •  Artigo  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TÉCNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ

Caio Souza Marins

Guilherme Simões

Luiz André Baptistella

Eduardo Cunha

Aplicando conceitos básicos de Ecologia da População na espécie

Syagrus Romanzoffiana

Campo Mourão

2018

SYAGRUS ROMANZOFFIANA

Jerivá

Trabalho final, apresentado a Universidade Técnologica Federal do Paraná como parte das exigências para a obtenção da Disciplina de Ecossistema.

Campo Mourão, 10 de Setembro de 2018.

Resumo

A realização do trabalho foi feita no bosque da Universidade Tecnológica do Paraná e onde nós calculamos a densidade através do método do censo, e a partir disso, obtemos um número absoluto de espécies no local e calculamos a densidade. A partir disso, discutimos e analisamos os resultados obtidos. O objetivo principal foi conhecer e dissertar as características da espécie Syagrus Romanzoffiana, analisando o habitat onde foi encontrada, sua fenologia, idade, tipos de propagação e densidade.

Palavras-chave: densidade, Jerivá, população, fenologia, censo, UTFPR-CM

Abstract

The work was done within the scope of the Technological University of Paraná and since we calculate a density through the census method, and from there, obtaining an absolute number of non-local species and calculating a density. From this, we discuss and analyze the results obtained. The main one was to know and to discuss as characteristics of the species Syagrus Romanzoffiana, analyzing the habitat where it was found, its phenology, age, types of propagation and density.

Key words: density, Jerivá, population, phenology, census, UTFPR-CM

1- Introdução

A Syagrus romanzoffiana tem como nome popular coqueiro- jerivá, pertence a família das arecaceae e é uma espécie de palmeira nativa do Brasil, que aparece frequentemente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul mas além de ser encontrada no Brasil ela pode ser encontrada até o Uruguai e Argentina, sendo mais abundante no sul e leste do Brasil.

A realização do trabalho foi feita no bosque da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, após analisarmos a área estudada, verificamos a localização dos Jerivás, determinando a área e calculando a densidade. A partir disso, analisamos e discutimos os resultados

É uma espécie de grande porte com altura variando de 10 a 20m, com crescimento lento e moderado, além de ser uma planta na qual os frutos têm frutificação quase o ano todo, porém abundantemente de fevereiro a agosto e principalmente no final do inverno. Esses frutos são conhecidos como baga, parcialmente carnosos e quando maduros, são amarelos-alaranjados, lisos, de polpa fibrosa, comestíveis e de sabor agradável. É uma das fontes de alimentos dos morcegos. Desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, é bem procurada para a engorda dos suínos e dos bovinos, sendo de benéfica influência principalmente no leite produzido pelas vacas.

O uso do palmito ou broto terminal cuja obtenção implica no sacrifício total da planta, também é comestível e usado antigamente como principal fonte de forragem, para equinos, o que causou numa inominável destruição da espécie.

Se estipe é de grande durabilidade e, por isso, é uma das palmeiras mais usadas na arborização de ruas e avenidas brasileiras. Usada em construções rústicas, pois sua madeira é moderadamente pesada, dura e altamente durável (Lorenzi 1992).

Imagem I – Ilustração de estados onde Jerivá é encontrada com frequência.

2- Materiais e Métodos

Área de estudo

A pesquisa na qual vai ser desenvolvida o trabalho é essencialmente sobre a espécie apresentada na introdução e esse estudo foi feito diretamente em um bosque de reflorestamento localizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão, situada no Estado paraná e na cidade de Campo Mourão. Os dados coletados foram feitos na área do bosque da própria universidade, onde temos quatro Syagrus Romanzofianna plantadas

A área do bosque da universidade foi calculada a partir do Google Maps.

Área da Universidade Tecnológica Federal do Paraná:

Imagem II – Visão aérea da área de estudo via satélite.

Tamanho da área de estudo demarcada: 10371 Metros2

Localização: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Campo Mourão)

Estado: Paraná

Coordenadas do local do indivíduo estudado:

24°03'44.0"S 52°23'04.0"W

24° 3’ 44’’ S 52°23’ 4’’ W

24° 3’ 44’’ S 52° 23’ 5’’ W

24° 3’ 44’’ S 52°23’5’’W

Imagens da Espécie estudada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com