TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERÍCIA: PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CÍVIL

Por:   •  3/9/2017  •  Seminário  •  5.123 Palavras (21 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 21

UNESC[pic 1][pic 2]

Faculdades Integradas de Cacoal 

Graduação em Engenharia Civil

E-Mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.br
 

        

DAMYSSON HENRIQUE BEZERRA DA SILVA DIAS

FELIPE RIBEIRO JUSTO

JEFFERSON MAXIMILINO

JULIETI FERREIRA BIAZATTI

LUALISON GONÇALVES

PERÍCIA: PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CACOAL/RO

2015

UNESC

Faculdades Integradas de Cacoal 

DAMYSSON HENRIQUE BEZERRA DA SILVA DIAS

FELIPE RIBEIRO JUSTO

JEFFERSON MAXIMILINO

JULIETI FERREIRA BIAZATTI

LUALISON GONÇALVES

PERÍCIA: PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

[pic 3]

CACOAL/RO

2015

Sumário

Introdução        1

Perícia na Engenharia        2

Arbitramento        2

Avaliação        2

Exame        3

Vistoria        3

Perito em Engenharia        3

Pericias extrajudiciais        4

Perícia e Consultoria        4

Perito em Estruturas        5

Atividades de um perito        6

Desapropriação        6

Vistoria Cautelar        6

Retificação de Registro        6

Nunciação de Obra Nova        7

Embargo        7

Conceitos Técnicos        7

Vícios        7

Defeito        7

Avaria        8

Decrepitude        8

Deterioração        8

Mutilação        8

Laudo Técnico        8

Legislação e construção civil        9

Patologia na construção civil        11

Entrevista com Engenheiro perito Octávio Galvão        2

Considerações Finais        4

Referências        5

Introdução

A perícia é umas das área que mais vem crescendo nos últimos anos no campo da engenharia civil. Esse trabalho tem por objetivo demonstrar alguns conceitos referentes a perícia aplicada à engenharia, as especializações feitas por esses profissionais bem como as disciplinas mais relevantes para sua atuação, sua relação com a consultoria, as normas que devem ser seguidas pelos engenheiros peritos e a atuação desses profissionais.


Perícia na Engenharia

Mesmo considerando que muitas construções têm dado verdadeiros exemplos de sucesso sob condições extremas, é importante salientar que não durará para sempre. Mesmo se construídas sob condições ideais e com mão de obra especializada, diferente da realidade que se pode encontrar, com o passar do tempo essas obras tendem a apresentar-se com patologias, o que pode comprometer a sua confiabilidade.

Para que se dê mais confiabilidade em determinada obra é necessário o acompanhamento de seu desempenho para que possa evitar acidentes graves como desabamentos. Para tanto é necessário o aprimoramento profissional dos peritos de engenharia, pois estes devem emitir pareceres técnicos de acordo com casos diferentes e só o farão se tiverem capacidade para analisar os problemas encontrados.

Consoante a norma NBR-13.752/96 – Perícias de engenharia na construção civil – a perícia pode ser definida como “atividade que envolva a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos”. Assim, a perícia, na engenharia civil, é o exercício que busca compreender e entender os motivos e as ações que levaram a ocorrer determinado fato, geralmente um acidente. Nelson Nór, diretor da Nelson Nór Consultoria e Engenharia de Avaliações, define a perícia como a avaliação das causas de um acidente, como o desmoronamento de um edifício devido a uma falha estrutural, anomalias, patologias, má-execução, erro de projeto ou problema com material (GEROLLA, G.  2011).        

A Norma Básica Para Perícias De Engenharia do IBAPE - SP 2002 classifica as seguintes espécies de perícias: A de Arbitramento, a de Avaliação, a de Exame e a de Vistoria.  

Arbitramento

A de Arbitramento decorre da necessidade de se escolher entre opções que são opostas e tecnicamente controversas, ou ainda as que envolvem aspectos subjetivos. Um exemplo seria que em uma obra com vários engenheiros, cada um deles propõe soluções que se contradizem para resolver um mesmo problema, cabendo ao perito analisar e decidir qual a melhor forma.

Avaliação

A Avaliação ocorre quando deseja-se determinar tecnicamente o valor monetário e ou qualitativo de um direito, de um bem ou de um empreendimento.

Exame

O Exame acontece quando, devido a uma causa maior, faz-se uma inspeção, verificação em pessoas, coisas, móveis, entre outros, com objetivo de se encontrar fatos ou ocorrências de interesse à causa.

Um exemplo que abrange a Avaliação e o Exame seria caso a Polícia Federal estivesse investigando uma determinada obra pública por acreditar que ela esteja superfaturada e usada para lavagem de dinheiro, será contratado um engenheiro perito que fará a análise de todo o custo, do valor geral da obra, baseado nos preços de mercado. Assim ele verificaria o valor monetário da obra e sua ação seria para uma causa maior, a investigação.

Vistoria

A Vistoria ocorre quando há verificação de um fato, devido uma análise profunda e descrição detalhada dos elementos que compõem-no. Como por exemplo, a vistoria cautelar, onde antes da obra, o perito faz uma análise dos possíveis impactos que esta causará na vizinhança, além de poder prever situações que possam ocorrer por negligência, vício ou mau uso dos materiais.

Perito em Engenharia

O perito em engenharia trata-se do profissional que possui habilitação, dada pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, para executar uma perícia. Segundo Vera Lúcia de Campos Corrêa Shebalj, presidente do IBAPE-PR (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná), teoricamente, qualquer profissional recém formado e com o registro do CREA poderá fazer uma perícia, porém na prática, apenas aqueles com especializações, pós-graduações e alguns anos de prática é que são tidos como engenheiros peritos e possuem lugar garantido no mercado de trabalho (SANTOS, 2011).    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com