TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE CONTROLE EM FUNDAÇÕES - COMPATIBILIZAÇÃO

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 15

PROCESSO DE CONTROLE EM FUNDAÇÕES - COMPATIBILIZAÇÃO

Bruno Alexandre Oliveira de Brito

(brunoaobrito@gmail.com)

Élida Jussara da Costa

Cleiton Geraldo Mendes Miranda

Coordenação de curso de Engenharia Civil

 

Resumo: Controle de processos. O presente artigo consiste na identificação de falhas na fundação de um residencial. A origem desse problema não se deve apenas a fatores isolados, mas também à influência de um conjunto de variáveis ocorridas, como erros de execução, não compatibilização de projetos, deficiências no entendimento de leitura de projetos e a falta de acompanhamento técnico.

Palavras-chaves: compatibilização, erros de projeto, controle de processos, fundações profundas

INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil busca continuamente inovações para alcançar níveis maiores de produtividade e qualidade. Muitas construtoras têm feito grandes investimentos em sistemas de gestão e novas tecnologias. Elas são empregadas em processos construtivos com a finalidade de aperfeiçoar o sistema produtivo, associando o projeto com a execução para que o índice de retrabalho seja zero ou o menor possível (SANTOS, 2014). Um destes processos é a fundação, que se executa no início de toda obra.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Segundo Velloso (2004), fundações são elementos estruturais, cuja função é transmitir cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Por ser a base de qualquer estrutura, tem suas particularidades e necessidades específicas, sendo necessários vários estudos preliminares e planejamento.

No planejamento de uma fundação, é necessário observar vários fatores no terreno, como estudo do solo (sondagem para detectar o tipo de fundação ideal) e locação dos pontos de cargas. Após estas definições, é feita a execução da fundação de acordo com o tipo escolhido. É importante fazer o acompanhamento preciso da execução para que as cargas sejam distribuídas de maneira uniforme e precisa.

                Uma solução mal formulada e a falta de informações claras e precisas conduzem à necessidade de decisões com a obra em andamento. Isso pode ocasionar erros em cadeia, levando ao desperdício de materiais, perdas financeiras além do atraso no cronograma da obra. Quem está decidindo nem sempre tem conhecimento técnico o suficiente para resolver um problema inesperado. Esta decisão ocorre, muitas vezes, sem o conhecimento do autor do projeto podendo levar a não conformidades do executado com o projetado (MONTEIRO,2010).

Hoje, tem-se um problema sério: por se tratar de um processo rápido e dinâmico, onde temos um leque grande e variado de tipos distintos de fundações, muitos profissionais da área não têm o conhecimento ou preparo para tais conferências gerando erros e prejuízos inesperados.

Este trabalho apresentará a importância de um acompanhamento preciso e eficaz durante a execução de obras de fundações profundas. Para isso, foi realizado um estudo de caso baseado em uma obra de edificação residencial, no qual, ocorreram erros causados pela não compatibilização de projeto e a falta de controle nos processos. Apresentaremos os erros que foram identificados nas primeiras etapas da obra e que comprometeram a execução do serviço de fundação.  

REFERENCIAL TEÓRICO

                O processo construtivo forma um conjunto de atividades multidisciplinares e rotineiras de um cronograma sequencial que, algumas vezes, não são práticas constantes devido a contratempos. Essas práticas são destinadas a cumprir determinada meta, caracterizadas por um início e um fim, delimitadas no tempo, contabilizadas no custo e otimizadas no desempenho técnico e produtivo. Assim, gerenciá-lo significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com o escopo de trabalhos pré-estabelecidos em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle para garantir sua qualidade assegurando o lucro e o prazo de execução, almejando técnicas construtivas que ofereçam rapidez e economia (COSTA,2013).

                A compatibilização de projetos é uma alternativa para resolver parte dos erros originados na etapa de edificações. A busca por gerenciar e integrar várias etapas de determinada obra visando o perfeito ajuste entre as mesmas, tem o objetivo de minimizar os conflitos existentes, simplificando a execução, otimizando e racionalizando a utilização dos materiais, o tempo, a mão de obra e, por fim, a manutenção (MERA, 2015).

                Outra alternativa que ajuda a minimizar os problemas provocados pelas fragmentações dos setores de edificações, ao reduzir significativamente os erros de compatibilização de projetos, é a adesão de programas formais de qualidade com processos e tecnologias que reduzem as atualizações durante a obra.  No mercado, há vários softwares de computação gráfica que buscam auxiliar o processo de criação de projetos, procurando detectar e, em alguns casos corrigir falhas relacionadas às interferências e inconsistências físicas entre vários elementos da obra, reduzindo os conflitos existentes, simplificando a execução, otimizando e racionalizando os materiais e o tempo de construção. Não se pode mais dispensar o auxílio de computadores no planejamento, projeto, gerenciamento e acompanhamento da obra. O número imenso de softwares que estão sendo desenvolvidos para cada uma dessas diferentes atividades, convergem para o mesmo foco: melhoria da qualidade e aumento da produtividade (IANTAS,2010).[pic 9]

                O planejamento tem como finalidade traçar objetivos e metas que visam o sucesso do projeto, ao resolver problemas atuais, preparando-se para enfrentar os problemas futuros, a fim de alcançar o sucesso desejado, cumprindo objetivos, evitando o comprometimento da qualidade e segurança da obra aos menores custos possíveis (NASCIMENTO, 2014).

                As etapas do projeto de uma edificação são partes sucessivas, nas quais poderá ser dividido o processo de desenvolvimento das atividades técnicas. O planejamento deve ser definido como um método de decisão adotado para antecipar uma ação futura almejada, usando meios eficazes para materializá-lo, reduzindo o custo, juntamente com o tempo de execução dos projetos e as incertezas relacionadas ao seu escopo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (654.7 Kb)   docx (452.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com