TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA E TECNOLOGIA: A COMUNICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Artigo: PEDAGOGIA E TECNOLOGIA: A COMUNICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 12

PEDAGOGIA E TECNOLOGIA:

A COMUNICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Profª Dra. Araci Hack Catapan

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

hack@linhalivre.net

Profº Dr. Francisco Antonio Pereira Fialho

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

fialho@eps.ufsc.br

Resumo

A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na vida quotidiana das pessoas tem despertado o interesse singular dos profissionais da educação no sentido de construir e utilizar a potencialidade desses recursos no trabalho pedagógico. Este desafio tem gerado inúmeros projetos e produtos e as mais diversificadas formas de aplicação.

Propor a exploração da TACD, particularmente como mediação no processo pedagógico, implica entendê-la não apenas numa relação bilateral, aluno/computador, mas sim no sentido de uma relação multidimensional, em que os sujeitos geram, nos processos de interação mediados pela Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, um outro lugar, uma rede de representações que ao se constituir subverte os padrões de aprendizagem preestabelecidos nos modelos tradicionais.

As novas formas de comunicação colocam um no novo modo do saber, um novo processo de construção do conhecimento. O propósito deste estudo é verificar a inter-relação entre tecnologia e pedagogia, e na dinâmica de suas implicações construir indicadores pedagógicos de caráter geral para mediação em TACD no processo pedagógico.

Palavras chaves Cibercultura, Pedagogia, Tecnologia, Comunicação digital

Abstract

The prominence of the technologies of communication and information in the quotidian life has raised a special interest by the professionals of education in the sense of building and exploiting the potentialities of those resources in the pedagogical work. Such a challenge has generated a number of projects and products and very diversified modes of application.

To suggest the use of the ATDC (Advanced Technology of Digital Communication), particularly as mediation in the pedagogical process, implies in viewing it not only in a bilateral relation pupil/computer, but rather in the sense of a multidimensional relation in which the subjects generate, in the processes of interaction mediated by the ATDC, another place, a network of representations which, while constituting itself, subverts the pre-established learning patterns in the traditional models.

The new modes of communication include in the new mode of knowledge acquisition a new process of knowledge construction. The goal of this study it is the verification of the interrelation between technology and pedagogy, and of building pedagogical indexes of a general character for mediation in ATDC in the pedagogical process.

Keys word: cyberculture, pedagogy, technology, digital communication .

I Introdução

A celeridade das transformações técnico-científicas provoca alterações radicais no panorama econômico, social e cultural, impondo uma revisão profunda nos processos emergentes de produção da existência. As novas tecnologias e as novas formas de organização do trabalho estão acompanhadas de uma reestruturação sem precedentes nos processos de produção e consumo e, consequentemente, nos processos de formação do homem.

No atual contexto as contradições da produção histórica dos sujeitos vão se pondo cada vez mais evidentes, mais explícitas. Um aspecto qualitativamente modificador é a objetivação e a provisoriedade nos processos de conhecimento, determinadas pela dinâmica e pela flexibilidade da TACD - Tecnologia Avançada de Comunicação Digital , exigindo de cada um e do coletivo um alto investimento intelectual. Instala-se um processo de transformação existencial sem precedente, marcado pelo imprevisível, pelo indeterminável, e nele o homem se insere construindo sua sobrevivência, sua identidade, diferenciando-se dos outros seres vivos pela possibilidade de reflexão e de crítica ou de autoconsciência. A realidade comunicacional desnuda cada vez mais o homem de sua 'humanidade moderna', ou seja, da centralidade da razão passa pela possibilidade cada vez mais atual objetivada fora de si nas 'tecnologias da inteligência' .

O mundo da comunicação digitalizada formaliza-se com maior agilidade pois se sustenta na codificação da informação e na comunicação da mensagem por diferentes formas de linguagem. A educação, por sua vez, não prescinde da informação e do processo de comunicação, mas se diferencia desses pelo objetivo de potencializar a construção conceitual a partir da interpretação da informação e da reelaboração da mensagem, isto é, pelo compromisso com a construção de novos conhecimentos.

Entender a Tecnologia Avançada de Comunicação Digital informatizada como mediação básica no processo de trabalho pedagógico implica o movimento dialético de apreender as razões que, em alguns casos unem, globalizam e, em outros, colocam em oposição, fragmentam os sistemas de representação conceitual.

A mediatização dos processos culturais requer um sujeito com maior competência crítica, habilidade e rapidez não só no acesso às informações mas na sua seleção, e sobretudo na reelaboração dos conhecimentos. É cada vez maior a necessidade de atenção, criticidade e ação mental rápida para evitar o equívoco, tão comum hoje, de se 'colar' informação e conhecimento. É preciso perceber a diferença fundamental entre esses dois processos que se implicam profundamente, mas não são a mesma coisa. São metades, desiguais, ímpares (Deleuze, 1988). Informação é o fato intencionalmente selecionado, codificado e submetido a um processo de refinamento, informatizado ou não, para a veiculação das idéias, imagens, sons, cores, mensagens. É um saber objetivado.

O conhecimento diferencia-se da informação enquanto se entende conhecimento como um processo dinâmico de interpretação, de reelaboração das informações a que são conferidos sentido e significados operados pelos sujeitos no processo da comunicação.

Nesse sentido, o processo de trabalho pedagógico que se constitui na interdeterminação entre cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com