TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS II

Por:   •  7/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Engenharia e Segurança do Trabalho

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4.2

Quando falamos em instalações elétricas realizadas em uma obra, sempre lembramos primeiramente que devem obedecer à padronização estabelecida, garantindo assim a segurança dos usuários no futuro.

No entanto, esquecemo-nos das instalações elétricas temporárias, que serão utilizadas pelos profissionais nos canteiros de obras.

Dessa forma, a partir da RTP 05 – FUNDACENTRO, disponível na biblioteca da sala e também no site abaixo:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/recomendacao-tecnica-de-procedimento/publicacao/detalhe/2012/9/rtp-05-instalacoes-eletricas-temporarias-em-canteiros-de-obras

Discorra sobre como os profissionais de segurança do trabalho devem atuar a fim de prevenir acidentes de trabalho e assegurar a saúde dos trabalhadores em canteiros de obras que apresentem instalações elétricas temporárias.

Abordem os seguintes aspectos:

- Proteções contra choques elétricos,

- Quadros de distribuição,

- Equipamentos de proteção coletiva e individual,

- Prevenção e combate a incêndio.

O crescimento da indústria da construção agravou a quantidade de acidentes de trabalho nos canteiros de obras temporários, um dos motivos de maior ocorrência são os choques elétricos. Devido a falta de projeto adequado, dificuldades na execução e manutenção das instalações e quase sempre executadas por profissional não qualificado, geram situações de extrema gravidade para a segurança dos trabalhadores dos equipamentos e das instalações.
O choque elétrico é resultado de uma passagem de corrente elétrica, denominada como corrente de choque, a qual passa através do organismo humano podendo provocar Tetanização parada respiratória, asfixia, fibrilação ventricular, queimaduras entre outros, tal efeito depende da intensidade da corrente, do tempo de exposição, do percurso da corrente através do organismo e das condições orgânicas do organismo.

Dessa forma, muitos são os recursos que a engenharia utiliza para prevenir tais situações de risco e quando executadas de forma correta, diminuem os riscos de acidentes. Entre em cena o engenheiro de segurança junto com SESMT a fim de analisar e prevenir a situação de risco.

O engenheiro de segurança deve estar atendo as atividades desempenhadas e certificar-se que o trabalhador tenha recebido treinamento adequado para função executada, além de outras atitudes tomadas a fim de evitar um choque elétrico, tais como, isolação das partes vivas, instalação de barreiras ou invólucros, obstáculos para o acesso, e colocação fora do alcance, ainda, sempre certificar-se que a rede está desligada, alertando a todos os colaboradores antes do desligamento e antes e após o religamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (456.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com