TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE PESQUISA EM MINERACAO

Por:   •  8/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

MEMORIAL EXPLICATIVO DOS TRABALHOS DE LAVRA E

PLANO DE CONTROLE DE IMPACTO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO

REQUERIMENTO DE PERMISSÃO DE LAVRA GARIMPEIRA PARA

QUARTZO

REQUERENTE: JUNIOR LACERDA ALVES DE OLIVEIRA

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

O presente Plano de Lavra, elaborado juntamente com o Plano de Controle de Impactos Ambientais na Mineração (PCIAM), tem a finalidade de apresentar a metodologia que dever ser adotada no aproveitamento de uma jazida de quartzo, existente na região do Córrego do Ouro, Zona Rural do Municipio de Datas, região do Vale do Jequitinhonha , Estado de Minas Gerais.

A lavra objeto deste estudo visa, prioritariamente, o quartzo destinado a indústria de silício, denominado quartzo leitoso.

O método de lavra adotado utiliza trator de esteria, a ser utilizado no decapemanto e desmonte dos veios de quartzo, que já ocorrem na área parcialmemnte desagregados. O trator esteira também será utilizadao no ajuntamento de blocos e formação de pilhas de minério para facilitar o carregamento.

Na lavra também será utilizada uma pá carregadeira, a ser utilizada no para retirada do material a ser colocado em caminhões , e ajudar na formação das pilhas.

Durante o processo de lavra, ao se atingir uma porção do jazimento que possua quartzo cristalizado, deverão ser utilizadas apenas ferrmnrt manuais para a retiras dos mesmos, de mdo a preservar suas pontas e arestas. Este material, caso seja encontrado, possui pode ser explorado concomitantemente com o material destinado a indústria de silício, desde que seja informado previamente a ocorrência à esta agência.

A metodologia apresentada neste trabalho, será aquele definido para um jazimento de quartzo com aproveitamento pelo regime de lavra garimpeira. Esta metodologia apresentará os equipamentos utilizados, assim como tarefas e pessoal envolvido, além de considerações acerca da destinação do minério visado e dos rejeitos gerados.

É importante salientar que este trabalho não se trata de um Plano de Aproveitamento Econômico , como aqueles propostos para jazidas minerais com reservas cubadas. Este plano é referente a Lavra Garimpeira, onde não será executada a etapa de pesquisa investigatória e, portanto, não se tem conhecimento de reservas, teores e/ou distribuição do minério no terreno.

A partir do exposto anteriormente, o Plano de Lavra priorizará três itens principais, os quais são:

  • Caracterização da jazida por meio de descrição dos afloramentos e materiais remanescentes;
  • Demonstrar a viabilidade econômica de um jazimento de características peculiares e de limitdas dimensões, por meio de uma análise profunda de relação custo/benefício;
  • Apresentar métodos e critérios para o jazimento mineral, considerando os dois tópicos anteriores , de forma a se enquadrarem da melhor forma e que possam ser operados dentro dos princiops fundamentais de qualquer atividade minerária: economincamte sustentável e ambientalmente correto.

  1. LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO

O empreendimento será instalado em uma área de 44 ha, localizda na zona rural do município de Datas , localizado a cerca de 75km da sede do município.

O acesso é feito a partir de Datas, utilizando a rodovia BR 259 por cerca de 5km até atingir a BR| 367, seguindo-se nela por cerca de 27km até Diamantina, de lá segue pela estrada Estrada Extração por cerca de 40km até a área de interesse

  1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

O empreendimento objeto deste trabalho é a atividade extrativa mineral de quartzo, na forma maciça , a qual é desenvolvia sobre o depósito primário na forma de veios de quartzo de dimensões variadas que ocorrem na área, em veios cobertos por pequena cobertura de solo e , localmente, sub aflorantes.

O quartzo a ser extraído destina-se prioritariamente a indústria de silício,  desenvolvida na região de Corinto, Gouveia e Curvelo.

A área do presente processo possui uma superfície totl de 44 hectares e esta delimitaa por um polígono que possui o seguinte memorial descritivo. [pic 2]

Os trabalhos de lavra serão feios com a utilização do trator de esteira para remoção da camada de estéril e dos veios de quartzo leitoso, além de blocos e matacões de quartzo, uma pá carregadeira para o empilhamento de caminhões e 2 caminhoes basculante para transporte do material, para o pátio de estocagem.

Toda a lavra será desenvolvida sem a utilização de explosivos.

  1. GEOLOGIA LOCAL

A geologia da área de estudo é definida por embasamento orotognáissico denominado Complexo de Gouveia , caracterizado por ortognaisses do tipo TTG, granito, granulito migmatito e anfibolito, rochas ultramáficas e intercalações de rochas supracrustrais , de idade arqueana.

A região está inserida no contexto do Grupo Costa Sena, formado por cianita quartzo xisto, formação ferrífera, mica quartzito, quartzitos conglomeráticos, clorita xistos, metabasitos, metaultrabasitos e metavulcâncias félsicas.

  1. OPERAÇÕES DE LAVRA

  1. Escala de Produção Prevista

Para o futuro empreendimento prevê-se a produção de aproximadamente 3.000ton/mês, de formas maciças e até 300ton/mês, de formas cristalizadas.

Todo o material é submetido a lavagem e classificação, de forma a separar o mineral cistralizado do maciço.

O quartzo maciço lavrado, o qual será destinado a indústria de siliicio , será lavrado e direcionado ao polo industrial localizado na região de Gouveia.

  1. Infraestrutura Inicial

O desenvolvimento básico necessário para o início das atividads de lavra será composto pelas seguintes estruturas:

  • Preparo de área de estocagem do minério e área para depósito do material de cobertura de solo.
  • Sistema de acesso entre a frente de lavra, pátio de estocagem e área de depósito do material de cobertura;
  1. Mão de Obra  ser Utilizada no Empreendimento

A mão de obra prevista neste empreendimento será desenvolvia por oito pessoas, distribuídas nas seguintes funções:

1 Operador de Pá Carregadeira;

1 Operador de Escavadeira (Trator de esteira)

2 Motoristas para Caminhao Basculante;

2 Ajudantes ;

1 Encarregado de Lavra

1 Cozinheiro;

  1. Edificações de Apoio

Proximo da lavra será instalad uma edificação de apoio as operaçãos de lavra. Propoe-se um galpão rústico, de forma a diminuir os custos e os impactos, com cerca de 100m², piso de cimento, parede de mairite, apoiadas por colunas de concreto pré moldado. A cobertura deverá ser de tekgas de amianto. A construção deverá ser dotada de dormitóeio, cozinha, refeitório e sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com