TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Pênsil Histórico

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANNE CAROLINNE DOS REIS MOURA FERNANDES

PONTE PÊNSIL

LIMEIRA

2017

Ponte Pênsil

Histórico

As pontes surgiram de forma natural por meio da queda de árvores sobre os rios e esse processo foi sendo imitado e aperfeiçoado pelo homem afim de interligar ao mesmo nível pontos inacessíveis separados por riosvales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. A ponte pênsil foi formada no início do século XIX e desde então pontes como essas começaram a ser construídas em todas as partes do mundo.

 [pic 1]

Disponível em: .

Essa forma de construção veio para interligar grandes   distâncias e não interferir no tráfego de barcos pois as Pontes Pênseis permitem vãos maiores. São exemplos desse tipo de construção a ponte de Menai que veio no intuito de ligar o continente galês e a ilha de Anglesey e a Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no Japão, é a mais longa ponte em suspensão projetada no mundo.

As Pontes Pênseis possibilitam grandes vãos. Nelas o tabuleiro contínuo é sustentado por vários cabos metálicos atirantados ligados a dois cabos maiores que se prendem as torres de sustentação. A transferência das principais cargas às torres e as ancoragens é feita através dos esforços de tração. Os cabos comprimem as torres de sustentação, que transferem os esforços de compressão para as fundações.

[pic 2]

Disponível em: http://www.japan-guide.com/e/e3559.html

Descrição Construtiva

Vigas treliçadas: elementos longitudinais contraventados transversalmente que servem como apoio e distribuem as cargas originárias de veículos. Servem como elementos complementares do aparelho lateral, garantindo a estabilidade aerodinâmica da estrutura;

Cabos principais: um grupo de fios paralelos que suportam as vigas treliçadas, transferindo as suas cargas para as torres principais, servindo também como elementos estabilizadores da estrutura;

Torres principais: elementos intermediários entre a superestrutura e a fundação. Suportam os cabos e transferem os seus carregamentos para a fundação.

Pendurais: elementos intermediários entre a viga treliçada e o cabo. Fazem a passagem entre a carga que é absorvida pelas vigas e a carga que é absorvida pelo cabo;

Ancoragens: blocos de concreto, que ancoram os cabos principais. Servindo por isso com apoios finais da ponte

Podem ser feita de materiais simples, como madeira e cabo de aço comum. As pontes de suspensão podem ser construídas muito acima acima das vias navegáveis. Isto é essencial para qualquer área que precisa ser capaz de permitir passar navios para passar.

A maneira que as pontes de suspensão são construídas, e os materiais que são usados, permitem que possam ser capazes de cobrir uma grande distância com materiais mínimos. Extensões principais mais longas são alcançáveis ​​do que com qualquer outro tipo de ponte.

Quanto ao tabuleiro a ponte pênsil, quando sujeita a grandes cargas de vento, apresentam movimentos desfavoráveis exindo que o tabuleiro seja projetado com grande rigidez à torção para minimizar este efeito.        

Vantagens

A área coberta por uma ponte suspensa é muito longa em proporção com a quantidade de materiais necessários para construir pontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (333.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com