TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tópicos de Pesquisa

Por:   •  6/1/2023  •  Ensaio  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

Partida direta de um motor

A partida de um motor é o momento em que a corrente circula pelo enrolamento do mesmo, fazendo que ele saia de um estado inerte e passando a produzir torque que é utilizado em inúmeras aplicações.

Os motores elétricos são responsáveis pela maior parte do consumo de energia na indústria brasileira, sendo assim, a partida de um motor elétrico é um evento que necessita planejamento e manutenção. Do contrário, há diminuição da eficiência energética deste e gastos desnecessários, podendo ocasionar inclusive problemas nas instalações.

Há diversos tipos de acionamentos sobre cada uma das partidas elétricas existentes:

Partida Direta, Partida Estrela Triângulo, Partidas Compensadas (raramente utilizada na atualidade), Partidas Eletrônicas Compactas, Partidas Eletrônicas Suaves (Soft Starter), Partidas Eletrônicas com controle de torque e velocidade (conversores/inversores)

Em questão está a partida direta

Na partida direta, a chave é diretamente ligada ao motor. Esta configuração acelera rapidamente a carga, são fornecidos conjugado e corrente de partida plenos, não há limite de número de partidas por horas. Normalmente é utilizado em partidas de motores para pequenas potências, onde os valores de corrente (A) são menores.

Contudo, este tipo de partida pode gerar picos de corrente na rede. Isto é, no momento da partida o motor precisa de grande quantidade de energia para vencer a inércia inicial. Isso eleva o consumo de energia e pode ocasionar problemas na rede, como oscilação e a possível sobrecarga no sistema. Para sua implantação é necessário sobredimensionamento do sistema de proteção.

Uma das alternativas do mercado para corrigir os malefícios apontados acima é contar com métodos mais eficientes de partida. É possível ganhar maior confiabilidade na operação, aumentar a conservação dos equipamentos e a economia no consumo de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (516.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com