TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA I - PARCIAL

Artigos Científicos: PMA I - PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

EM RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROFESSOR-TUTOR EAD

Ma. ARLEY LOBO

TUCURUÍ/PA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

HISTÓRICO DA EMPRESA 2

PLANO ESTRATÉGICO 3

PLANO DE BENEFICIOS 4

JUSTIFICATIVAS 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

1 – INTRODUÇÃO

Hoje o mercado exige que as organizações mantenham vantagens competitivas para atrair e reter os clientes e consequentemente alcançar posições lucrativas no mercado. Hoje em dia, o principal meio de distribuição de medicamentos para os brasileiros é constituído por farmácias e drogarias, onde o comércio não se difere dos demais.

As farmácias e drogarias estão passando por um período de elevado crescimento aliado a uma constante e acirrada concorrência e, de maneira semelhante, o cenário farmacêutico da cidade de Tucuruí também sofre com a disputa do comércio. Neste sentido uma das principais ferramentas para o alcance do sucesso empresarial é o planejamento estratégico que vem a ser um processo contínuo e dinâmico que torna possível a concretização de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro.

Sendo assim este trabalho visa analisar o caso de uma farmácia na cidade de Tucuruí, propondo a implantação e a estruturação do Setor de Recursos para que a longo prazo, as metas estabelecidas sejam atingidas.

2- HISTÓRICO DA EMPRESA

A Drogaria Viva Melhor, desde 2005 atua no ramo farmacêutico, vendendo medicamentos, perfumaria, cosméticos, linhas de maquiagem, livraria, produtos importados, brinquedos e produtos eletrônicos em geral, localizados a Rua Lauro Sodré, nº 01, Bairro Centro na Cidade de Tucuruí – PA, onde atende em um espaço próprio de aproximadamente 120 m2 com um quadro de 19 colaboradores.

MISSÃO

Ética, respeito e profissionalismo.

VISÃO

Ser a melhor drogaria da cidade e futuramente a do Estado, ajudando a construir um mundo mais saudável.

VALORES

Compromisso com a saúde, oferecendo preços acessíveis ao consumidor, respeito ao cliente e qualidade na prestação de serviços para a satisfação do mesmo, ética e transparência nos negócios, trabalho integrado e compromissado com todos os parceiros.

OBJETIVO

Ser uma empresa inovadora e líder de mercado, fortalecendo a região, ultrapassando sua maior concorrente e satisfazendo os clientes e seus colaboradores.

3 - PLANO ESTRATÉGICO.

Devido a maiores investimentos em produtos e serviços oferecidos pela farmácia como exames de glicose, aplicação de injetáveis, aumento do mix de produtos, houve um crescimento significativo tanto em números de clientes quanto no lucro da empresa nos 02 últimos anos, com isso houve também um aumento no número de colaboradores e tarefas administrativas.

Após analisar a estrutura organizacional, operacional, administrativa e financeira, visando o continuo crescimento, lucro e qualidade de vida do colaborador, a direção decidiu criar o setor de recursos humanos.

O Setor de Recursos Humanos surgiu com a intenção de proporcionar a empresa soluções para que seus colaboradores desempenhem na melhor forma seu trabalho dando lhes condição para tal, e para isso foi necessário entrevistar diretores, gerentes e colaboradores, para identificar os objetivos da organização, o mercado de trabalho e das disponibilidades internas, obter dos colaboradores informações sobre a visão e o que esperam da empresa que trabalham, colher também sugestões de cada um sobre o que a empresa poderia colaborar para seu crescimento tanto profissional quanto pessoal, na intenção de aplicar planos de benefícios carreira e salários conforme cada perfil. Foram muitas as falhas encontradas, tanto por parte da direção e consequentemente por parte do trabalhador.

às empresa soluções para que os seus

3.1 - PONTOS FORTES.

• Ambiente higiênico e climatizado;

• Sinalização e Cor;

• Proteção para combate de incêndio;

• Boas condições de armazenamento dos medicamentos;

• Presença de farmacêutico em horário integral;

3.2 - PONTOS FRACOS.

• Funcionários sem treinamento em atendimento;

• Funcionários desmotivados; sem perspectiva de crescimento,

• Contratação somente através do recrutamento externo ou por indicação;

• Férias sem aviso prévio de 30 dias;

• Pagamento de salário fora da data exigida por lei;

• Pagamento mensal efetuado diretamente no escritório da empresa;

• Rescisões de funcionários sem conferência do sindicato da classe; homologação feita no próprio estabelecimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com