TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Projeto Multidisciplinar II

Trabalho Universitário: PIM - Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Nesse trabalho pretendesse fazer um breve resumo de como a virtualização e o desenvolvimento sustentável é a melhor maneira de reduzir tempo, recursos naturais e TCO. A intenção é mostrar que, com a virtualização, ficam muito mais fáceis e econômicas as operações de TI. Reduzindo a quantidades de máquinas e aumentando seu poder de processamento, facilitando o gerenciamento de seus aplicativos, economizando espaço físico e tempo de operação. Mostrando que é necessário investir em profissionais qualificados. A TI Verde é o futuro das empresas para redução de custos e também a iniciativa de responsabilidade sócio-ambiental. As empresas que relacionam seu nome com desenvolvimento sustentável é bem vista pelos seus clientes. Mostrando que, com a implantação do SAP EC, mesmo com vários desafios todas as áreas da empresa são beneficiadas. E com a implantação da NFE, melhor utilização dos recursos naturais e utilizando melhor os materiais, como as reutilizações de caixas de papelão na produção conseguiram reduzir significativamente o TCO da empresa.

Palavras chave: Virtualização, Desenvolvimento Sustentável, T.I Verde, Implantação do Sistema SAP, Redução de TCO.

ABSTRACT

This work intended to give a brief outline of how virtualization and sustainable development is the best way to reduce time, resources and TCO. The intention is to show that with virtualization, they are much easier and economical IT operations. Reducing the numbers of machines and increasing its processing power, facilitating the management of their applications, saving space and time of operation. Showing that it is necessary to invest in qualified professionals. The Green IT is the future of the companies to reduce costs and also the initiative for social and environmental responsibility. Companies that list their name with sustainable development is welcomed by his clients. Showing that with the implementation of SAP CE, even with multiple challenges all areas of business are benefiting. And with the implementation of NFE, natural resources and using better materials, such as the reuse of cardboard boxes in production, could significantly reduce the TCO of the company

Key words: Virtualization, Sustainable Development, Green IT, SAP Deployment System, Reduce.TCO.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal é estudar a tendência de planejamento de TI em uma empresa onde as mudanças afetam significativamente os processos de gerenciamento, desenvolvimento custo, espaço, instalações, cultura organizacional e até na economia de recursos naturais.

Em poucos anos a empresa que não tiver sua marca associada a temas como crescimento sustentável, uso racional de recursos naturais, respeito ao meio ambiente e eficiência energética, estará sujeita a ser vista pelo mercado como uma inimiga da natureza.

Este trabalho apresenta uma sucinta definição de desenvolvimento sustentável e da importância da tecnologia da informação (TI) na gestão do desenvolvimento sustentável, mostrando alguns casos de empresas que estão aplicando a TI, viabilizando seus processos, tornando-os mais eficientes e diminuindo o desperdício.

Com o aumento da capacidade de processamento dos computadores, toda esta performance não tem sido aproveitada, existem situações em que este processamento fica ocioso, deixando de produzir e não justificando o grande investimento. Com isso a virtualização passa a ser uma grande solução para ampliar o nível de serviço e permitir que mais processos sejam executados simultaneamente, tornado os equipamentos mais produtivos.

Com o desenvolvimento este trabalho de pesquisa, será possível encontrar respostas e chegar a uma conclusão sobre a efetivação de uma possível proposta de virtualização nas empresas, visualizando todos os aspectos que este novo modelo de consolidação de infraestrutura de TI pode trazer de benefícios, apontando os cenários e aplicativos de negócios em que a virtualização pode ser utilizada como uma boa vantagem e diferencial de mercado. O grande desafio vai além desta nova tecnologia, é uma quebra de paradigmas e de renomados conceitos de TI, onde assim, surge a necessidade de um maior detalhamento sobre este novo passo da evolução desta tecnologia.

2. - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento econômico de uma empresa é essencial, mas o caminho adotado não deve ser o mesmo de muitas empresas do passado, esgotando os recursos naturais sem consciência.

Basicamente, desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, sendo assim, o ideal do desenvolvimento sustentável é harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

A idéia de desenvolvimento sustentável tomou conta do vocabulário popular, através do documento intitulado “Nosso Futuro Comum”, mas comumente conhecido como Relatório Brundtland. A idéia central deste documento é o desenvolvimento econômico, sem que este seja sinônimo de degradação ambiental. A World Commission on Enviroment and Developmente – WCED (1987) entende como sendo desenvolvimento sustentável “(…) desenvolvimento (…) que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”. (KINLAW, 1997, p. 82).

3. - VIRTUALIZAÇÃO

O termo virtualização descreve a separação dos recursos físicos dos recursos lógicos, tal como a memória virtual, por exemplo, que os softwares (programas, unidade lógica) ganham mais memória do que se estivessem instalados fisicamente, ou até, obter mais armazenamento, conforme demanda de utilização, no qual todas estas operações poderão ser realizadas com todos os processos em plena operação, sem percepção alguma dos usuários. Estas técnicas podem ser aplicadas em outros segmentos da área de TI, como redes, armazenamento, notebooks, servidores, sistemas operacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com