TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS AMBIENTAIS DE ORIGEM ANTRÓPICA: SUAS CAUSAS E EFEITOS

Por:   •  30/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

015 - ETEC PRESIDENTE VARGAS

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

                     

PROBLEMAS AMBIENTAIS DE ORIGEM ANTRÓPICA: SUAS CAUSAS E EFEITOS

MOGI DAS CRUZES, SP

2021

[pic 2]

015 - ETEC PRESIDENTE VARGAS

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

VICTOR SOUSA BORGES RODRIGUES 210227

PROBLEMAS AMBIENTAIS DE ORIGEM ANTRÓPICA: SUAS CAUSAS E EFEITOS

                                                                     Trabalho de TPCC solicitado para obtenção

                                                                     da nota do 1° bimestre em Edificações

                                                                     Professor: Eduardo Tarricone Arbulu

MOGI DAS CRUZES, SP

2021

PROBLEMAS AMBIENTAIS DE ORIGEM ANTRÓPICA:

Preliminarmente, vamos entender qual o significado da palavra “antrópica”, a mesma, do grego tem seu significado por (ánthropos”, -ou homem + -ico) ou seja; 1. relativo ao ser humano ou à sua ação, 2. que resulta na ação humana. Tendo isso em mente, podemos compreender que problemas ambientais de origem antrópica são os problemas originados por nós seres humanos, estes (problemas ambientais) por sua vez são diversos, como a industrialização, a urbanização, a maré negra, o aquecimento global etc... mas, um dos principais problemas ambientais de origem antrópica e um dos mais conhecidos é o desmatamento, o propriamente dito é por sua vez o processo da ausência completa e definitiva de florestas, causada em sua maior parte por atividades humanas, dito isso, vamos nos aprofundar no problema, razão, efeitos e possíveis soluções do desmatamento, que são essenciais para ter um prévio entendimento deste assunto.

Problema: este é a eliminação total ou parcial da cobertura vegetal o provocando uma instabilidade no meio ambiente.

Razão: as ações humanas são a principal causa do dasmatamento ou “desflorestamento” para, por exemplo, exlorar e fazer uso da madeira e outros produtos da floresta, criar pasto para percuária (ciração de animais)  e fazer a expanção de cidades.

Efeitos: quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera. Quando uma área é desmatada, muitos animais e plantas são mortos, ao passo que os outros perdem seu habitat. As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global.

A floresta tropical é uma das mais devastadas do mundo. Segundo dados do Global Forest Watch (GFW) só em 2018, 12 milhões de hectares desse tipo de vegetação foram perdidos.

Possíveis soluções: desenvolvimento sustentável, leis ambientais, cumprimento do código florestal, aumento da fiscalização para conter o desmatamento ilegal e monitoramento do desmatamento.

Em virtude do que foi mencionado a respeito de um dos problemas ambientais de origem antrópica mais importantes para a sociedade atual e que, se não contido pode vir a trazer diversos malefícios para nós seres humanos, devemos ter conscientização sobre esse fator, problemas ambientais causados pelo homem causam milhares de mortes todos os anos, logo, temos a responsabilidade e possibilidade de evitá-las, seja no nosso dia a dia ou nas situações citadas acima, investindo nas as possíveis soluções citadas nesta matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com