TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA PARCIAL

Pesquisas Acadêmicas: PMA PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PLANEJAMENTO DE RECURSO HUMANOS DO SUPERMERCADO ATACADÃO EXTRA

Disciplina: Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutoria a Distância: Michele Cristine Evaristo Braz Simões

Denilza Rodrigues da Silva -RA: 2329425103

Ester da Silva Costa -RA: 3873762141

Jesssica Silva de Oliveira -RA: 7980709907

Lidielle Nascimento Araújo -RA: 3829709732

Luana Soares Férrer -RA: 4512778426

BRASILIA / DF

2013

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................................................................3

2. Conteúdo do Relatório Parcial..................................................................................................4

3.Considerações Finais...................................................................................................................7

4. Referências Bibliográficas ........................................................................................................8

1.Introdução

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”

(Johon L. Beckley)

Planejamento é um processo desenvolvido com intuito de atingir uma determinada situação almejada, de maneira mais eficiente e eficaz, otimizando esforços e recursos existentes em uma Empresa.

Todavia, existem vários níveis de planejamento praticados por uma empresa e ou organização. Vale ressaltar que o planejamento é um processo gerencial, ou seja, pensar em planejamento significa, portanto, pensar em gerenciamento.

Verificasse também que o Planejamento dividi-se em três grupos tipos, com níveis e características diferentes, os quais a saber: Planejamento Estratégico; nível estratégico; característica objetivos e metas. Planejamento Tático; nível Tático; característica meios para atingir os objetivos e as metas. Planejamento Operacional; nível operacional; característica métodos operacionais e alocação de recursos.

Planejamento Tático segundo Chiavenato (2010) representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de alcançar os objetivos organizacionais anteriormente propostos.

O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

De acordo com Brasiliano e Branco (2003). O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.

As características Principais são o processo perene e contínuo; Faz a aproximação do planejamento estratégico e do operacional; Traz a realidade os aspectos incertos; Sua execução é realizada pelos níveis intermediários da organização; Pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; O seu alcance é mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

Destarte com estas primícias a necessidade de se implantar no Supermercado Atacadão Extra um Planejamento de Recursos Humanos do tipo Planejamento Tático. Todavia se fará necessário realizar o levantamento da situação existente, ou seja, como esta Empresa está estruturada.

2. Conteúdo do Relatório Parcial

O Supermercado Atacadão Extra é uma rede brasileira de hipermercados atacado-varejista, foi fundada por Alcides Parizotto e era de propriedade da família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil, quando foi vendida em 2007 pelo Carrefor por R$ 2,2 bilhões de reais. Possui lojas em diversos Estados do país, inclusive em Taguatinga, região Administrativa do Distrito Federal, e contemporaneamente encontra-se em um processo significativo de expansão. A rede trabalha com dois tipos de atendimento: Auto-serviço; destinado a consumidores e pequenos e médios comerciantes; Central de Distribuição: destinado a grandes empresas e grandes lojistas.

A missão da organização é atender tanto aos consumidores atacadistas, quanto aos varejistas, de maneira que eles possam encontrar uma variedade de produtos comestíveis e não comestíveis, com um baixo valor de mercado. E ser referência em atendimento nas regiões Administrativas de Taguatinga, bem como em todas as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Uma vez, que o grande desafio das empresas, no mundo contemporâneo, é a fidelização de seus clientes. Por isso, as empresas buscam diversas formas e ações para garantir e manter clientes fiéis.

Os valores são pautados pela: Ética, Respeito, Valores, Competência e qualidade nos produtos ofertados, bem como qualidade nos atendimentos prestados por seus funcionários.

Por se tratar de uma Empresa de grande porte a qual estão lotados 2.500 funcionários que trabalham diretamente na Empresa, ficou inviável discorrer sobre um quadro geral de funcionários, contendo a quantidade geral de seus colaboradores, desta forma achou-se interessante fazer um quadro demonstrativo, visualizando os principais cargos de Gestão da Empresa.

Entende-se que o sucesso e sobrevivência da empresa dependem também, além de outros fatores, de organização na sua estrutura física e organograma, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com