TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DESENHO AUXILIADO POR CAD

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – MÓDULO INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

CARLOS ROGÉRIO DE MELO CAMPOLINA – RA 510342019

PORTIFÓLIO 1

DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR - CAD

...............................................................................................................................

Belo Horizonte

2019

CARLOS ROGÉRIO DE MELO CAMPOLINA

PORTIFÓLIO 1

DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR - CAD

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Mecatrônica)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Desenho auxiliado por computador - CAD].

Prof. Rodrigo Schimidt Miranda

Belo Horizonte

2019

[pic 2]

Respostas

  1. Em uma empresa de máquinas agrícolas, um novo projeto está em estudo pela equipe de desenvolvimento. O objetivo é o projeto de nova máquina de colher cana-de-açúcar com uso de menor número de peças possíveis e que, ainda assim, permita, de forma confiável e eficiente, a produção em todas as safras durante o intervalo de 5 anos, sem manutenção. Você, como membro da equipe de projetistas, será o responsável pelo desenvolvimento do sistema de transmissão entre o motor e os fusos de transporte da cana colhida. Qual ferramenta pode ser interessante para o desenho desse conjunto e, após, como levá-lo adiante para a produção?

Resposta: O desenvolvimento do projeto deverá ser feito no CAD. Após o desenvolvimento do projeto podemos utilizar a ferramenta CAE para analise e simulação do comportamento das peças, e por fim para auxiliar nas tarefas de produção e usinagem da peça poderemos utilizar o CAM.

[pic 3]

  1. Agora você tem o projeto da carcaça da caixa de transmissão da colhedora de cana de açúcar em fase do cálculo e desenho dos elementos de máquinas para transmissão de movimento. Uma caixa de transmissão conta com vários elementos de máquinas, entre eles: engrenagens, eixos, chavetas, anel elástico e rolamentos. Como são estipulados esses elementos mecânicos e como o SolidWorks poderia auxiliar no projeto desses componentes?

Resposta: Os elementos mecânicos utilizados deverão ser desenvolvidos a partir do projeto inicial utilizando a ferramenta CAD, após a definição das características e quantidades necessárias das peças, poderemos utilizar a ferramenta de montagem no Solidworks para posteriormente realizar uma simulação.

[pic 4]

  1. Ronaldo é um engenheiro com mais de 30 anos de experiência. Nos últimos anos, trabalhou como gerente de produção em uma grande indústria de equipamentos eletrônicos. Agora, já aposentado, resolveu utilizar sua experiência para atuar como consultor de planejamento de plantas industriais. Ao decidir atuar como consultor, Ronaldo recebeu uma solicitação de arranjo físico de um cliente: analisar e remodelar a planta industrial de cada uma das 20 oficinas de reparos automotivos. O intuito do contratante é que o fluxo de materiais e funcionários fosse otimizado.

[pic 5]

Para isso, Ronaldo pensou em três opções:

1. Desenhar à mão (com canetas nanquim, réguas, esquadros, etc.), pois é algo que ele tem muita experiência e conseguiria desenvolver com certa facilidade.

2. Desenhar utilizando as ferramentas do Word, algo que Ronaldo entende ser relativamente fácil e que não exige aplicativos e softwares específicos, enviando os arquivos com os arranjos por e-mail para cada um dos 20 supervisores.

3. Identificar algum aplicativo CAD que seja adequado às necessidades, treinar seu uso e desenvolver os arquivos com ele.

Avalie cada uma das alternativas, indicando vantagens e desvantagens delas. Qual sua recomendação para o Ronaldo? Alguma sugestão adicional?

Resposta:

  1. Desenho a mão livre: A vantagem do desenho à mão livre, é que será possível organizar ideias, ajudar a esclarecer um projeto e estruturá-lo, para que ele possa se desenvolver de forma mais plena. O desenho feito à mão é o ponto de partida para a materialização de qualquer construção. Além de conferir uma abordagem mais lúcida, o desenho à mão torna mais fácil fazer com que as ideias fluam aos poucos, à medida que o cérebro se concentra e se esforça para criar formas por meio de diretrizes mais flexíveis. As desvantagens do desenho a mão livre podemos citar calculo feito à mão, exigem grande espaço físico, pequenas mudanças significam raspagem e redesenho, enquanto grandes alterações podem significar fazer tudo do início. Vale lembrar também que essas folhas de desenho podem ser afetadas pela umidade.
  2. Desenhar utilizando as ferramentas do Word: Pode se utilizar as ferramentas de figura geométricas do Word ou Power point para arranjo físico das áreas, sendo que estes desenhos podem ser enviados por e-mail, a desvantagem é que estes aplicativos não foram desenvolvidos com a finalidade de interagir com desenhos na área de engenharia, não sendo possível deixa-los na escala real e dificultando acrescentar detalhes importantes do projeto.
  3. Desenhando no CAD: O CAD é um software especializado em projeto que abrange a utilização da tecnologia de desenho e do projeto assistido por computador na elaboração de desenhos detalhados, permitindo a simulação de montagens, analise das consequências antes de sua execução, geração de relatórios etc. O programa CAD enfoca o desenho do produto e a documentação da fase de projeto, facilitando o processo de produção. Sua desvantagem pode ser o alto custo de aquisição, mas podemos lembrar que para projetos simples existem ferramentas CAD gratuitas um pouco mais modestas, mas que podem auxiliar nos projetos.

Minha sugestão para Ronaldo, é que faça primeiramente os esboços à mão livre. Após concluir, transfira para algum Aplicativo CAD, para que seja possível acrescentar detalhes do projeto, realizar cálculos, colocar o desenho em escala para facilitar a leitura e intepretação.

Conclusão :      

 

         Ao realizar esse trabalho obtive grande aprendizado para auxiliar em meus trabalhos de desenho tecnico. Foram abordadas ferramentas de grande importancia da tecnologia atual como: Ferramentas CAD, CAE e CAM. Foi possivel compreender cada uma delas, como também me ajudou a identificar no local onde trabalho, aplicações que utilizam destas ferramentas e não tinha conhecimento. Pretendo me aprofundar um pouco mais no solidworks, pois é uma ferramenta de grande importância para os processos atuais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (324.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com