TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Àcidos e Bases

Por:   •  20/11/2017  •  Artigo  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Ácidos e Bases

Segundo Arrhenius, basicamente, ácidos são substancias corrosivas capaz de dissolver até metais e substancias que em meio aquoso liberam cátions de hidrogénio (H+), enquanto as bases são substancias que neutralizam os ácidos liberando hidroxilas (OH-). Outra teoria proposta por Bronsted-Lowry ficou mais aceita ao entendimento, pois, de acordo com sua teoria desenvolvida, os ácidos são substancias capazes de receber prótons enquanto as bases substancias capazes de doar, chegando a uma concordância que quanto maior o potencial do ácido, menor o potencial da base e assim vice-versa.

Alguns exemplos de ácidos e bases:

- Nesta reação a amônia recebi um próton 

NH3(aq)+H2O(l)→ NH4+(aq)+OH-(aq)

- Nesta reação a amônia transfere um próton, sendo um ácido 

NH4+(aq) + H2O(l)→ NH3 (aq)+OH-(aq)

       É possível fazer uma medição da acidez em uma substancia, que medi a concentração de hidrogénio iónico em uma determinada solução, a medição é feita em uma escala determinada pH que varia de 0 a 14, onde possui a intermediaria 7, que é o valor de pH neutro. A medição de pH pode ser feita por substancias ou equipamentos.

       Ácido 07Neutro14Básico

        Ácido (+) < ------------------------------>. Básico (-)

        Básico (+) <------------------------------->. Ácido (-)

        

A identificação de um ácido ou base pode ser feita também por indicadores líquidos como azul de bromotimol que ao adicionar à substancia apresenta coloração azul para bases, amarelas para ácidos e verde para neutras, a fenolftaleína também é usada para identificar, porém apresenta colorações diferentes para ambos, para meios básicos apresenta uma coloração violeta e para substancias básicas e ácidas é incolor.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com