TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO PROJETO PESQUISA

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas

Campus Universitário do Vale do Teles Pires

Departamento de Sistemas de Informação

Disciplina: Banco de Dados

Docente: Anderson Rafael Dacroce

Discente: Regiane de Fátima Arruda

Modelo Entidade Relacionamento

É um projeto de Banco de Dados que envolve a criação de um modelo conceitual e um projeto lógico.

O modelo Conceitual: É uma descrição concisa dos requisitos de dados.  Descrições detalhadas de tipos e entidades, relacionamentos e restrições. São expressos usando os conceitos fornecido pelo modelo de dados de alto nível. Esses conceitos não incluem detalhes de implementação.

O esquema conceitual de alto nível também pode ser usado como uma referência para assegurar que todos requisitos de dados do usuário sejam atendidos e não entrem em conflito.

Projeto Lógico: É a implementação real do banco de dados usando SGBD. A maioria dos SGBD comerciais atuais usam modelos de dados de implementação como: Relacional ou o Modelo de Banco de Dados Objeto- Relacional. Nesse sentido, o esquema conceitual é transformado de um modelo de dados de alto nível para um modelo de dados de implementação. Essa fase é conhecida como Projeto Lógico.

Modelo ER

O Modelo ER descreve os dados como entidades, relacionamentos e atributos. A modelagem conceitual é uma fase muito importante no planejamento de uma aplicação de banco de dados bem-sucedida. É um modelo de dados conceitual de alto nível. É empregado para o projeto conceitual de aplicações de um banco de dados. É representado graficamente pelo DER (Diagrama Entidade Relacionamento).

O Modelo ER facilita o projeto de Banco de Dados, permitindo construir a sua estrutura lógica global. Obtém a descrição abstrata dos dados que serão armazenados, independente de implantação em computador.

O modelo abaixo é um exemplo do diagrama entidade relacionamento, referente ao projeto que estamos desenvolvendo na disciplina de engenharia de software. “ Cadastro de Convênios e Contratos Vigentes”.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com