TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Elétricos

Por:   •  24/11/2021  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Marcio Souza

RGM: 17244102 – 6º A

Eletromagnetismo II – Engenharia Elétrica

Profº André Oliveira

LEI DE FARADAY – RESUMO

A Lei de Faraday ou Lei de Indução Eletromagnética foi de descoberta e publicada por Michael Faraday em 1831. Em seus experimentos, Faraday verificou que o campo magnético poderia gerar corrente elétrica. Em um desses experimentos, ele utilizou dois solenoides; um deles ligado a uma fonte de tensão com uma chave para acionamento do circuito, e o outro solenoide ligado a um amperímetro para verificar a passagem de corrente. No momento que a chave do primeiro solenoide era fechada, com a passagem da corrente elétrica gerada pela fonte, surgia um campo magnético nesta mesma solenoide e, no amperímetro acoplado na segunda solenoide acusava o surgimento de uma corrente elétrica momentânea que logo desaparecia – o ponteiro do amperímetro ia até o máximo e voltava ao zero novamente.

[pic 1]

O amperímetro somente acusava o surgimento de corrente elétrica novamente, no momento em que a chave da primeira solenoide que estava ligada, era desligada. Porém, o ponteiro indicava uma corrente elétrica no sentido contrário e logo voltava a zero novamente.

[pic 2]

Faraday percebeu que a corrente elétrica que surgia na segunda solenoide só era gerada quando havia variação do fluxo de campo magnético em seu interior, e que essa variação de fluxo magnético era gerado ao ligar ou desligar o circuito na primeira solenoide. Ele percebeu também que o sentido da corrente elétrica era diferente se o circuito estava sendo ligado ou desligado. No momento em que o fluxo magnético se estabilizava; ficava sem variação, não havia mais nenhuma corrente elétrica na segunda solenoide.

Ele concluiu que a variação do fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica – que foi denominada força eletromotriz (f.e.m) induzida.

O fenômeno da indução foi descoberto por Michael Faraday, mas a fórmula matemática foi desenvolvida pelo matemático Franz Ernst Neumann e complementada pelo físico Heinrich Lenz; que adicionou o sinal negativo à fórmula, que diz que a corrente induzida tem um sentido que gera um fluxo induzido oposto ao fluxo indutor.

[pic 3]

ε = força eletromotriz induzida (V - volts)

ΔΦ = variação do fluxo magnético (Wb)

Δt - intervalo de tempo (s)

A grande maioria dos equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para produzir uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores, transformadores, alternadores e indutores, todos por meio da variação no campo magnético. A descoberta de Faraday foi um marco no eletromagnetismo e contribui até os dias de hoje na evolução tecnológica da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (531.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com