TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos da Ergonomia

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

“Intervir, é definir, progressivamente e em interação com os participantes da situação de trabalho, a natureza do problema e a natureza da solução a ser fornecida”. Os processos biológicos conduzem a uma degradação, as condições do trabalho e de vida podem influenciar positiva ou negativamente esse processo. Por tanto, uma intervenção favorece a uma construção da saúde, mantendo o binário de forças ser humano – sistema dentro de um equilíbrio não patológico.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho possui como missão a antecipação dos riscos inerentes ao processo produtivo, agindo de forma preventiva. A ergonomia visa conceber sistemas adaptados à lógica de utilização do trabalhador (conforto e saúde). As condições de trabalho influenciam sobre o desenvolvimento do indivíduo como trabalhador, otimizando a organização e o ambiente de trabalho terá um estimulo a produção, chegando assim ao benefício que uma intervenção pode alcançar.

A experiência acumulada é um dos fatores chaves na hora de se realizar uma intervenção, muitas vezes capitalizar a experiência dos fabricantes é uma saída. A construção de uma máquina/equipamento passa pelo seu projeto de concepção, e o objetivo da ação ergonômica é encontrar uma solução para possíveis problemas no projeto.

É necessário experiências de ação concreta dentro do contexto da intervenção real, para que as hipóteses possam ser formuladas e para que prováveis respostas possam ser encontradas. Nesse cenário, diálogos entre os operários e os engenheiros são fundamentais, onde se consegue alcançar o maior grau de reflexão, tanto técnica como prática.

Katia é uma funcionária de um grande magazine, sendo responsável pelo atendimento aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com