TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resultados e Discussão

Por:   •  8/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

5 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Para descrevermos a propagação do som em diferentes meios, foram realizados vários experimentos e medições com a finalidade de relacionar as propriedades do som nesses diferentes meios pelos quais os experimentos foram realizados (ar, água e aço). Dessa forma, identificando quais meios uma onda sonora propaga-se com maior ou menor período, frequência e frequência angular.

        No primeiro caso, segurando o diapasão fora da caixa de ressonância, foi batido levemente, com o auxilio do martelo de borracha, em uma de suas hastes. A onda sonora causada por essa perturbação foi medida por um osciloscópio, pelo qual, forneceu o valor de  (período). Com o valor do período foi possível calcular os valores de  (frequência) e  (frequência angular) da onda.[pic 1][pic 2][pic 3]

        O período, frequência e frequência angular da onda sonora causada pelo diapasão fora da caixa de ressonância são dados pelos intervalos de incerteza mostrados na Tabela 1. Esses intervalos de incerteza foram calculados a partir de três medições diferentes feitas pelo osciloscópio.

Tabela 1

Período ()[pic 4]

[pic 5]

Frequência ()[pic 6]

[pic 7]

Frequência Angular ()[pic 8]

[pic 9]

Fonte: Autoria Própria.

        No segundo caso, o diapasão foi instalado na caixa de ressonância. Novamente foi batido, com o martelo de borracha, em uma de suas hastes. A onda sonora provocada pela vibração das hastes foi medida pelo osciloscópio. O experimento foi repetido três vezes a fim de calcularmos os intervalos de incerteza do período, frequência e frequência angular. Na Tabela 2 estão os valores desses intervalos de incerteza.

Tabela 2

Período ()[pic 10]

[pic 11]

Frequência ()[pic 12]

[pic 13]

Frequência Angular ()[pic 14]

[pic 15]

Fonte: Autoria Própria.

Comparando os dados da Tabela 1 com os dados da Tabela 2, percebe-se uma significativa diferença entre os valores de  e . O valor do período na Tabela 1 é menor em comparação com o valor do período na Tabela 2, consequentemente, os valores da frequência e frequência angular da Tabela 1 são maiores comparados com os da Tabela 2. Portanto, já que no primeiro caso a frequência é maior, o som produzido no primeiro caso é mais agudo do que o som do segundo caso.[pic 16][pic 17]

No terceiro caso foi colocado um Becker com água sobre a caixa de ressonância. Entre o Becker e a caixa foi colocado um plástico com a finalidade de que não houvesse ar entre  a caixa e o Becker, oque interferiria no som produzido. Novamente foi batido em uma das hastes do diapasão, com a rolha parcialmente mergulhada na água. O som foi medido pelo osciloscópio, e o experimento foi repetido três vezes com a finalidade de calcularmos os intervalos de incerteza do período, frequência e frequência angular do som. A tabela 3, logo abaixo, informa esses intervalos de incerteza.

Tabela 3

Período ()[pic 18]

[pic 19]

Frequência ()[pic 20]

[pic 21]

Frequência Angular ()[pic 22]

6083,328[pic 23]

Fonte: Autoria Própria.

        No quarto caso foi realizado algo semelhante com o terceiro caso. Ainda com o Becker sobre a caixa de ressonância, porém, agora sem o plástico entre a caixa e o Becker, o diapasão foi, novamente, mergulhado parcialmente na água que está no Becker. O som produzido foi medido pelo osciloscópio, e o procedimento foi repetido três vezes com a finalidade de calcularmos os intervalos de incerteza do período, frequência e frequência angular. Os intervalos de incerteza, já calculados estão na Tabela 4 logo abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (551.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com