TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECICLAGEM DO VIDRO COMUM ORIUNDO DE EMBALAGENS

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

ANDRÉIA DA SILVA COSTA

HEMMYLLE CASTELO BRANCO COSTA

PROCESSO DE RECICLAGEM DO VIDRO  COMUM ORIUNDO DE EMBALAGENS

TERESINA- PI

2016

ANDRÉIA DA SILVA COSTA

HEMMYLLE CASTELO BRANCO COSTA

PROCESSO DE RECICLAGEM DO VIDRO COMUM ORIUNDO DE EMBALAGENS

Projeto de Pesquisa Científica apresentado ao Curso de Engenharia de Produção, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Práticas Interdisciplinares quatro, do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Orientador: Prof. Esp. Ricardo Seixas Lima dos Santos.

TERESINA- PI

2016


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. JUSTIFICATIVA        6

3. OBJETIVOS        8

3.1- GERAL        8

3.2-ESPECÍFICOS        8

2. REFERENCIAL TEÓRICO        9

2.1. CONCEITO        9

2.2. PROCESSO DE PRODUÇÃO        9

2.3. TIPOS DE VIDRO E SUA UTILIZAÇÃO        10

2.4. PROCESSO DE RECICLAGEM        11

2.5. BENEFÍCIOS        13

3. METODOLOGIA        14

4. CRONOGRAMA        15

6. REFERENCIAS        16


1. INTRODUÇÃO

 A definição de vidro dada pela American society for TestingandMaterials (ASTM) é a que o vidro é “um material inorgânico formado pelo processo de fusão, que foi resfriado a uma condição rígida, sem cristalizar”.

Fisicamente o vidro pode ser definido como um líquido sub-resfriado, rígido, com uma viscosidade elevada. Do ponto de vista químico, o vidro é a mistura de óxidos inorgânicos não voláteis resultantes da decomposição e da fusão, principalmente, de compostos alcalinos, alcalinos terrosos e de areia, formando um produto final com estrutura atômica desorganizada.

        O vidro comum é utilizado na produção de vidraças, espelhos, pára-brisas e vidros para automóveis e quanto na forma de recipientes usados como embalagens gerais e garrafas de bebidas

O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. O mesmo serve para à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas.

O descarte desse material tem se tornado um problema mundial quanto ao prejuízo e poluição do meio ambiente, caso estes sejam descartados sem nenhum tratamento, onde se pode afetar tanto o solo, a água e/ou o ar. Apoluição do solo pode alterar suas características físico-químicas, que representa uma séria ameaça à saúde pública tornando-se o ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças.

         Esse trabalho se propõe a mostrar a reciclagem do vidro  por ser um material extremamente utilizado para diversas   funções e que demora anos para se decompor na natureza.

2. JUSTIFICATIVA

O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia e, para inúmeras finalidades, ao ser descartado por pessoas e empresas geram uma grande quantidade de resíduos.

         Esses resíduos sólidos mais precisamente denominados de lixo correspondem a todo material proveniente das atividades diárias do homem em sociedade. Estes podem ser encontrados nos estados sólido, líquido e/ou gasoso. Os resíduos podem ser descartados, aqueles que são completamente imprestáveis para seu reaproveitamento ou podem ser reutilizados mediante uma série de processamentos físicos e/ou químicos para a fabricação de novos produtos.

O mercado para o caco reciclado é destinado às vidraçarias que fabricam embalagens. A indústria vidreira automática de embalagens no Brasil tem potencial para absorver tudo àquilo que produz durante o ano, preservadas as condições de qualidade, quantidade, recebimento e preço.

Diante disso a reciclagem dos resíduos de vidro comum utilizados em embalagens é de extrema importância, pois estamos contribuindo com o meio ambiente já que este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).


3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

  • Mostrar o processo de reciclagem do vidro comum oriundo de embalagens.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Relatar o conceito de vidro.
  • Mostrar o processo de fabricação
  •  Identificar os principais tipos de vidro e sua utilização
  • Conhecer o processo de reciclagem do vidro
  • Citar os Benefícios


2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. CONCEITO

Qualquer matéria pode ser classificada segundo o seu estado sólido, líquido ou gasoso. No caso do vidro verifica-se a criação de um “estado vítreo”, caracteriza do pela sua estrutura amorfa (não cristalina) traduzida microscopicamente pelo agrupamento desordenado de iões, átomos ou moléculas. A desordem estrutural da matéria vítrea faz com que ela se assemelhe mais à dos líquidos, embora não possa ser considerada como um líquido, mas sim um produto inorgânico fundido, que arrefeceu até ter atingido um estado rígido sem cristalizar.

         Segundo Morey (1938) citado Pereira (2006), define o Vidro como “Uma substância inorgânica numa condição contínua e análoga ao estado líquido daquela substância, a qual, porém como resultado de uma mudança reversível na viscosidade durante o arrefecimento, atingiu um alto grau de viscosidade de modo a ser, para todos os fins práticos, rígido”.

Esta definição é prática porque nos diz o que acontece quando o vidro é fabricado, porém, não responde à questão básica. O que é o vidro?

 O vidro em relação ao estado físico é um sólido não cristalino, ou seja, possui uma estrutura desordenada, com ausência de simetria e periodicidade translacional porque sua temperatura de resfriamento está abaixo do momento em que suas partículas começam a organizar-se para realizar o processo de cristalização. Apresenta o fenômeno de transição vítrea que se refere à passagem do estado vítreo para o estado viscoelástico, sendo este o comportamento de um corpo que responde elasticamente ao ter uma força aplicada sobre ele. Por outro lado, no estado vítreo o corpo não se deforma sua tendência é absorver a energia e dissipá-la, quebrando-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com