TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Dissertações: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório

A empresa trará uma linha de produtos de Sapato Reciclável (Saprec), buscando sempre oferecer o que há de melhor em qualidade e principalmente, visando o futuro em que vivemos conscientizando as futuras empresas parceiras. A futura empresa condicionará os seus serviços e produtos personalizados com o perfil de cada empresa.

A meta de uma empresa é sem dúvida, maximizar a lucratividade sobre o capital investido nas operações de transformação, em financiamentos das vendas, em reserva de caixa e nos estoques. Para atingir obter a maximização do resultado toda organização deve utilizar o capital disponível para expansão de suas operações no mercado que atua. Espera-se, então, que o capital que está sendo investido em estoques permita elevar o nível de serviço prestado pela empresa e o atendimento dos clientes.

Escolhi um produto politicamente correto, pois a sustentabilidade é a palavra do momento, o Saprec é um sapato com design moderno e tem o ponto forte a matéria-prima reciclável. Sabemos que hoje que, um cliente satisfeito é considerado como um dos fatores competitivos mais importantes para o futuro bem como um dos melhores indicadores de lucro de uma empresa.

A área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) toma decisões de manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens de serviços. É também um sistema de transformação dos resultados, pois recebem informações sobre os estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, modo de produzir a capacidade produtiva. O PCP tem como incumbência programar as ordens de fabricação. Este trabalho enfocará um conjunto de sapatos Reciclável (Saprec) conciliando as demais áreas administrativas.

 Previsão de Vendas

A gestão da Saprec de pedidos e da previsão de vendas tomada conjuntamente é denominada gestão da demanda. Esta engloba em conjunto de processos que fazem a interface da empresa com seu mercado consumidor. Nesse negócio, implantarei os processos de cadastramento de pedidos, a provisão de vendas, a promessa de entrega, o serviço ao cliente e a distribuição física.

A previsão de vendas usa os números anteriores para fazer prognósticos de desempenho em curto prazo. Existem vários métodos padronizados para se fazer provisões mais precisas. Sem as previsões de vendas, torna-se muito difícil manter a empresa na direção correta. É preciso prestar atenção nas estações do ano para investir muito em uma estação que vende pouco. É preciso prestar atenção no que dizem os analistas das indústrias que preveem crescimento robusto em vendas em datas comemorativas, entre outros.

No formato de pedido será por encomenda e tempo reduzido de entrega desde a colocação do pedido pelo cliente até a entrega do sapato Saprec. Na minha estratégia, geralmente a produção só é executada após a venda do produto, ou seja, produz mediante pedidos firmados em sapato. Significa que o processo de negócio “vender” antecede o processo “produzir”. As ordens de processos de negócios são: é vender, planejar, produzir e entregar.

 Estoques

O nível de estoques deve possibilitar o atendimento da procura dos clientes e reduzir ao mínimo as sobras. As compras são efetuadas em sincronia com as vendas, procurando manter no estoque produtos em quantidade suficiente para atender às vendas do período compreendido entre o pedido e a chegada da mercadoria, com margem de segurança para eventuais atrasos na entrega.

Em relação ao controle do estoque, ele deve ser feito a partir do momento em que são recebidas as mercadorias encomendadas ao fornecedor. Para isso, existe algumas regras muito simples serem seguidas:

- Ao receber os materiais, compará-los com a relação existente na nota fiscal do fornecedor e também com o pedido solicitado pela empresa, para conferir quantidade e condições de entrega;

- Conferir se os preços apresentados na nota fiscal estão de acordo com o pedido ou com os valores negociados com o fornecedor;

- Verificar se os produtos perecíveis ou quebráveis estão em condição de armazenamento;

- Assinar o canhoto da nota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com