TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO CONTATO COM O CLIENTE

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

CONTATO COM O CLIENTE[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

ATENÇÃO

  • Futuro profissional da Construção Civil

  • Profissional atua nas diversas etapas do empreendimento (quais etapas ?) ou em diversos setores da Indústria da Construção Civil
  • Como o cliente chega até os profissionais Arq e Eng

? E como os profissionais chegam até o cliente ?

  • CREA e CAU

LIVRO

[pic 9][pic 10][pic 11]

PROFISSIONAL LIBERAL OU COLABORADOR

  • Locais/setores de trabalho ?

  • Elaboração de currículo e forma de se expressar
  • Redes Sociais Profissionais (Linkedin) e Pessoais (Facebook, Instagram, etc.)
  • Ferramentas de divulgação: Google Adwords[pic 12]

LIVRO

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23][pic 24][pic 25]

  • CREA (Eng, Agrônomos, etc.) e CAU (Arquitetos)

  • Anuidade e taxa por serviço: ART(CREA) e RRT(CAU)
  • RRT/ART: emitidos pelo profissional responsável pelo serviço técnico para assegurar que atividades são executadas por pessoa habilitada (cria acervo)
  • Ex.: morador de edifício deseja executar reforma em sua unidade sem mão-de-obra especializada e a existência da NBR 16.280/2014 (Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas) e o Código Civil Lei 10.406/2002

LIVRO

[pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]

[pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36][pic 37]

[pic 38]

COMO CONVERSAR COM O CLIENTE

Revista Arquitetura e Urbanismo – Ed. 236 – Nov/2013

[pic 39][pic 40][pic 41]

De um mero detalhe a uma grande interferência, os Arquitetos e Engenheiros lidam diariamente com desejos de seus clientes, orientando-os, explicando suas opções, ao mesmo tempo em que buscam realizar o trabalho no qual acreditam. Nem sempre é fácil, mas também não é impossível.

Tudo isso se agrava quando o profissional tem que lidar com o sonho de uma vida inteira. E, por se tratar de uma relação entre pessoas com seus próprios gostos, necessidades e repertórios, uma dose de didatismo e paciência é essencial.

Algumas ações podem facilitar ou até mesmo mostrar se vale a pena investir na relação.

PRIMEIRO CONTATO

Para Arqo Marcelo Suzuki, o entendimento da relação projetista-cliente começa quando ele ainda é um potencial cliente. É preciso entender como ele chegou até o profissional. "Em que momento a pessoa resolveu fazer o pedido exatamente a você e por quê? Já conhece sua obra? Tem amigos que conhecem? Viu em revistas?" Ao responder a perguntas como essas, o cliente pode pensar se realmente está aberto às propostas do profissional que procurou e também dar argumentos para que ele aceite ou recuse o trabalho.

[pic 42][pic 43][pic 44]

DEFINIÇÕES INICIAIS

Briefing: quando será definido o programa, sendo que alguns profissionais preferem seguir questionário predeterminado para extrair o maior número de informações e até provocar dúvidas nos clientes; outros realizam conversas informais (vale uma visita no terreno do futuro imóvel).

Esse início, ao se listar necessidades e apresentar os estudos preliminares são considerados pontos-chave na relação cliente-Arq./Eng.. “Briefing é oportunidade de comentar o que os clientes pedem e já embutir questões orientativas", afirma Marcelo, que prefere conversas informais com cliente

Para Arqo Conrado Ferrés (FMC Arq.), além de ouvir, o profissional deve saber descrever cada etapa do processo. “É importante explicar o que envolve um projeto, o que é projeto executivo, papel dos memoriais. Deixar claro pelo que estão pagando. Ao apresentar o projeto é preciso explicar a solução, por que aquele espaço está onde está, como é o fluxo interno, etc"

[pic 45][pic 46][pic 47]

Nem sempre detalhar como e por que se chegou a solução é suficiente para o cliente aceitar executar o projeto. Se é difícil ter um pedido que inviabilize tecnicamente um projeto, não são raros os impasses por questões estéticas.

"Já aconteceu de desenvolvermos um estudo preliminar quando o cliente apresentou o programa que ele queria, e a pessoa voltar com fotos das casas dos amigos de Miami", destacando que é mais fácil resolver problemas quando o pedido é por mudanças pontuais. No caso citado, não houve acordo e o escritório abandonou o trabalho.

A Arqa Flavia Cancian conta que um cliente seu nunca ficava satisfeito com as soluções e que, por isso, foi preciso romper a relação. "Ele queria desenhar a casa. Chegamos ao limite, e depois soube que ele não construiu casa nenhuma, acabou indo para um apartamento."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com