TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA E DEFINIÇÃO DO MODELO TEÓRICO

Por:   •  24/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UFAL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA – UNIDADE EDUCACIONAL DE PENEDO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA E DEFINIÇÃO DO MODELO TEÓRICO

ANDREA MONTENEGRO DOS SANTOS

CAROLINE THAYS DOS SANTOS ALVES

GRAZIELI DA CRUZ

MAYARA DO NASCIMENTO MAURÍCIO SILVA

THIAGO PEREIRA FERREIRA

Penedo – Alagoas

2018

Planejamento do Projeto de Pesquisa e Definição do Modelo Teórico

O projeto de pesquisa é o planejamento de um método que é utilizado pelo pesquisador para se obter uma pesquisa.

O ponto inicial de um projeto de pesquisa é a ideia brilhante que o pesquisar teve.  Ser curioso, ter raciocínio logico, ter iniciativa e está disposto. Colocar no papel o que será feito para que a ideia não se perca, anotar o que será feito e o porquê de estar fazendo isto.

Depois de toda ideia bolada é hora de escolher o tema que de suma importância em um projeto de pesquisa é preciso escolher um tema. Para se ter um tema específico é preciso delimitar o tema geral. O pesquisador deve ter o domínio do tema abordado. Dar justificativas e mostrar o objetivo, trazer à realidade a importância da tal pesquisa cientifica.

Pesquisar é uma atividade social e é necessário que o pesquisar se insira em grupos de pesquisa para dar início a seu projeto.

Ao longo do tempo o homem busca conhecimento através das pesquisas. O campo do conhecimento é um dos mais abrangentes, são várias as áreas profissionais que estão ligadas com a geração de conhecimento.

 Na engenharia de produção por exemplo, quando é gerado um projeto cujo o objetivo é desenvolver conhecimento sobre uma determinada área, esse conhecimento é chamado de cientifico ou acadêmico. Para de fato ser aceito nessa categoria, processo de geração do conhecimento tem que seguir uma série de regras de procedimentos.

A missão do pesquisador é transformar conhecimento existentes usando equipamentos e recursos em novos conhecimentos que tenham valor para o mercado acadêmico. Segundo Whitten (2003. 71) o objetivo último é mudar os mapas mentais da comunidade que está estudando um determinado fenômeno.

O termo cientifico vem sendo aperfeiçoado ao longo do tempo. Frederich Taylor considerado como o primeiro guru da área, em seu livro administração cientifica pouco tinha de cientifico, porem se encaixava perfeitamente nos padrões de sua época. Por muito tempo depois de Taylor, a cultura da área valorizava muito mais os resolvedores de problemas complexos do que os geradores de teorias sobre a engenharia de produção e gestão de operações.

Em termos gerais o processo de pesquisa é gerado através das primeiras ideias que por sua vez geram a inquietação; a partir daí começam as consultas a literatura a respeito do assunto que gerou a inquietação; logo depois vem o refinamento e posicionamento diante da literatura; logo após a inquietação se torna um problema de pesquisa; novas consultas a literatura são feitas e surge a primeira análise crítica do modelo; depois começa a elaboração de um novo modelo e são pensadas as hipóteses  proposições e previsões a partir do modelo; com isso vem o delineamento do teste do modelo e finalmente a escolha do método.

Começamos a pensar em qual será nosso tema a partir de algo nos chamou atenção, que nos intrigou e que nos estimulou. Mas, antes de iniciar o projeto de pesquisa devemos relembrar quem em primeiro lugar o resultado final deve agregar valor para a comunidade acadêmica. Outro fator é pensar: será que ninguém nunca escreveu sobre esse assunto? Consequentemente veremos que há abundância de material sobre ele. Assim, sua tarefa é estudar o que há de conhecimento sobre o assunto. Acharemos várias teorias, com choques de ideias, o que é normal, acontece que um mesmo fenômeno pode ser analisado de diferentes perspectivas. São os chamados “cortes epistemológicos”, ou seja, você terá que escolher uma das teorias, aquela que mais parece adequada para o estudo do fenômeno que você observou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com