TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Exames: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

“SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO”

Adriana Rodrigues: 394434

Bruna Mendes Cardoso: 397072

Fernanda de Oliveira Ferreira: 401839

Keila Cordeiro Mendonça Cartaxo: 399303

Sandra Maria Pereira Silva: 392719

Sobradinho, DF

2013

“SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO”

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação.

Sobradinho, DF

2013

Sumário

1. Introdução 4

2. Sociologia e suas contribuições para a educação 5-6

3. Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual? 6-8

4. Temáticas educacionais 8-10

5. Considerações Finais 11

6. Bibliografia 12

1-Introdução

Na produção dos relatórios a seguir estaremos atribuindo significados à sociologia e sua contribuição para a educação com base nos relatos teóricos de grandes autores, a sociologia nos ajuda na construção da cidadania, sua função é baseada na reflexão, análise e crítica. Colaborando assim para a construção e formação de sujeitos autônomos e prontos para viverem em sociedade. Através da importante ligação entre a educação e sociedade criam-se oportunidades de emancipação do aluno como sujeito. Sociedade e educação andam juntas, nenhuma pode evoluir sem que a outra a acompanhe, somos produtos do meio social em que estamos incluídos.

2-Sociologia e suas contribuições para a educação

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou a diferentes grupos que forma a sociedade, sendo assim pertencente ao grupo das ciências sociais e humanas. O século XIX foi um terreno fértil para formação dessa nova ciência, que objetivava explicar as dinâmicas das sociedades humanas contemporâneas. O pensador francês Isidore-August-Marie-François-Xavier Comte (1798-1857) criou uma poderosa escola filosófica, que ambicionava se afirmar como uma religião racionalista, o Positivismo, e o termo Sociologia para definir a área do conhecimento que estudaria a sociedade. O Positivismo representa uma ruptura com o idealismo filosófico, exigindo maior respeito com a experiência e os dados positivos, recuperando referenciais do empirismo. No Sistema de Política Positiva, se afirma como um projeto para reorganizar a sociedade humana, em que o pensador não se apresenta como um metafísico, e sim como guia de uma humanidade empenhada em estabelecer inovações nos modelos de ação humana, na ordem mundial, nas relações dos homens entre si e deles com o mundo.

Sociologia da educação, considerada um ramo da sociologia, tem por objetivo o estudo das relações gerais entre as escolas e a sociedade em que ela insere e ao serviço da qual se encontra. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social.Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral, Para ele, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social, que em cada aluno existemdois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que ele chamou de individual, o jovem bruto, que é formado pelos estados mentais de cada pessoa, ele acredita que a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que foram os homens os responsáveis pela criação da escola e junto com a sociedade interagem e se completa, sendo uma instituição que atende as necessidades e condições sociais ela está sujeito às mudanças, inserindo as regras sociais com reprodução dos hábitos e valores. Sociologia é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Portanto, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. A educação como processo social global que ocorre em toda sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível; os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; a escola como unidade sociológica, lógico; a sala de aula como subgrupo de ensino. A sociologia da educação abrange estudo dos processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influencias exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação. É que no interior do campo cientifico da sociologia da educação convivem, na atualidade, teorias voltadas para a ação cotidiana, em que predominam, por um lado, temas relacionados á representação social, á ação do sujeito no cotidiano, e, por outro, teorias voltadas para o sistema social mais amplo, em que predominam as abordagens dos nexos entre a estrutura social.

3-Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?

“Entre os muros da escola”, estreou no Brasil em março de 2009. Grande vencedor na Palma de Ouro em Cannes, e indicado ao Oscar em melhor filme estrangeiro, dirigido por Laurent Cantet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com