TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO URBANO DE MARINGÁ

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento desenfreado e o aumento do número de habitantes residentes nos centros urbanos, ter cidades planejadas tornou-se um parâmetro de grande importância. Visto que, nesses centros as necessidades são inúmeras e precisam ser atendidas, os profissionais voltados as áreas de desenvolvimento urbano devem estar atentos para elaborarem projetos que possuam mobilidade, e que consiga atender as diferentes carências da população.

No Brasil, Maringá é uma das cidadeselevada à categoria de mais bem planejada. Seu planejamento se deu em virtude do desejo de desenvolver uma cidade em que paisagismo tivesse uma ligação harmoniosa com o homem, de maneira que aproveitasse a topografia natural e as divisões das zonas urbanas fossemdevidamente organizadas.

2 DESENVOLVIMENTO

Acidade de Maringá,situada no noroeste do Paraná,originada coma colonização do norte do Estado, é dita como uma das cidades mais bem planejada do Brasil. Os estudos de seu planejamento ocorreu em meados da década de 1940, cujo seu traçado faz referência a um plano urbanístico moderno. E assim, adequando a cidade ao sítio que comporta enorme qualidade técnica, exercendo uma influência na construção da paisagem urbana. Foi planejada em 10 de maio de 1947 pela empresa Companhia de Terra do Norte do Paraná/Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná. Seu traçado foi elaborado pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, seguindo o conceito de “cidade jardim”, criado pelo britânico Ebenezer Howard.

Segundo Luz (1997), o local escolhido para a implantação de Maringá, possui as melhores condições quanto à topografia caracterizado por um relevo suave e composto por cursos d’água: o Pirapó e o Ivaí, afluentes dos principais rios que banham a região Norte, o Paranapanema e o Paraná, respectivamente.Em linhas gerais, o plano urbanístico para a implantação de Maringá possui como diretrizes principais, o eixo da ferrovia e o eixo monumental que o corta transversalmente. O eixo da ferrovia foi traçado no sentido Leste-Oeste e situa-se na parte mais alta e plana do sítio, a partir dela, configuram-se as vias paralelas. O eixo monumental segue a mesma lógica do eixo da ferrovia, posicionando no espigão que divide os dois córregos, Moscados e Cleópatra.A vegetação nativa é preservada e comportam dois parques, o Parque Ingá e o Horto Florestal.Segundo Rego (2001), as curvas de nível foram determinantes para o desenho de Maringá, definindo a forma urbana alongada e o traçado orgânico.

Com toda essa infraestrutura, a cidade oferece aos seus moradores um elevado padrão de vida, sendo considerada uma das cidades mais arborizadas e limpa do país. Apesar de ter sofrido um crescimento acelerado nas ultimas décadas, a cidade continua preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa. O município possui um desenho que comporta avenidas largas, canteiros que valorizam o paisagismo e ruas que seguem fielmente a inclinação natural do relevo da região. A cidade é divida por zonas, de acordo com a função para qual é destinada.

A cidade de Maringá é dividida em 8 bairros: Zonas de 1 à 7, e a Zona Armazém, com o centro principal localizado na Zona 1.O centro da cidadeé destinado ao centro cívico, ao comercio e prestação de serviços, as zonas 2, 4 e 5 seriam residenciais, enquanto as zonas 3, 6 e 7 seriam destinadas a residências operacionais. Foi planejada para atender até 200 mil habitantes em 50 anos.As quadras foram subdivididas em lotes comerciais e residenciais que apresentam superfícies com cerca de 500 m² em média, de acordo com o padrão indicado por Unwin (1994) de 25 a 30 lotes por hectare, dando lugar a jardins privados que ampliam para dentro do lote a massa verde que cobre as largas calçadas públicas.

O centro da cidade, apresenta um eixo formado por uma via de 46 metros de largura e cerca de 600 metros de comprimento, que possui um grande canteiro central e com locais de passeio para pedestres. O eixo possui, numa das extremidades a Estação Ferroviária, que forma um conjunto de uma ampla praça e na extremidade opostao Centro Cívico, sendo a praça principal da cidade. O município possui muitos pontos turísticos, que encantam os visitantes. Segundo Meneguetti, Rego e Beloto (2009), Maringá conta ainda com 35 praças. Muitas delas estão circundadas por rotatórias implantadas nas convergências das principais vias de tráfego da cidade.Um dos símbolos da cidade é a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória com seus 124 metros de altura. Além do Obelisco, que é um edifício em homenagem aos artistas locais, e muitos outros monumentos que atraem turistas do mundo todo. É considerada a “Dallas Brasileira”.

O traçado de Maringá comporta muitos elementos que a distingue das demais cidades. As principais avenidas e ruas possuem calhas amplas e canteiros centrais, contando com rotatórias-jardins nos principais cruzamentos viários. As vias foram planejadas com larguras diferentes, que variam de 20 a 46 metros e as amplas avenidas com larguras variando entre 30 a 40 metros.

O projetista Jorge Macedo Vieira, criou um traçado onde aproveitou as características topográficas e a paisagem local, já que existe ali extensos parques e lugares públicos amplos e abertos, respeitando as imposições da topografia e a proteção dos mananciais. Trazendo para cidade uma característica única, no contexto de urbanismo. O urbanista, deixou no centro da cidade duas reservas nativas, em formato de pulmões humanos. Desta maneira, o planejamento urbano centra-se nos princípios da relação homem/natureza, uma vez que pressupõe uma relação harmoniosa entre o habitante e o verde, garantindo o status de cidade-jardim (BOVO; AMORIM, 2011).

A arborização urbana da cidade foi iniciada em 1949, conferindo o projeto de paisagem atual. Seu idealizador foi o Dr. Luiz Teixeira Mendes, que de início se preocupou em formar canteiros dentro do horto Florestal, com o intuito de utilizar as diversas mudas que adivinham de diferentes localidades, em especial de São Paulo. A partir de 1952, foi auxiliado e posteriormente substituído pelo engenheiro agrônomo Aníbal Bianchini da Rocha, que buscou seguir o plano de paisagismo traçado.

Em cada rua, avenida ou praça era escolhido uma espécie de árvore para ser plantada, possibilitando que Maringá, tenha árvores floridas durante todas as estações do ano. Geraldo Pinheiro Fonseca, também exerceu papel fundamental na formação da paisagem urbana da cidade, encarregado do plantio das árvores. Atualmente, possui uma diversidade vegetativa que garante à cidade seu status de cidade verde. Dentre as espécies encontradas, pode-se citar: Alecrim, Palmeira Imperial, Sibipiruna, Cedro, Tipuana, Flamboyant, e outras. Segundo Sampaio (2006), Maringá divulga sua condição de cidade com farta arborização urbana e belos parques, colhendo frutos de uma iniciativa ambientalmente melhor do que de outrascidades brasileiras, se tornando atrativa para os turistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com