TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III E IV

Ensaios: PIM III E IV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  6.437 Palavras (26 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar VII e VIII

CAMPINA GRANDE/2014

NOME:

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, apresentado como requisito paraobtenção da aprovação do 4º período do curso Gestão em Tecnologia da informação da UNIP – Universidade Paulista, sob orientação de

CAMPINA GRANDE-PB

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para a realização do PIM VII e PIM VIII baseado nas dicas disponibilizadas pela docência, contendo a fundamentação teórica e a aplicabilidade dentro de uma empresa, como foi solicitado. O novo cenário competitivo do século XXI, caracterizado, principalmente pelos avanços tecnológicos, globalização e desregulamentação tem levado a um número cada vez maior de empresas a buscar novos mecanismos e técnicas que as ajudem no processo de gestão administrativa e tecnologia da informação, para obter um maior crescimento e desenvolvimento sustentável ao longo tempo.

Diante deste contexto, a consultoria vem assumindo um papel de suma importância para as empresas de pequeno e médio porte, pois é através dele que as organizações conseguem desenvolver suas vantagens competitivas, para assim poder competir em iguais condições com empresas de grande porte, obter resultados positivos para um maior crescimento, garantir sua permanência no mercado e conseguir estabilidade.

Na maioria das vezes, as empresas não realizam uma consultoria antes de dar início a suas atividades, inicialmente, só visam o lucro imediato, e logo depois todos seus investimentos transforma-se em dívidas e perdas de negócios. A consultoria é um instrumento imprescindível para que a organização possa se antecipar, e se preparar para superar desafios impostos pela economia bem como os cenários de mudanças e transformações econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o ambiente dos negócios, orientando-as para que seja possível alcançar seus objetivos, garantindo a estabilização dos recursos e das competências da organização, visando aproveitar as melhores oportunidades encontradas no ambiente.

A elaboração da consultoria é de fundamental importância, pois ele dá o “rumo” à organização, ou seja, direciona o caminho a ser seguido pela empresa, definindo os objetivos e verificando os pontos a serem melhorados. Com isto, a consultoria se torna crucial para que através dele, a empresa possa definir os investimentos que terá de fazer para amparar seu plano de crescimento, também servirá como auxilio no estabelecimento das competências essenciais que a empresa deverá ter para se tornar a empresa que quer ser nos próximos anos.

1.0 A IMPORTÂNCIA DA MÃO DE OBRA

A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar.

Essa política permite economia no curto prazo, mas implica, em médio prazo, aumento de custo por causa da baixa produtividade, falta de qualidade, faltas frequentes e pequeno tempo de permanência do funcionário.

Alguns empresários afirmam também que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois ele pode sair da empresa e, assim, o valor investido será perdido. Na verdade, o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.

Até uma empresa pequena deve estabelecer um processo de recrutamento, seleção e capacitação dos funcionários com mais cuidado do que geralmente se faz. Ele deve ser focado em encontrar a pessoa mais capacitada para a vaga, conforme o perfil necessário.

Após contratar, o funcionário deve ser integrado à empresa, apresentado a todos os funcionários e setores. Deve-se falar a ele sobre a empresa, seus produtos e como deve trabalhar. Seu desempenho deve ser acompanhado, e é importante treiná-lo. As empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, isto é, resolvam os problemas e não precisem ser “empurrados” para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio.

Em nossa empresa, tem-se a preocupação rigorosa na hora do recrutamento de pessoal, pois é a partir da mão de obra qualificada que grandes empresas maximizam suas produções e ofertas de serviços, e consequentemente seus lucros. É exigido um grau de escolaridade e experiência mínima para cada cargo, muito embora, o novo colaborador passe por diversas qualificações para aperfeiçoar suas técnicas profissionais de acordo com o cargo assumido.

A softdeveloper é uma prestadora de serviços, serviços na sua maioria manuais dos quais a mão de obra é imprescindível para a realização dos trabalhos.

1.1TIPOS DE RECRUTAMENTO

Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento interno é utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização. Já o recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição. O gestor de pessoas da organização é responsável por preencher vagas sempre buscando um melhor perfil e de forma que organização consiga economizar recursos e otimizar resultados.

A maior parte das empresas através do seu recrutador primeiramente busca um candidato interno. O custo da logística de contratação externa é bem mais oneroso para a organização, porém se o mesmo não conseguir um candidato que consiga preencher os quesitos para o cargo será necessário o suprimento do cargo com algum pretendente externo. O recrutamento externo pode desmotivar os colaboradores da empresa que ao preencherem uma vaga buscam reconhecimento e plano de carreira. Em determinadas situações não há como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com