TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III E IV

Artigo: Pim III E IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

DOMINGOS SÁVIO PINHEIRO MACENA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Mecânica Macena

Manaus

2014

RESUMO

Apresento por meio deste projeto a mecânica familiar Macena e seus meios funcionais através das matérias ministradas tanto por meio online quanto em sala. A mecânica e autopeças apresentada é uma empresa de pequeno porte que teve seu inicio como objetivo principal acrescentar na renda familiar e que tornou-se uma das principais formas de manutenção financeira da família.

Palavras-chave: empresa pequena, mecânica, autopeças.

SUMÁRIO

Introdução

3

Suprimento de Mão de Obra

4

Gerenciamento de Pessoas

5

Contabilidade

6

Conclusão

8

Referências

9

3

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como foco a empresa Mecânica Macena – empresa de pequeno porte, que foi criada com intuito de auxiliar na renda familiar, na qual tem como principal objetivo a manutenção dos carros, instalação de aparelhagem e personalização. Neste projeto apresenta-se uma visão mais específica da empresa, analisando aspectos como Contabilidade, Gerenciamento de Pessoas e Suprimento de Mão de Obra, que são utilizados na empresa.

4

Mecânica Macena

Suprimento de Mão de Obra

As inovações tecnológicas nas oficinas mecânicas trazem consigo uma necessidade de conhecimentos específicos para o manuseio das mesmas; deste modo, os parceiros necessitam de conhecimento mais aprofundado para o uso correto dessas máquinas. Com isso, os recursos humanos ao selecionar seus colaboradores, levam-se em conta seus conhecimento e experiências em mecânica.

A seleção de seus colaboradores é feita de forma externa, tendo como processo de análise curricular a primeira seletiva para adição de um colaborador. Para que acontece esse recrutamento, é disponibilizada a vaga (quando existe) nos perfis das redes sociais e nos jornais de maior circulação, com o período de 30 dias após a primeira publicação, para serem analisados todos os currículos enviados. Após a primeira seletiva, serão feitos pequenos testes práticos na área desejada, e em seguida, entrevistas com os selecionados, para assim poder finalizar o processo de seleção.

Segundo Chiavenato, “O recrutamento é um sistema de informação das empresas que constituem o mercado de trabalho e é destinado aos candidatos que povoam o mercado de recursos humanos para divulgar ofertas de empregos”; então, cabe ao recrutamento, verificar e analisar a vaga, e após isso “identificar onde estão situados os candidatos; verificar como informá-los das oportunidades de trabalho que a empresa oferece; e interessá-los e atraí-los a comparecer à empresa para uma entrevista inicial de triagem”.

Ao chegarmos a triagem, como mencionado acima, será feito um teste prático com algumas rotinas da mecânica, de caráter eliminatório. Com aqueles que ficarem serão feitas as entrevistas, e estas os entrevistadores, que estará incluso o administrador, irá querer saber mais sobre as experiências anteriores e/ou a falta delas. Além também de querer conhecer alguns aspectos cursos que o candidato colocou em seu currículo.

5

Todo esse processo é cuidadosamente analisado e averiguado, para que a empresa possa atrair os candidatos necessários e desejados; além de selecionar o que mais se encaixa no perfil da empresa.

Gerenciamento de Pessoas

O gerenciamento de nada mais é que a habilidade de trabalhar com todas as pessoas, aproveitando e desenvolvendo as habilidades e competências de seus colaboradores, além de tentar amenizar os pontos fracos que esses funcionários possam ter em sua atual função, incentivando o trabalho em equipe e a relação recíproca entre organização e funcionários, buscando ter o mesmo interesse. Segundo Dessler “o trabalho em equipe é uma nova forma de obter resultados com excelência, além de gerenciar a diversidade, exigindo criatividade, inovação em sistemas, estruturas e relacionamento”.

A busca de profissionais qualificados e competentes nem sempre é a das mais fáceis, e a Mecânica Macena, desde sua inauguração, deu prioridade a seus parceiros, os ajudando a ter seu crescimento profissional, o que contribui para a melhoria nos serviços e atendimentos. O ato de gerir esta intimamente relacionada em acrescentar em seu rol de parceiros, profissionais dispostos a aprender e a trabalhar para gerar serviços de qualidade superior. Deste modo, a empresa mantêm seus colaboradores satisfeitos e motivados, ao mesmo que atendem as necessidades empresariais e dos clientes.

Para que o trabalho de um gestor seja eficiente, o mesmo deve saber separar suas emoções pessoais com o trabalho, deve aprender a lidar com o capital humano e suas infindáveis variáveis. Deve também reconhecer que quando se há valorização do trabalho (tanto do trabalho do gestor, quanto do trabalho dos colaboradores), o ambiente deixa de ser lugar de uma obrigação e se transforma em um lugar de auto-realização. Essa mudança no conceito, e acaba por trazendo e/ou transformando que os objetivos, desejos e interesses empresariais se assemelhem com os desejos, objetivos e interesses do corpo funcional.

Isso acontece porque a auto-realização motiva a todos, dando prazer quando o trabalho é bem feito, quando a meta é alcançada. Alguns autores sugerem

6

que não basta estar motivado, para um bom desempenho na organização, a mesma deve proporcionar condições ambientais para que seus colaboradores exerçam sua função adequadamente.

Podemos afirmar a partir dos conceitos mencionados, que um conjunto de fatores interage e interfere na qualidade da gestão. Investir em seus colaborados, ajudá-los a aprender mais sobre sua função e se especializar mais, elogiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com