TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma, Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Pma, Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2013  •  9.333 Palavras (38 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 38

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3° SEMESTRE

MAGNA MADILENE DE LIMA. RA - 357677

NAJLA CRISTINA DE SOUZA. RA - 396885

ANDREIA CRISTINA SILVA. RA - 396367

JUSSARA CLARISSA ALVES DE LIMA OLIVEIRA. RA - 376439

DIEGO BRANDO DOS SANTOS. RA - 390526

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD (LADIJANE ARAUJO HOLANDA)

SERRA TALHADA/PE

2013

MAGNA MADILENE DE LIMA. RA - 357677

NAJLA CRISTINA DE SOUZA. RA - 396885

ANDREIA CRISTINA SILVA. RA - 396367

JUSSARA CLARISSA ALVES DE LIMA OLIVEIRA. RA - 376439

DIEGO BRANDO DOS SANTOS. RA - 390526

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Serra Talhada, sob a orientação do (a) Professor (a)-Tutor (a) a Distância Ladijane Araujo Holanda.

SERRA TALHADA/PE

2013

RESUMO

O estudo tem como objetivo geral Identificar a qualidade de vida dos colaboradores, e Saber como avaliar os resultados de seleção e as principais conclusões do processo. Entender a necessidade da prevenção de acidentes de trabalho. Avaliar os programas de saúde que podem auxiliar na prevenção dos riscos ocupacionais. Sobre a empresa: precisamos conhecer sua cultura, estratégias de passado, estrutura de custos, pontos fortes e fracos em sua administração. Dentro do contexto, precisamos conhecer riscos e oportunidades, e tendências do mercado de onde a empresa está imersa.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Organizacional, Gestão de Pessoas e Recrutamento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................... 5

1. TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL................................................ 6

2. TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO................................................. 12

3. SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO............................................................ 26

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES......................................................... 32

5. REFERÊNCIAS........................................................................................................ 32

INTRODUÇÃO

Atualmente as pessoas dentro da organização, são consideradas parceiras que ajudam a conduzir os negócios. Estas, por sua vez, são consideradas o capital intelectual precioso, pois são as pessoas que conduzem os negócios e são fundamentais para atingir o sucesso ou o fracasso de uma organização.

A tecnologia, sem dúvida, contribui para os processos de uma empresa, porém, cabe lembrar que por trás disto existe ação humana em um ambiente altamente competitivo, as empresas precisam de bases sólidas, de equipes que estejam alinhadas com os valores da organização, focadas no resultado desejado.

Diante disso, percebe-se a importância da Gestão de Pessoas nas organizações, em todos os níveis da empresa. A gestão de pessoas tem o papel de formar equipes que estejam focadas com os objetivos da empresa, utilizando como ferramentas: processo seletivo, treinamento para desenvolver habilidades, visando desse modo, aumentar seus lucros.

O capital humano pode ser o diferencial da empresa, mas é necessário e fundamental selecionar as pessoas certas que possuem as habilidades necessárias e que sejam comprometidas com a função.

As empresas buscam por meio da fidelização de clientes o grande diferencial competitivo num mercado globalizado e de alta competividade, para isso os colaboradores devem estar em sintonia com os objetivos da organização.

1. TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Nesta disciplina vamos descrever resumidamente quais a técnicas administrativas e seus conceitos começando por contrato de trabalho é contrato de direito privado, consensual, comutativo, de trato sucessivo, oneroso e regra geral.

Desse modo haverá contrato de trabalho sempre que uma pessoa física se obrigar a realizar atos, executar obras ou prestar serviços para outra, e sob dependência desta, durante um período determinado ou indeterminado de tempo, mediante o pagamento de uma remuneração; quanto à relação de emprego, dar-se-á quando uma pessoa realizar atos, executar obras ou prestar serviços para outra, sob dependência desta, em forma voluntária e mediante o pagamento de uma remuneração.

Por sua vez, o empregado sempre será pessoa física, e ele próprio deve realizar a prestação dos serviços contratados. A prestação destes serviços não deve ser eventual, mas sim contínua correspondente às necessidades normais da atividade da empresa.

Já no Processo de Admissão concluímos que, o processo adicional exige que a empresa disponha de uma série de documentos e formulários, dentre os quais destacamos:

• Ficha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com